E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

O que faz um agente de inteligência da ABIN?

Com o concurso Abin se aproximando (edital precisa ser liberado até dia 17/01/2018), alguns ainda estão na dúvida se vale a pena realizar este concurso. Este artigo é para ajudá-los. Tome a decisão enquanto há tempo!

As histórias de espionagem sempre nos fascinaram. Dos livros aos filmes, as tramas das personagens ligadas ao serviço de inteligência de um país causam empolgação. Assim, qualquer candidato a uma vaga imagina como é a carreira na ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência. Serei um James Bond? É fácil para qualquer um imaginar o que faz um agente da ABIN… Iniciaremos uma série de informações gerais sobre a Agência Brasileira de Inteligência com este post sobre como é a carreira na ABIN.

Você está planejando se candidatar a uma vaga do concurso público da ABIN?

Saiba mais sobre a atuação diária do profissional de inteligência nas próximas linhas.

Um quê de James Bond

Atuar no serviço secreto traz, por si só, um glamour que faz rememorar cenas de ação, romance, suspense dos grandes filmes de espião de Hollywood.

Por mais que a ideia de ser um James Bond permeie o imaginário dos candidatos do concurso da ABIN, você fazendo um concurso público para ABIN, você não vai exatamente virar um 007?

Muita calma nessa hora. O trabalho cotidiano na agência brasileira de inteligência não produz essas latas doses de emoções assim. No entanto, isso não significa que o trabalho não seja atrativo. A ABIN é como a CIA (EUA), o MI-6 (Reino Unido), o DGSE (França), o Mossad (Israel) e por aí vai. E você pensa: “Sou brasileiro. Prefiro trabalhar na ABIN ou Quero trabalhar na CIA? Será que dá?”

Boa parte das pessoas talvez nunca tenha ouvido falar da ABIN, mas é a nossa agência de inteligência. Mesmo que boa parte dos candidatos do concurso desconheça o que faz um agente da ABIN, eles reconhecem que trabalhar na agência de inteligência do Brasil tem várias vantagens. Por exemplo, o salário. Para começar, um candidato aprovado no concurso da ABIN pode vir a receber um rendimento acima dos R$ 15 mil reais. Nada mal se comparado com outras carreiras públicas no Brasil.

O que faz um agente da ABIN se tornar um profissional de inteligência

O candidato que sonha em ser um agente secreto, um oficial de inteligência, precisa prestar o concurso da ABIN, para que possa entrar na Escola da ABIN (ainda falaremos mais sobre).

As inscrições para as vagas não é aberto com regularidade.

Mas muita gente já está ansiosa aguardando o edital para a próxima convocação do concurso da ABIN, porque há alguns dias saiu a portaria autorizando a realização de concurso público. Serão trezentas vagas disponíveis (a princípio, foram solicitadas 730 vagas, mas a situação econômica do país impossibilitou esse número).

Com essas vagas disponíveis e a prova se aproximando cada vez mais, tudo o que você precisa saber sobre o concurso da ABIN está aqui. O concurso da ABIN é a porta de entrada para a agência. Muita gente têm se interessado, porque é uma excelente oportunidade de carreira e de obter um ótimo salário.

A curiosidade em saber o que faz um agente da ABIN está aumentando? Neste post, você saberá quais são as funções de um agente de inteligência do Brasil.

Por que a ABIN precisa de novos agentes

Faz tempo que a Agência Brasileira de Inteligência solicita a abertura de concurso público (o último foi em 2010). O órgão tem dificuldades em repor seus funcionários, devido a aposentadorias e à raridade das vezes que são realizados os concursos da ABIN.

E há apenas duas maneiras de se tornar um agente do serviço de inteligência do Brasil:

– concurso público da ABIN;

– redistribuição ou requisição de servidores de outros órgãos da administração pública (excepcionalmente).

Você ainda não é um servidor público, mas deseja atuar como oficial de inteligência da ABIN? O concurso da ABIN é a única forma de você se tornar um agente de inteligência.

Dá pra se preparar mesmo antes de sair o edital. Entrevistamos Fernando Mesquita, que foi um agente da ABIN por seis anos, e ele explicou direitinho sobre a carreira e o concurso da ABIN. Embora possam haver mudanças da última prova para esta, com certeza haverá muita semelhança e a dica dele é

estudar um pouco além do que está previsto.

Já está ansioso para se tornar um profissional da inteligência? Saiba o que faz um agente da ABIN nas próximas linhas.

local trabalho abin

A ligação com a antiga SNI e o que faz um agente da ABIN nos dias atuais

É meio complicado entender a história e o funcionamento da ABIN ao longo dos anos. Passado por diversos governos e regimes, o serviço de inteligência do Brasil nunca teve uma identidade fixa, embora pareça receber certa segurança nos últimos anos.

