E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Mais vagas Concurso PF 2019

Estuda para o Concurso PF 2018? As 500 vagas disponibilizadas são tão poucas que já se falam em um novo concurso no próximo ano.

02/05/2018 – Saga Policial

A autorização do concurso para a Polícia Federal (Concurso PF) foi publicada no Diário Oficial da União do dia 20/04 com 500 vagas no total: 150 delegados, 60 peritos criminais, 80 escrivães, 30 papiloscopistas e 180 agentes de polícia.

Considerando os números totais dos cargos, segundo dados da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) essas 500 vagas autorizadas mal serão capazes de atender aos 430 pedidos de aposentadorias apresentados no ano passado (2017).

As críticas sobre as poucas vagas anunciadas surgem nas principais entidades representativas da PF e mostram que o Concurso PF 2018 veio apenas para o Governo ganhar politicamente com o certame, sem resolver o problema do déficit humano na instituição. Essa é a dedução lógica feita pelo Saga Policial e que é dita por todos nos corredores da PF.

Vice-presidente da Fenapef, Flávio Werneck, afirmou que a direção da Polícia Federal privilegiou alguns cargos ao anunciar a realização do concurso com 500 vagas. “O departamento está com déficit de pessoal, mas as vagas anunciadas estão distribuídas de forma desproporcional”.

Proporcionalmente, segundo levantamento obtido pela entidade, a categoria de delegados foi uma das mais contempladas. Serão 150 postos a serem preenchidos para um déficit de 629 servidores. No caso dos agentes de polícia, por outro lado, o concurso vai suprir 180 postos de uma necessidade atual de 2.249 agentes!

Edvandir Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, também revelou descontentamento em recente entrevista ao Estadão. “Hoje temos 10.800 policiais federais para cuidar das operações no país inteiro. É o mesmo efetivo de 2008. Só o déficit de delegados é de 628”, afirmou.

Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, faz coro nas reclamações. O número de peritos federais no país é de 1.100, igual ao de 2012. “No mesmo período, o número de laudos produzidos subiu de 43.000 para 52.000 por ano”, disse.

Ainda segundo a Fenapef, a Polícia Federal possui hoje em atividade um total de 1,6 mil delegados, 420 papiloscopistas, 1,7 mil escrivães, 6,2 mil agentes, 1.050 peritos e 2,9 mil cargos administrativos, totalizando 13.870 servidores. Na avaliação da entidade, para atender às demandas de trabalho, os ativos deveriam ser de 18 mil, 4.130 servidores a mais do que hoje.

Oferecer apenas 500 vagas para o atual concurso chega a ser ridículo e empurra o problema do déficit operacional por falta de servidores para o próximo governo. Mas também é uma ótima oportunidade para quem estuda, pois um próximo concurso PF já em 2019 ou 2020 será extremamente necessário.

Edital Concurso PF 2018

Com a autorização oficialmente feita para o atual concurso, a Polícia Federal está agora tratando sobre a contratação da banca examinadora. O edital precisa ser publicado até outubro, mas há expectativa que seja publicado em junho, conforme o próprio Ministro da Segurança, Raul Jungmann, revelou em entrevistas durante o mês de abril.

Historicamente o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (antigo CESPE/UnB) é a banca que realiza os concursos da PF. E isso deve acontecer novamente.

Não deverá ter aumento de vagas durante o atual concurso, serão apenas as 500 vagas iniciais e mais nenhuma, pois qualquer aumento de vagas deverá ser feito já em 2019, na gestão de um novo Governo Federal, fato que reduz as chances para ocorrer.

Conforme regra, o Ministério do Planejamento poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas. Trata-se de ato discricionário da Administração, que somente é dado a conhecer com a publicação da portaria de autorização. Acima desse adicional de cinquenta por cento, a autorização somente é concedida pelo Presidente da República.

O prazo mínimo para realização das primeiras provas é de 60 dias, conforme determina o Decreto 6.944/2009. Caso a previsão de publicar o edital se confirme para junho, as primeiras avaliações do Concurso PF 2018 ocorrerão a partir de agosto.

Os aprovados só tomarão posse no próximo ano, tendo em vista que todo o processo seletivo leva entre 9 e 12 meses, se não houver qualquer interrupção. Assim, os novos servidores só representarão impacto no Orçamento a partir do segundo semestre de 2019.

A lotação inicial dos aprovados deverá ser a mesma dos últimos três concursos. Quem ingressar vai trabalhar na região conhecida como Amazônia Legal, integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. A mudança do local de trabalho só poderá acontecer depois do estágio probatório, que é de três anos.

Adicional de Fronteira PF

Policiais federais que trabalham em alguns municípios em regiões de fronteira recebem adicional de R$ 91 no salário a cada oito horas diárias trabalhadas, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União em dezembro/2017, podendo chegar a um acréscimo de R$ 2 mil reais líquidos à remuneração ao final de 22 dias trabalhados.

É preciso ficar atento que alguns municípios considerados também de difícil lotação não foram contemplados pelo adicional e muitos policiais federais estão esperando o novo concurso para sair, com a chegada dos novos aprovados. São eles: Imperatriz (MA), Marabá, Santarém (PA), Patos (PB) e Salgueiro(PE).

A Fenapef informou que já iniciou discussão com o Governo Federal para estender a indenização nessas localidades.

Concurso PF 2018

 

 

Compartilhar nas Redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
missao prf v4 lateral
69
missao papa fox novo lateral 2018
70
300x250_estrategia
71
projetos missao simulados rodape 2
72
PLANILHA ALTO NÍVEL
317
prf-300x250 (1)
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.