E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

O Edital

Oie!

Este será meu primeiro post aqui no site, então farei uma breve apresentação para quem ainda não me conhece. Meu nome é Leilane, sou “concurseira” desde 2015. Administro o Instagram @concurseira_pc desde 2016, onde compartilho um pouco da minha rotina, dicas, minhas vitórias e decepções. Meu foco são os concursos para Perito Criminal e, para minha alegria, agora estou aguardando ser nomeada. Sou formada em Biomedicina e trabalho como técnica no laboratório de urgência do complexo FAMEMA da minha cidade, Marília-SP.

Vou começar “do começo”, e hoje quero falar um pouquinho da parte mais importante de um concurso – o EDITAL. O que é? O que fazer com ele? Onde encontro?

O edital é o informativo oficial elaborado pela banca organizadora do concurso, um documento que contém as principais regras que irão reger o certame. Nele constam a data e local de prova, vagas ofertadas, etapas do concurso e documentações necessárias, remuneração, disciplinas cobradas, tipo de prova, pesos das matérias, dentre outros tópicos importantíssimos. É fundamental ler todo o edital antes de se inscrever no concurso.

Você encontra editais novos e antigos nos sites das bancas organizadoras dos concursos. Geralmente o edital é publicado primeiro no Diário Oficial do Estado (DOE) ou da União (DOU), bem cedo, por isso sempre há pessoas comentando o edital antes mesmo de ele ter sido publicado no site da banca – o que acontece no mesmo dia, mas mais tarde.

Se o concurso do seu interesse não estiver aberto, você pode pesquisar editais de provas passadas no Google. Aqui não tem fórmula certa, coloque o cargo, ano e/ou Estado nas palavras-chave e vá fuçando nos resultados. Não é difícil encontrar qual foi a banca e ano do concurso anterior, pois muitos sites especializados em concursos divulgam essas informações. É muito comum que permaneçam as mesmas bancas, ou no mínimo o mesmo estilo de prova e conteúdos cobrados, mesmo após anos do concurso anterior. Isso significa que o melhor “chute” na organização do seu estudo para um concurso que ainda não abriu, é procurar o edital anterior. Também não deixe de procurar provas mais recentes do seu cargo de outros estados, pois algumas matérias “novas” viram tendência e têm grandes chances de serem cobradas em um concurso futuro.

Edital em mãos, estude-o. Analise qual tipo de prova será feita, se de questões objetivas, múltipla escolha ou certo/errado, se haverá questões discursivas, prova oral. Muitas provas também têm pesos específicas para algumas matérias. É muito importante analisar esses pesos na hora de elaborar sua estratégia de estudo. Ainda farei mais posts sobre isso, mas já dá para sacar que quanto mais vale a matéria, uma maior parte do tempo deverá ser dedicada a ela, certo? Atente-se a detalhes como número mínimo de acertos em cada parte, número de candidatos que serão convocados para as próximas fases (se houver), data limite para inscrição e para pagamento da inscrição. Muitos concursos também divulgam cronogramas com as datas para divulgação de resultados, recursos, próximas fases etc.

Você também deve ficar atento às retificações que podem acontecer. O edital será seu melhor amigo durante o concurso, dê a ele a devida atenção!

Até mais!

Fonte: Saga Policial, por Leilane Verga

Compartilhar nas Redes

2 respostas para “O Edital”

  1. Maria de Lourdes Grespã Casagrande disse:

    Muito interessante esse artigo, ainda mais escrito por uma garota dedicada e com objetivo em decidir o que fazer e como fazer. Parabéns Leilane.

  2. luciana cruz lima disse:

    Muito boa as informações 🤗🤗🤗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missao pf lateral 15% desconto
69
missao abin lateral novo 10
70
300x250_estrategia
71
perito-federal-300x250
72
prf-300x250 (1)
317
300x250rxrfb
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.