Orçamento Concurso PF PRF garantido

Ministério do Planejamento diz que há orçamento para realizar concursos públicos em 2018 e voltará a contratar. Caminho está livre para os concursos da PF e PRF, faltará apenas decisão política do Governo.

31/10/2017

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou, nesta segunda-feira (30/10), que o governo federal voltará a fazer concursos públicos em 2018.

A realização de concursos está suspensa desde 2016 em razão da piora nas contas públicas que, nos últimos anos, têm apresentado rombos superiores a R$ 100 bilhões.

Segundo Dyogo Oliveira, a abertura de vagas, porém, será limitada ao número de servidores que deixarem os cargos.

A estimativa do governo é que a realização de novos concursos gere impacto de R$ 600 milhões em gastos.

“Até o momento não temos definição do que serão esses concursos. Serão muito poucos. Vai ter órgão que vai sair gente, e não vai entrar ninguém. Vai ter órgão que não vai sair ninguém e vai entrar gente. Há lugares em que sobra gente e há lugares em que falta gente. Vamos distribuir melhor os servidores”, acrescentou o ministro do Planejamento.

Segundo Dyogo Oliveira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) permite que, em “casos excepcionais”, sejam contratados servidores “até o limite das vacâncias”.

Ele não soube dizer, porém, quantas vagas serão abertas em 2018.

O anúncio de que o governo voltará a contratar no ano que vem acontece no mesmo momento em que está aberto o Plano de Demissões Voluntárias (PDV), anunciado como uma forma de o Poder Executivo reduzir os gastos com servidores públicos.

“O PDV é um instrumento de gestão mais do que controle de gastos. De modo que a gente tenha uma gestão mais eficiente do quadro de pessoas. O que não significa uma redução do quadro total”, declarou Dyogo Oliveira.

Ainda sobre o PDV, este não se enquadrará nos cargos da segurança pública federal.

PF e PRF

Com a garantia do orçamento para começar as autorizações dos concursos públicos, o Concurso PF e o Concurso PRF poderão ser autorizados o mais breve possível.

Diante do argumento do Ministério do Planejamento sobre autorizar concursos somente diante de vacâncias, a Polícia Federal responde com mais de 600 aposentadorias desde o último concurso, de Agente em 2014.

Na Polícia Rodoviária Federal não é diferente. Além do déficit por volta de 2.500 policiais, aconteceram mais de 400 aposentadorias desde 2013, quando foi lançado o último edital do concurso PRF.

Coincidência ou não, o protocolo da autorização para o concurso PF teve movimentação neste final de outubro e está no aguardo da liberação orçamentária do Planejamento.

Veja a seguir a última movimentação do protocolo de autorização dos concursos públicos no DPF (Departamento da Polícia Federal):

autorização concurso policia federal

Fonte: Saga Policial com informações do Ministério do Planejamento

Compartilhar nas Redes

Uma resposta para “Orçamento Concurso PF PRF garantido”

  1. Jhyevelley avelino disse:

    Brasil !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missão papa foz lateral nova 2017
69
missao-abin-LATERAL 2
70
300x250_estrategia
71
perito-federal-300x250
72
prf-300x250 (1)
317
300x250rxrfb
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

2016 - Todos os direitos Reservados