E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Concurso PF está fora do corte

Governo Federal anunciou novamente que concursos públicos serão afetados pela nova meta fiscal. Muita calma…antes de qualquer análise, se tudo for aprovado…concursos em andamento, já autorizados e que não dependem do Ministério do Planejamento não serão atingidos, caso da ABIN e Polícia Federal.

16/08/2017

O corte de gastos do governo para cobrir o rombo nas contas públicas atingiu em cheio os servidores públicos. A equipe econômica anunciou nesta terça-feira (15) o corte de 60 mil vagas e disse que não prevê ampliação de quadro de servidores federais, apenas reposição de vagas. Apesar disso, há ainda vagas efetivas para preencher e concursos a serem realizados este ano.

Levantamento do G1 nos dados do Ministério do Planejamento mostra que existem 815 vagas abertas no serviço público federal. Elas se referem a concursos já autorizados pelo órgão, à espera da publicação dos editais.

Em 2017, o Ministério do Planejamento aprovou a abertura de 2.089 vagas. Destas, 1.374 já tiveram as nomeações realizadas. Ainda restam 715 vagas, que se referem a três concursos que foram autorizados e ainda não tiveram os editais divulgados.

Na lista do Planejamento não constam, entretanto, as 100 vagas autorizadas em julho deste ano para a Advocacia Geral da União (AGU). Também não está na lista o concurso autorizado para os Correios em maio, que ainda não tem o número de vagas definido.

O governo ainda tem 357 vagas para preencher de concursos que foram realizados no ano passado, mas os aprovados ainda não foram nomeados.

Segundo o Ministério do Planejamento, os concursos em andamento e já autorizados são assegurados. No entanto, essa garantia se refere somente a nomeações dentro do número de vagas estabelecidos nos editais e durante o período de validade de cada seleção. Ele pode variar de 6 meses a 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Enxugamento da folha

Ao anunciar o aumento da meta fiscal para déficit de R$ 159 bilhões em 2017 e 2018 na terça-feira (15), o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que não haverá corte de concursos já previstos, caso da Agência Brasileira de Inteligência (Concurso ABIN).  As seleções, no entanto, serão realizadas apenas para repor funcionários, sem o objetivo de aumentar o quadro de servidores nos próximos anos.

A suspensão de concursos públicos vem ocorrendo desde 2016 como uma das medidas de ajuste nas contas públicas. Em 2015, ao anunciar a suspensão para o ano seguinte, o governo informou que o congelamento das seleções abrangeria 40.389 cargos com o objetivo de economizar R$ 1,5 bilhão.

Órgãos livres do corte

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão é responsável somente pelas autorizações dos concursos públicos do Poder Executivo Federal. Ele não interfere em contratações, por exemplo, nos poderes Legislativo e Judiciário e em alguns cargos federais.

Pela legislação atual, alguns cargos federais não dependem da aprovação do ministério de Planejamento para a realização de concursos. São eles:

  • advogado da União, procurador da Fazenda Nacional e procurador federal
  • defensor público da União
  • diplomata
  • policial federal

O Planejamento diz ainda que não interfere nos poderes Legislativo e Judiciário em relação à contratação de pessoal. Portanto, concursos para Senado, Câmara, Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias e Procuradorias não são afetados pelo corte.

Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento – ficam sujeitos às restrições somente os cargos civis dentro da Marinha, Exército e Aeronáutica, como médicos e engenheiros.

O concurso PRF também deverá ser exceção, porém poderá contar apenas com vagas autorizadas para repor aposentadorias.

Fonte: matéria do G1, por Marta Cavallini, – com alterações Saga Policial

Compartilhar nas Redes

22 respostas para “Concurso PF está fora do corte”

  1. tais disse:

    PRF esse ano então é fora de cogitação ne?

  2. Ivan Leal disse:

    O jeito é estudar e aguardar…

  3. Douglas COt disse:

    Excelente matéria!

  4. Bruno disse:

    No final do ano passado o presidente Michel Temer sancionou a lei Lei nº 13.371/16 que prevê reajuste para os servidores da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras categorias.
    Pois bem, com essa nova limitação salarial proposta pelo ministro do MPOG de 5.000,00 para os novos concursos, você acha que para as carreiras policiais pode sofrer esse retrocesso financeiro?

    Obrigado.

  5. Jonathan disse:

    Hoje, há quantas vagas em aberto decorridas de aposentadorias na prf?

  6. Vitorino disse:

    Infelizmente vislumbro esse mesmo cenário com esse Desgoverno!

  7. agt bezerra disse:

    Vamo estudar galera…já já sai…Fé em Deus

  8. Rodrigo disse:

    Saga, me ajude a clarear as ideias. Cada Fonte diz uma coisa.
    PRF deve ficar pra 2018, certo?
    PF pode sair antes. Mas especificamente agente e escrivao: 2018 também?

  9. frederico disse:

    Tem alguma previsão para o concurso de Agente de Polícia Federal?

    • Saga Policial disse:

      Agente PF, provavelmente, somente vai ser analisado depois dos concursos para Escrivão, Delegado e Perito. Apesar que, há rumores que dizem: caso o concurso da PF não sair até 2019, poderá ocorrer um grande concurso nacional, como ocorreu em 2004, com os 5 cargos juntos: Delegado, Agente, Escrivão, Perito e Papilo.

  10. Wesley Rocha disse:

    Na minha opinião, o que está parecendo é que esse pedido de 1300 vagas da PRF será negado novamente. Não foi a toa que o DPRF já fez um novo pedido com mais de 2000 vagas.

  11. Letícia-Mineira disse:

    Olá .. Fico Feliz pela organização do Blog, sou frequentador antigo 🙂
    Cadê o pessoal das antigas: Gerente, Facco e Azambuja ??????
    Saudades deste povo .. Uai só ..!!!

    • Saga Policial disse:

      Eu ainda to por aqui Letícia!! Facco está na PF e abandonou os amigos…rsrsrs
      Azambuja sumiu também…
      É um prazer enorme ver nossos frequentadores antigos depois de tanto tempo!
      – Marcio Gerente 🙂

  12. Cesar A. Macedo disse:

    COMENTÁRIO APAGADO A PEDIDO DO AUTOR

  13. Letícia-Mineira disse:

    Querido do **Gerente** .. Parabéns pela dedicação!
    Saudades de **TODOS** ..rsrsrsrs
    Vocês são especiais na minha conquista profissional. Obrigada!
    Agradeço de coração!
    Beijos :))

    • Saga Policial disse:

      Nos marque nas redes sociais.
      Mande sua história de conquista.
      Fale o quanto valeu estar atualmente em sua profissão.
      FÉ FOCO FORÇA HONRA
      *Dessa vez não é o Gerente…rsrsrs

  14. Cesar A. Macedo disse:

    COMENTÁRIO APAGADO A PEDIDO DO AUTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missao prf v4 lateral
69
MISSAO PAPA FOX V7
70
300x250_estrategia
71
projetos missao simulados rodape 2
72
missao prf vamos pertencer saga policial
317
prf-300x250 (1)
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.