E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Conheça o Nepom da Polícia Federal do Brasil

Policiais Federais recém-formados podem trabalhar no Nepom – Núcleo Especial de Polícia Marítima. Conheça esse grupo de elite das águas brasileiras. Polícia Federal do Brasil!

13/05/2014 – Saga Policial/

Com vistas a uma melhor execução de suas atribuições, o Departamento de Polícia Federal é subdividido em unidades, tanto em âmbito geográfico quanto em especialização operacional.

Uma dessas unidades é o Nepom – Núcleo Especial de Polícia Marítima.

A pressão internacional sobre o governo brasileiro em relação ao policiamento marítimo, causada principalmente pelas altas taxas de seguro impostas aos navios em trânsito pelo País, forçou o Brasil a procurar providências em caráter emergencial.

nepom-1

 

A resposta imediata do Departamento de Polícia Federal (DPF) quanto a esta pressão foi a criação do Nepom – Núcleo Especial de Polícia Marítima. O primeiro porto a receber o núcleo foi o de Santos/SP, o maior da América Latina. Desde sua criação em 1999, o número de ocorrências de crimes praticados contra navios atracados ou fundeados no porto de Santos tem diminuído. Até 2006 já existiam 12 núcleos do Nepom espalhados pelo país. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Antônio Hadano, atualmente os principais delitos no Porto de Santos são os de roubos e assaltos às embarcações.

“Os atos ilícitos envolvendo embarcações decresceram demais depois da criação do Nepom. O próprio criminoso ao ver uma força repressiva se sente inibido. O que tem ocorrido são pequenos furtos a bordo”, ressalta Hadano.

nepom-2

 

O policiamento marítimo conta com equipamentos de última geração, adquiridos pelo governo brasileiro ao longo dos anos. Além do patrulhamento rotineiro, é realizada a fiscalização do tráfego internacional nas dezenas de navios que atracam e desatracam no Porto de Santos todos os dias.

Em 2005, o Nepom recebeu duas lanchas blindadas no valor de dois milhões de dólares equipadas com forte armamento. Com essas aquisições, o núcleo da Polícia Federal contava com três lanchas e um bote para fazer a fiscalização da área marítima.

A ação dos agentes também é feita em torno dos clandestinos que vêm a bordo dos navios. O delegado explica que o Brasil dispensa alguns países da obtenção do visto. Os acordos são tratados à base da reciprocidade. Se o país estrangeiro exige o visto de um brasileiro para entrar no exterior, o Brasil também exige um visto da pessoa para ingressar em território nacional.

nepom-6

Em média, a Polícia Federal de Santos recebe 80 clandestinos por ano. “Ingressar clandestinamente no Brasil não é crime. É apenas uma infração administrativa. O clandestino não é preso porque ele não cometeu crime. No Brasil não aplicamos mais a prisão administrativa”.

O procedimento adotado pelo Nepom é ir a bordo, retirar os clandestinos do local, submetê-los a uma inspeção médica através da Anvisa e depois encaminhá-los a um alojamento temporário até serem repatriados.

“A legislação brasileira atribui a responsabilidade de todas as despesas dos clandestinos que entram no país sempre ao transportador, no caso do porto,  ao armador”, esclarece.

nepom-3

O funcionamento do Nepom consiste em dar plantão em turno de 24 horas, para atender qualquer chamado de emergência, realizar operações programadas para coibir ações ilícitas em ilhas, embarcações ou litoral da área de atuação, fazer patrulhas rotineiras, diurnas e noturnas, marítimas e terrestres, para prevenir contra atos de intenção criminosa.

Os policiais do Nepom recebem formação especial na Marinha do Brasil, estando habilitados na categoria de Tripulante de Embarcação de Estado, com formação profissional tanto na parte de marinharia, como navegação e máquinas, além de realizarem cursos específicos de combate a incêndio, curso de abordagem, inspeção e vistoria ministrado pelo Corpo de Fuzileiros Navais e curso prático na Capitania dos Portos.

Escrivães e Agentes da Polícia Federal podem fazer parte dos NEPOM´s  e DEPON´s (Delegacias Especiais de Polícia Marítima), até mesmo os recém-formados. Os policiais podem fazer parte da unidade após comprovada capacitação ou através de recrutamento interno.

nepom-4

NEPOM no PAPO DE POLÍCIA

Produzido pela ONG AfroReggae, Papo de Polícia é um doc reality que foge do clichê do programa de perseguições policiais. Na quarta temporada, o programa mostra o cotidiano de dois policiais federais que trabalham no combate ao tráfico de drogas e contrabando em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai.

Os agentes Rafael Saraiva, 31 anos, e Márcio Bouzas, 37, atuam em uma das unidades do Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima) mais produtivas do país.

Com apenas 20 policiais, o Nepom de Foz do Iguaçu apreendeu em 2013 um terço de toda a maconha confiscada no país e quase um carro por dia.

Papo de Polícia, no entanto, não os mostra apenas perseguindo bandidos, embora Saraiva e Bouzas sejam “doentes por trabalho” e policiem durante até 240 horas por mês, apesar de serem remunerados por 160. “Este programa não mostra só o Robocop, mostra também a família, a vida cotidiana sem farda”, conta o diretor Jefferson Oliveira, o Jefferson Don.

Assim, a atração apresenta os policiais com suas filhas e em um passeio em um shopping. “Era muito importante para o programa ter essas imagens [com a família], porque eleva o nível”, justifica Saraiva, aviador civil por formação, que confessa ter chorado no dia em que soube que tinha sido aprovado no concurso para policial federal, aos 22 anos.

Com sete episódios de sete minutos cada um, Papo de Polícia registrou dez dias de trabalho da dupla de policiais. Eles atuam de carro, barco e jet sky. Muitas vezes, as imagens são deles mesmos. “A gente grava para nossa recordação e para nosso canal do YouTube”, diz Bouzas, que usa uma microcâmera GoPro no boné.

Veja o vídeo clicando aqui.

Fontes: portogente, DPF, Canal Multishow, por Saga Policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.