O serviço de inteligência no Brasil nasceu em 1927 e, desde então, tem sido revestido por diversas nomenclaturas: Conselho de Defesa Nacional (CDN), Serviço Federal de Informações e Contrainformações (Sfici) e, com a instauração do regime militar, Serviço Nacional de Informações (SNI). Com a instauração das Diretas e o retorno do regime democrático ao país, a atividade de inteligência passa por um período de transição. Só em 1999 que foi criada a Associação Brasileira de Inteligência, a ABIN que nós estamos começando a conhecer nesta série de posts.

Atualmente, a ABIN coordena suas atividades com o intuito de obedecer o que está descrito na legislação brasileira e, diferentemente da época da intervenção militar, existe uma indicação de atender aos anseios do Estado e não do governo vigente.

Dia após dia: o que faz um agente da ABIN no seu ambiente de trabalho

Voltemos, então, nossa atenção para o que faz um agente da ABIN.

A atividade de inteligência está intimamente ligada à segurança e aos interesses nacionais. Assim sendo, o que faz um agente da ABIN, em um contexto geral, é colher e analisar dados para que as autoridades do Estado tenham conhecimento de assuntos críticos para o país e possam tomar as decisões que forem necessárias.

Resumindo: o agente do serviço secreto do Brasil deve estudar possíveis ameaças e relatá-las. O profissional de inteligência da ABIN protege o país, principalmente com relação a temas como:

– segurança das fronteiras;

– lavagem de dinheiro;

– terrorismo; e

– espionagem de um agente adverso.

Assim, a inteligência fornece informações de acontecimentos e fatos analisados para subsidiar ações policiais, militares, sociais e por aí vai.

missao abin lateral novo 10

O que faz um agente da ABIN: fica no escritório ou na rua?

Em geral, o trabalho de um profissional da ABIN se concentra no escritório. Entretanto, o que faz um agente da ABIN é exercer um trabalho restrito à inteligência e, portanto, nenhum profissional da agência exerce qualquer papel de polícia.

Portanto, desculpe-nos decepcionar, mas a ABIN não prende ninguém. Aliás, nem grampo faz, o que não significa que não haja trabalhos de campo, em que o agente passa a agir fora da repartição.

Análise não é tudo o que faz um agente da ABIN

É um trabalho no qual se passa muito tempo esperando. Mas existem equipes que fazem trabalho de campo, o também chamado de operações.

O trabalho é feito por duas áreas, na verdade: A área de análise e área de operações. Além disso, o trabalho da ABIN se divide entre quatro departamentos:

Departamento de inteligência;

Departamento de contra inteligência;

Departamento de contraterrorismo;

Departamento de integração do sistema brasileiro de inteligência Sisbin.

A carreira do profissional de inteligência: o que faz um agente da ABIN pra subir de cargo na ABIN

Lei nº 11.776, de 1998, é que rege a estruturação da carreira dos profissionais que atuam na Agência Brasileira de Inteligência. Segundo estabelece a lei, as carreiras estão divididas por:

– oficial de inteligência;

– oficial técnico de inteligência;

– agente de inteligência;

– agente técnico de inteligência.

A diferença entre oficiais e agentes

Embora não seja um órgão militar (como já dissemos anteriormente, a antiga SNI serviu de origem para a ABIN, embora sejam duas finalidades diferentes, por conta da época), possui certa hierarquia, que são as carreiras.

A hierarquia determina que os oficiais tenham a função de chefiar, analisar as informações recebidas e produzir relatórios para futura tomada de decisão das autoridades. Nesse sentido, o cargo de Oficial de Inteligência é de atribuições mais complexas do que a do Agente de Inteligência.

3

salario abin-1

Ainda existe a diferença entre as carreiras quando se inclui a palavra “técnico” ao cargo. Esta palavra indica que os agentes são de carreiras determinadas, com especialidades como direito e informática, por exemplo.

Então, é tudo isso o que faz um agente da ABIN

Bem, se você pensa em se tornar um agente do serviço de inteligência do Brasil, já sabe que dirigir carrões, fugir de explosões, trocar tiroteios com os vilões e, claro, beijar a mocinha no final está mais para roteiro de cinema.

Cá pra nós, ninguém acredita mesmo que um ser humano é capaz de saltar de um penhasco com uma moto, alcançar um avião em queda e ainda evitar que a aeronave despenque. Mas vá lá.

De qualquer forma, trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência tem seus atrativos. E, nos próximos posts, falaremos mais sobre tudo o que envolve o concurso da ABIN. Até lá, que tal fazer uma pipoquinha e assistir a um filme do James Bond?

Fonte: blog.clippingcacd

Projeto MISSÃO ABIN 2018 – grupo de estudos com simulados + correção prova discursiva

Compartilhar nas Redes

Uma resposta para “O que faz um agente de inteligência da ABIN?”

  1. Castanheiras disse:

    Muito bom!! Estava estudando para a PF! ABIN LÁ VAMOS NÓS! Eu vou começar hoje!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missao pf lateral 15% desconto
69
missao abin lateral novo 10
70
300x250_estrategia
71
perito-federal-300x250
72
prf-300x250 (1)
317
300x250rxrfb
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.