Concurso Regional PRF pode ser autorizado

Exclusivo! A realização do Concurso Público regional da PRF volta a ser uma possibilidade concreta para solucionar a crise de efetivo em algumas regiões críticas. Segundo o Diretor Jurídico do SINPRF-RJ, no caso do Rio de Janeiro, falta apenas o parecer favorável do novo Ministro da Justiça.

17/04/2017 – Saga Policial [atualizado em 08/05/2017]

Segundo o Diretor Jurídico do Sindicato da PRF no Rio de Janeiro (SINPRF-RJ), Márcio Azevedo, há expediente da entidade tramitando no DPRF com solicitação de concurso público para lotações de, no mínimo, 300 Policiais Rodoviários Federais no Rio de Janeiro.

“Em nenhum outro lugar do Brasil os trechos policiados pela PRF são tão importantes para o fluxo de pessoas e mercadorias.”

Segundo Márcio Azevedo, o atual Diretor-Geral da PRF, Renato Dias, é favorável ao concurso regional, que já contou com apoio da antiga Diretora, Maria Alice, e dos ex-ministros da Justiça Eduardo Cardoso e Alexandre de Moraes.

“Dada a troca de Ministros teremos que fazer novamente a gestão para obter um parecer favorável do Ministério da Justiça.”

No começo deste ano o SINPRF-RJ noticiou a realização de um Concurso Público Regional da PRF com 1.000 vagas apenas disponíveis para Rio de Janeiro e São Paulo.

A realização do concurso regional estaria de acordo com o serviço do Programa de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF), conforme Decreto Presidencial 8903/2016, e faria parte do Projeto Ilha de Segurança Pública (ISP/PRF) nas Divisas Estaduais e Arcos Metropolitanos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar do DPRF já ter negado o concurso regional e confirmado a intenção da realização do seu concurso público de forma nacional, este assunto pode ter uma reviravolta com a gestão do novo Diretor-Geral da instituição e a intensificação da violência urbana junto com a grande quantidade de armas apreendidas nos estados.

O concurso regional seria visto também como uma ajuda do Governo Federal para a crise da Segurança Pública que vive principalmente o estado do Rio de Janeiro.

Se depender do SINPRF-RJ o problema de efetivo enfrentado no Rio de Janeiro será solucionado ainda este ano. “Precisamos apenas ajustar a legalidade para o concurso regional frente ao Decreto Presidencial que proíbe concurso público no Poder Executivo em 2017”, revelou Márcio Azevedo.

Última informação que o SAGA POLICIAL recebeu sobro o CONCURSO PRF 2017/2018:

“Seria um concurso com possibilidade de todos do Brasil participarem, com a certeza de que o provimento das vagas seria em quaisquer das outras 25 Superintendências PRFs (são 27 no Brasil), com exclusão do RJ e SP, que cederiam até 1.000 PRFs para as Superintendências do RJ/SP via SISNAR* RJ/SP – *SISNAR é um Sistema Nacional de Remoções da PRF (Concurso de Remoções interno da PRF).
Em resumo, as 1.000 vagas do Concurso PRF seriam preenchidas para cobrir o deslocamento de até 1.000 PRFs para as Superintendências da PRF no eixo RJ/SP.
Assim, os candidatos deste Concurso Nacional PRF seriam lotados em quaisquer outros estados do Brasil, com exceção de RJ e SP, já que RJ e SP teriam até 1.000 PRFs em lotação definitiva, oriundos de Concurso de Remoção (SISNAR), vindo das outras 25 Superintendências PRF.”

PRF já fez concurso regional

O DPRF já obteve, em 2007, a autorização do Ministério do Planejamento e realizou um concurso regional com 340 vagas apenas para os estados do Mato Grosso e Pará. O certame selecionou candidatos que foram lotados em postos de fiscalização na Rodovia BR-163.

A motivação do concurso regional de 2007 é parecida com a motivação atual. Naquele ano a PRF realizou o concurso como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e serviu como teste para a regionalização das vagas na instituição.

Os candidatos aprovados em 2007 foram obrigados a permanecer no mínimo 3 anos na primeira lotação.

Fonte: Saga Policial – Concurso PRF

Compartilhar nas Redes

11 respostas para “Concurso Regional PRF pode ser autorizado”

  1. Carlos Moreira disse:

    Faz sentido. Mas o Brasil inteiro vai fazer esse concurso, pode ser com vagas até em Júpiter!!

  2. T.quincó disse:

    O sindicato fala o que quer né! A primeira vez que rolou esse papo de concurso regional a PRF negou… Pq por mais importante que seja a prf no RJ, a instituição não pode deixar de lado as outras sedes espalhadas Brasil a fora onde muitas vezes o efetivo é bem menor do que no Rio! E esse papo de 90% do contrabando nacional vai pro RJ me parece mais uma peão nesse jogo do sindicato pra aprovar o concurso regional. Tudo pode acontecer, inclusive nada, porém o próprio DG já sinaliza o concurso em âmbito naciona, onde atenderia melhor as demandas da instituição.

  3. Fabio D S Rocha disse:

    Concurso regional é uma piada, mas pode acontecer. O pessoal fica de mimimi
    Vai estudar e para de reclamar
    Nem entrou na polícia e ta reclamando
    Missão dada é missão cumprida
    Vai fazer concurso para a receita e para de chorar

  4. Francisco Lopes disse:

    A questão do mimimi, como mencionou o companheiro Fabio, não é por ser concurso regional.

    Parece mais que as pessoas temem essas regiões (SP/RJ) devido violência. Mas, por que temer uma região por causa da violência se serão policiais???

    É preferível RJ/SP do que uma fronteira “braba”, lá onde Judas perdeu as botas!!!

    Quem perde com isso são os policiais que estão nas fronteiras aguardando concurso de remoção. Ficarão lá por mais um longo tempo.

    Por que a PRF não faz como a PF, que abre concurso nacional com vagas para região de fronteira e na academia oferece RJ/SP???

    No último concurso de Escrivão PF (2013) e mesmo no de Agente PF (2014) que eram regionais para fronteira, na Academia foram oferecidas vagas para SP, algumas regiões do nordeste e MG!!!

    Só espero que ao menos, se o concurso for regional, as provas sejam em todo o Brasil!!!

    Abraços e bons estudos!!!

  5. ★ ALLAN REIS - **MONITOR ONLINE** -RJ ★ disse:

    Não mudou nada! e pra quem esta estudando nada deve mudar! Seja regional ou nacional isso é só por questão do órgão garantir as vagas onde preferir, galera de todo Brasil vai Viajar pra fazer seja aonde for 3 anos estudando nessa Bagaça!

  6. Artur Santiago disse:

    Sou de SP mas isso pouco importa, almejo este concurso à 9 anos.
    Se a vaga for pro Pará e MT como foi em 2008 estudarei da mesma maneira pra mim o que importa e tomar posse. Depois procedo as devidas movimentações, o sabor da felicidade se dará em dobro após sacrifícios.

  7. Sérgio Ricardo disse:

    Agora entendi o motivo de esperar “à 9 anos” rsrs

  8. Papa Charlie disse:

    Sou Papa Charlie em MT, salário semelhante à PRF, um dos motivos de querer migrar, seria justamente a possibilidade de morar em novos Estados, Preferencialmente Sul do País. Se esse certame for regionalizado, desmotiva eim….putzz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missão papa foz lateral nova 2017
69
nova missão prf concurso prf saga policial lateral agosto
70
PERITO-FEDERAL-300x250
71
300x250_estrategia
72
prf-300x250 (1)
317
PÓS-bombeiros-300x250
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

2016 - Todos os direitos Reservados