E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Concurso: 3 dicas de estudos para a reta final

Separamos as 3 melhores dicas baseadas na neurociência para quem está estudando para um concurso público com edital aberto ou com a autorização da realização do concurso já publicada!

Saga Policial – ano de 2018

O edital do seu concurso público foi publicado? A portaria de autorização foi publicada e o edital é questão de tempo? Bateu aquele desespero? Use esta fase a seu favor. A maioria se perde e será neste momento que você pode sair na frente!

Trancar-se no quarto e aumentar suas horas de estudos para 10, 12, 14 horas por dia. Fugir dos amigos, diminuir ou zerar a ida para a academia. Enfim, aumentar freneticamente o ritmo dos estudos. Essa é a primeira reação diante do edital publicado.

Mas a neurociência não recomenda isso. Manter o bem-estar físico e mental para equilibrar seu desempenho cognitivo e reter o conteúdo estudado é que faz você economizar tempo e ser aprovado. Portanto, fuja das horas de estudos intermináveis sem qualidade e direcionamento.

Para você aprender rápido e com qualidade é necessário que seu organismo esteja basicamente alimentado, hidratado, descansado e saudável. Neste sentido, o sono é essencial para eliminar as toxinas e melhor atuação da memória.

É extremamente necessário, no mínimo, um sono de 6 a 8 horas. Este é o tempo que seu corpo precisa para entrar na fase REM (“Rapid Eye Movement” ou “movimento rápido dos olhos”), quando ocorrem processos fundamentais para a memória.

Parece óbvio, mas é extremamente importante comentar isso: evite o consumo de álcool, ao menos durante esta fase pós-edital.

Outro detalhe bastante comentado (e que a neurociência comprova sua veracidade) e essencial nesta fase dos estudos: ler um conteúdo antes de dormir, por alguns minutos, de preferência um pequeno resumo do que você estudou naquele dia, ajuda o cérebro a fixar esse conteúdo até a prova.

Separamos as 3 melhores técnicas que a neurociência comprovou para acelerar seu aprendizado quando a prova do seu concurso está próxima.

  1. Use a emoção do edital publicado a seu favor

O estudo não é apenas racional, grande parte do aprendizado é emotivo. A memorização é uma equação complexa em que a chamada “valência emocional” influi de forma decisiva.

De forma simplificada, se você associa uma certa informação a um sentimento positivo, como a alegria de estar diante da oportunidade de realizar a conquista do cargo de seus sonhos, o seu cérebro será capaz de retomar esta alegria mais facilmente na reta final dos seus estudos.

O medo, o desespero, a angustia do edital aberto atua na direção contrária e traz baixa qualidade no aprendizado.

Desta forma, assistir vídeos motivacionais pode influenciar positivamente na emoção para seus estudos.

Veja os vídeos do canal Saga Policial e Projetos Missão.

Quanto maior sua motivação e certeza que o cargo pretendido é a realização do seu sonho, atrelar isso aos seus estudos traz a capacidade maior para guardar aquele conteúdo estudado.

Na fase pós-edital essa concepção é exponencialmente aumentada.

Para agilizar o aprendizado você precisa estar realmente motivado e, para estar motivado, você precisa genuinamente ter a intenção de aprender.

  1. Pelo amor de Deus! Não elimine os exercícios físicos!

É a primeira coisa que você faz quando o edital do seu concurso é publicado. Diminuir ou zerar os exercícios físicos e aumentar as horas de estudos. Mas a neurociência recomenda exatamente o contrário!

Para quem não faz, ou para quem estava fazendo, incluir ou manter os exercícios físicos, especialmente os de natureza aeróbica, é essencial nesta fase dos estudos.

Buscar atividade física faz o cérebro funcionar melhor, já que todo o corpo fica mais saudável e bem regulado. Até os processos afetivos, ligados à motivação, podem ser beneficiados com natação, corrida, caminhada ou outras práticas esportivas.

Isso para não falar na importância desse tipo de atividade para liberar o estresse da fase pós-edital, que prejudica a aprendizagem. Lazer, repouso e convívio social também precisam ter algum espaço na sua agenda, pela mesma razão, ainda mais na reta final, combatendo a ansiedade.

  1. Descubra o seu estilo de aprender

Dada a complexidade do cérebro humano, está comprovado que não existe uma única forma de aprender. Por isso, diante da reta final para a prova do seu concurso, talvez ainda seja o momento para mudar sua forma de aprendizado, caso os seus métodos não estejam surtindo efeito. Não tenha medo disso apenas por estar na fase pós-edital.

Se você sente que suas sessões de estudo só estão produzindo cansaço, é fundamental experimentar outras técnicas e adotar aquela que funciona melhor para você nesta fase.

Algumas técnicas que podem dar certo são:

– comece a gravar sua própria “aula” sobre determinada matéria que tenha mais dificuldades;

– aumente a resolução de exercícios diminuindo a parte teórica;

– aumente as associações mentais com determinado conteúdo;

– estude em grupo, faça fichamentos, estude em ciclos, estude somente pelos seus resumos.

Simulados

Sobre seus estudos, é extremante necessário nesta fase pós-edital que você faça simulados!

Realizar bons simulados é determinante para a qualidade do seu aprendizado nesta fase, pois o resultado do simulado traz uma “foto” do atual estágio de seus estudos e faz você otimizar o tempo para estudar aquele conteúdo específico que você não foi bem nos simulados.

O conteúdo que você foi bem basta apenas revisar e não perder muito tempo com ele.

Além disso, com os simulados você irá “treinar” seu cérebro para o dia da prova. Já viu algum atleta ser campeão sem treinamento? É exatamente isso que os simulados fazem na sua preparação, colocam você no pódio da aprovação!

Evite ao máximo “mini-simulados” ou simulados sem a prova discursiva. Não engane seu cérebro, pois não existe “mimi prova do concurso” ou prova objetiva sem discursiva (dependendo do concurso). Agindo assim você vai sair da prova com aqueles comentários de “eu sabia aquela questão mas não lembrava”; “não deu tempo de fazer a discursiva direito”. Portanto, faça simulados completos e estimule sua capacidade de raciocínio para o dia da prova! Treine corretamente para conseguir aplicar tudo que estudou!

PROJETOS MISSÃO – TURMA DE SIMULADOS COMPLETOS com + 970 aprovados!

Em resumo, quando o edital do seu concurso estiver próximo, analise como você está. Não existe uma única receita infalível. Veja se é a hora de incorporar novos métodos de estudos, não se desespere e siga as dicas da neurociência. Incorpore aquela que mais facilite sua vida e seus estudos!

Sucesso! FÉ FOCO FORÇA HONRA!

Compartilhar nas Redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
SIMULADO MISSÃO PRF V5
69
CUPOM DESCONTO VÁLIDade_
70
300x250_estrategia
71
1270 APROVADOS NA MISSAO
72
redacao prf cupom
317
banner-saga-policial
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.