E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Edital Concurso PCSP 2018

Saiu o edital para o Concurso da Polícia Civil São Paulo 2018!!

Foi publicado no diário oficial do estado de São Paulo, em 05/04/2018, o edital do concurso Polícia Civil SP, concurso PC SP. O documento visa preencher 800 vagas para o cargo de escrivão e 600 para investigador.

Escrivão PCSP – 800 vagas

Investigador PCSP – 600 vagas

Requisitos

Os candidatos aos cargos de escrivão e investigador  precisarão atender aos seguintes requisitos:

Estar com o CPF regularizado
Possuir graduação em qualquer área 
CNH categoria B 

Distribuição de Vagas Escrivão

As 800 vagas deste certame estarão disponibilizadas da maneira a seguir:

Ampla concorrência- 760 vagas
Pessoas com deficiência- 40 vagas 

Distribuição de Vagas Investigador

Para o cargo de investigador, as 600 vagas  estarão disponibilizadas da maneira a seguir:

Ampla concorrência- 570 vagas
Pessoas com deficiência- 30 vagas 

Inscrições 16/04 a 15/05

O prazo para inscrições, para ambos os cargos,  ficará aberto entre os dias 16 de Abril  e 15 de Maio. Os interessados poderão se inscrever no site da banca organizadora, Vunesp, pagando a taxa estipulada no valor de R$ 84,81.

Site banca Vunesp – concurso PCSP 2018: https://www.vunesp.com.br/

Remuneração

A remuneração inicial para os dois cargos é de R$3743,98 , sendo composta por salário base e gratificação em razão da jornada de trabalho irregular, tais como participação de plantões.

Etapas do Concurso

Os concursos PC SP (escrivão) e PC SP (investigador) serão regidos por 05 etapas, sendo estas:

1ª Prova preambular –  de caráter eliminatório e classificatório, questões de múltipla escolha.
2ª Prova escrita – eliminatório e classificatório
3ª Investigação social –  somente eliminatório
4ª Prova oral – eliminatório e classificatório
5ª Prova de títulos-  somente classificatório

Prova dia 10/06

As provas objetivas serão compostas por 100 questões, a duração da prova será de cinco horas, a data de aplicação está prevista para o dia 10 de Junho.

As provas serão aplicadas nas cidades: Araçatuba; Bauru; Campinas; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo (Capital e Grande São Paulo).

PROVA OBJETIVA ESCRIVÃO PCSP

provas escrivão

PROVA INVESTIGADOR PCSP

concurso pc sp investigador

Prova discursiva (escrivão)

Já a prova discursiva poderá culminar o total de 100 pontos. Esta etapa do concurso será composta por 05 questões dissertativas, cada uma valerá 20 pontos.

Serão convocados para esta etapa os 1200 primeiros colocados na prova objetiva (preambular).

Nesta fase será avaliada a capacidade do candidato de desenvolver: domínio da norma culta e coesão.

Prova discursiva (investigador)

O cargo de investigador terá na prova escrita 04 questões dissertativas que culminarão um total de 100 pontos.

Prova Oral (ambos os cargos)

A prova oral consistirá na arguição do candidato, em sessão pública. Nesta etapa serão avaliados os conhecimentos do candidato em:  : Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Informática e Noções de Criminologia.

Conhecimentos Exigidos

As provas contemplarão os seguintes conteúdos:

Língua Portuguesa
Noções de Direito
Direitos Humanos
Código Penal
Código de Processo Penal
Legislação Especial
Direito Administrativo
Noções de Criminologia
Noções de Lógica
Noções de Informática
Atualidades (a partir de 2014)

Avante!! Sucesso!!

Compartilhar nas Redes

9 respostas para “Edital Concurso PCSP 2018”

  1. William disse:

    Tiraram o TAF e colocaram a Prova oral.
    TAF é, ao meu ver, uma etapa muito mais democrática que jamais poderá ser a prova oral. Essa ultima esta passível de “favoritismos” no que tange aos questionamentos que lá serão abordados. Já o TAF é simples, ou você esta preparado, ou não, não tem meio termo, nem questões “dificieis e fáceis”. Em relação a parte teórica, o candidato já expôs seu conhecimento nas primeiras etapas, não obstante o cargo de Delegado requeira a prova oral, sendo que nesse caso o nível de conhecimentos solicitados é sensivelmente diferente, justificado pela responsabilidade que este cargo protagoniza(não excluindo obviamente a responsabilidade dos cargos de Escrivão e Investigador) mas são situações totalmente diferentes. Contudo, vamos enfrentar com cabeça erguida e veremos os próximos episódios, como será levada essa etapa da prova oral.

    • Marcos Jr disse:

      Acho importante o policial ter aptidão física. Entretanto, o que vem acontecendo no Brasil é que a TAF vem retirando das ruas profissionais muito mais técnicos que, por exemplo, não conseguem fazer uma barra. O que estava acontecendo, na realidade, é que pouco importava o estudo, a aptidão técnica, a ética, o caráter. Não importava se o sujeito passou em primeiro ou em último lugar, pois o que definiria se ele seria ou não um policial era se ele fez uma barra, ou correu 2,8 Km. Numa boa, isso sim seria um país de terceiro mundo, uma coisa que não cabe mais. Veja o que está acontecendo nas ruas: policiais despreparados, muitos não tinham a menor condição de entrar na polícia, mas estão lá porque fizeram uma barra. Eu até acho que a polícia deveria manter um departamento especial para agrupar os policiais mais fisicamente preparado para operações especiais. Mas exigir que todos o tenham é inútil, pois basicamente o trabalho da PC é interno, de investigação, técnico. Raramente vc verá um policial civil pulando de um helicóptero, subindo num trem, mergulhando 10 metros, ou correndo atrás de uma ferrari.

    • bruno miriani cruz disse:

      william , está realmente confirmado a exclusão TAF?

  2. Sebastian Carrrera disse:

    Absurdo esse edital. Por isso é a polícia civil do Brasil com o maior índice de evasão. Querem um policial de primeiro mundo com salário de terceiro mundo. Ô Brasil… 🙁

  3. Lindy disse:

    Lembrando pessoal que tem 4 gabaritos diferentes. Vcs precisam ver qual é o número da sua prova na área do candidato no site da vunesp.

  4. Thompson disse:

    ok, muito obrigado!

  5. bruno miriani cruz disse:

    gostaria de saber sobre essa prova discursiva para investigador ( seria a REDAÇÃO ?) e achei estranho a prova oral possuir as mesmas matérias da primeira fase , não seria mais ágil aumentar as questões na escrita e tirar a oral , já que são iguais? mais uma dúvida em relação a prova de 4 questões : qual tema? sobre o que responderemos ? e está realmente confirmado que não haverá mais TAF?

  6. Paulo Leopoldino disse:

    Não tem TAF até o primeiro dia na Academia. Como , formalmente, não tem TAF para entrar, terá para sair. Quem viver: Verá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
SIMULADO MISSÃO PRF V5
69
CUPOM DESCONTO VÁLIDade_
70
300x250_estrategia
71
1270 APROVADOS NA MISSAO
72
redacao prf cupom
317
CONCURSO PRF
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.