E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Concurso público: motivação X disciplina

“Como manter a motivação para estudar?” – essa é uma das dúvidas que mais recebo no Instagram, de pessoas que não conseguem estudar porque estão se sentindo desmotivadas.

Eu não me canso de repetir, provavelmente serei criticada por alguns, mas eu acredito que motivação é uma lenda. Pessoal, a tal da motivação pode até te fazer começar a estudar, mas ela nunca sozinha será o suficiente para que você PERMANEÇA estudando. Em vez de motivação, você precisa se preocupar em adquirir DISCIPLINA!

A única motivação importante nesse processo é o próprio cargo. Seu sonho tem que ser maior que o sono, cansaço, dor e frustração. Não está se sentindo motivado? Apenas lembre o porquê de estar fazendo isso e que ninguém mais fará por você. Não acredito que exista motivo maior para estudar do que esse.

Ouso dizer que ninguém, ou pelo menos a maioria das pessoas normais, estuda todos os dias com um sorriso na cara. Na realidade, esse processo se torna mais fácil com o tempo, quando realmente se entende que não importa se você está triste, feliz, cansado, querendo socializar ou ver TV. Você simplesmente tem que sentar a bunda na cadeira e estudar. Seu concorrente para quando você para? NÃO!

Ninguém acorda todos os dias “se sentindo motivado”. Se fosse assim seria fácil demais, bastaria descobrir o tal “fator milagroso de motivação” que o estudo fluiria! A lenda é achar que quem está há anos estudando o faz com aquela empolgação de quando começou a estudar – motivados por algo ou alguém – e não é assim. Quem persiste no caminho dos concursos mesmo após muito tempo de luta e reprovações é porque adquiriu disciplina e consciência de que os tombos fazem parte da jornada.

Disciplina é se condicionar a fazer a mesma coisa todos os dias, independentemente das condições de tempo e pressão. Se você se força a sentar todos os dias na frente dos livros, pode ser que hoje você não renda nada. Mas fique lá! Dia após dia, você vai sentar, conseguir estudar e render cada vez mais. Não tem que estar feliz, não tem que estar com vontade de estudar (talvez essa seja o sentimento que muitos procuram), só precisa… estudar.

Eu acho muito importante isso porque sei o quanto nos iludimos procurando “um motivo para continuar”, principalmente depois que passa aquela euforia de início dos estudos. Quando entramos no mundo dos concursos, no começo tudo é alegria – nesse momento, nós realmente nos sentimentos motivados por esse novo desafio, pelos livros ou cursos recém adquiridos. O difícil é achar uma motivação depois de uma, duas, três, n reprovações, e aí muitos se desesperam porque se sentem “desmotivados”.

Tirem a palavra “motivação” do vocabulário de vocês. Não tenham medo de testar novos métodos de estudo, foquem no objetivo, procurem amizades com espírito vencedor e com os mesmos sonhos. Atitudes como essas é que são importantes para nos fazer continuar estudando.

Eu garanto que com o tempo fica mais fácil, mas a gente tem que se condicionar a isso, tem que se acostumar ao processo. Nada de muito valor é conquistado sem esforço e não há motivação que substitua a disciplina.

Força!

Fonte: Saga Policial, por Leilane Verga

Compartilhar nas Redes

6 respostas para “Concurso público: motivação X disciplina”

  1. Jean Gouveia disse:

    Concordo plenamente…a disciplina tem que fazer parte do caminho, sem ela já era.

    Valeu Leilane pelo texto!

  2. Uilian disse:

    Aquele texto que você ama ou odeia. Parabéns e obrigado, precisa ler isso.

  3. Uilian disse:

    Aquele texto que você ama ou odeia. Parabéns e obrigado, precisava ler isso.

  4. Sebastian Carrrera disse:

    Bela mensagem. É de motivar! hahaha

  5. Quijote disse:

    no hay camino.. el camino se hace al caminar….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missao pf lateral 15% desconto
69
missao abin lateral novo 10
70
300x250_estrategia
71
perito-federal-300x250
72
prf-300x250 (1)
317
300x250rxrfb
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.