E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Matéria Especial do Concurso de Agente da Polícia Federal 2014

Confira dicas, análises, estatísticas, previsão do edital e mudanças no programa para o próximo concurso da Polícia Federal (APF 2014)

05/04/2014 – Saga Policial/

Conforme antecipado pelo Saga Policial, foi divulgado no mês passado a autorização para realização do concurso para o cargo de Agente de Polícia Federal (APF) com previsão de 600 vagas, o maior número de vagas oferecidos desde 2004. Tudo que já publicamos sobre os concursos da Polícia Federal, desde 2008, se confirmou, na esperança de ajudar os concursandos da área policial na conquista da tão sonhada vaga, sem outras intenções financeiras.

Nesse contexto, com a mesma ajuda de nossos amigos do DPF, publicamos hoje um artigo especial sobre este concurso de APF 2014. Esperamos que as dicas, análises, estatísticas, previsões e novidades possam, mais uma vez, ajudar os candidatos para mais este concurso da Polícia Federal!

Curso de Formação e Lotação

Permanece a previsão da intenção do DPF de realizar as etapas do concurso de APF 2014 ainda este ano e iniciar o curso de formação em 2015.

A política de lotação vai permanecer, portanto, os aprovados neste concurso devem iniciar os trabalhos de Agente Policial na região da Amazônia Legal e regiões de fronteira, quais sejam: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Rio Grande do Sul.

No contexto das lotações, dentro do Plano Estratégico de Fronteiras, deverá também ter uma exigência de permanência mínima dos aprovados nestas regiões.

Etapas do edital e objetos de avaliação

Provavelmente não haverá mudanças nas etapas do concurso, que serão conforme o último realizado, em 2012, que na primeira etapa contou com provas objetivas e discursivas, exames de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica.

Neste contexto, também não deverá haver mudanças nos exames de aptidão física, que em 2012 contou com testes em barra fixa (mínimo de 3 barras para homens e 1 barra para mulheres), impulsão horizontal (mínimo de 2,14 metros para homens e 1,66 metros para mulheres), corrida de 12 minutos (mínimo de 2.350 metros para homens e 2.020 metros para mulheres) e natação de 50 metros (máximo de 41 segundos para homens e 51 segundos para mulheres).

Em relação aos objetos de avaliação, o conteúdo programático deve ter pequenas alterações em relação ao último concurso de 2012.

Estatísticas e análises: Concurso APF 2009

Relacionaremos aqui, para orientar os candidatos, as estatísticas e análise do concurso de Agente de Polícia Federal realizado em 2009.

A relação candidato/vaga foi de 316,47 candidatos por vaga (63.294 inscritos para 200 vagas) e a nota final de corte foi 74,00 pontos, tendo como nota máxima tirada por um candidato o valor de 100 pontos.

É necessário lembrar que neste concurso ocorreram diversos problemas, entre anulações de questões da prova, mudanças de gabaritos e até eliminação de candidatos por fraudes.

Neste contexto, nas provas objetivas/discursivas, tivemos 602 aprovados, e após os testes físicos, psicológicos e exames médicos, tivemos esse número reduzido para 293 aprovados. Ao final, restaram 274 aprovados para as 200 vagas.

O concurso de APF 2009 teve a prova com a seguinte divisão por matéria:

LÍNGUA PORTUGUESA:  26 questões (21,7%)

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 14 questões (11,7%)

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: (Adm.Financeira e Orçam:10 questões – total 8,2%)

NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 9 questões (7,5%)

ATUALIDADES: 9 questões (7,5%)

RACIOCÍNIO LÓGICO: 9 questões (7,5%)

NOÇÕES DE MICROECONOMIA: 9 questões (7,5%)

NOÇÕES DE CONTABILIDADE: 9 questões (7,5%)

NOÇÕES DE PROCESSUAL PENAL: 9 questões (7,5%)

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: 6 questões (5,0%)

NOÇÕES DE CONSTITUCIONAL: 5 questões (4,2%)

NOÇÕES DE ADMINISTRATIVO: 5 questões (4,2%)

Estatísticas e análises: Concurso APF 2012

Continuando, como forma de orientação aos estudos, relacionaremos agora as estatísticas e análise do último concurso de Agente de Polícia Federal realizado em 2012.

Este concurso teve 107.799 candidatos inscritos e ofereceu 500 vagas, traduzindo uma relação de disputa de 215,60 candidatos por vaga.

Neste concurso, as etapas realizadas após a prova objetiva/discursiva, ou seja, os teste físicos, a avaliação psicológica, o exame médico e a Ficha de Informações Confidenciais (FIC – investigação social) foram feitas por todos os 1.365 candidatos convocados (aprovados). A nota de corte foi de 62,00 pontos (51,67% de acertos na prova).

Dentro deste contexto, foram 490 reprovados no teste físico, 965 reprovados no exame médico, 543 reprovados na avaliação psicológica e 420 reprovados na FIC.

Ao final foram 736 aprovados que concluíram a primeira etapa do concurso e foram aptos para realização do Curso de Formação, última etapa do concurso. Detalhe que este concurso possui 236 aprovados excedentes que lutam até hoje para serem convocados para o Curso de Formação e serem aproveitados pelo DPF.

O concurso de APF 2012 teve a prova com a seguinte divisão por matéria:

LÍNGUA PORTUGUESA: 26 questões (21%) *detalhes: 10 questões de Redação Oficial e cobrança de um poema da Cecília Meirelles.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 14 questões (11%) *detalhes: não foi cobrado nada de BROffice e Linux.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: 5 questões (4,1%)

ADM. FINANCEIRA E ORÇAM.: 4 questões (3,3%)

NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 9 questões (7,5%)

ATUALIDADES: 9 questões (7,5%)

RACIOCÍNIO LÓGICO: 9 questões 9 (7,5%)

NOÇÕES DE ECONOMIA: 8 questões (6,6%)

NOÇÕES DE CONTABILIDADE: 11 questões (9,1%)

NOÇÕES DE PROCESSUAL PENAL: 9 questões (7,5%)

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: 6 questões (5,0%) *detalhes: não foi cobrado nada sobre jurisprudência e sobre a Lei de Drogas. Caíram 2 questões sobre o Estatuto do Desarmamento.

NOÇÕES DE CONSTITUCIONAL: 5 questões (4,1%) *detalhes: não foi cobrado nenhum item sobre “Ordem Social”.

NOÇÕES DE ADMINISTRATIVO: 5 questões (4,1%) *detalhes: não foram cobrados nenhum item sobre responsabilidade civil, controle da administração pública e servidores públicos. Caíram 2 questões sobre Licitações.

TOTAL: 120 questões – 100%

 

Dicas de estudos e preparação

As estatísticas mostram que de cada 100 candidatos inscritos em um concurso público, apenas 12,5% estão, de fato, preparados para realizarem a prova.

Devido ao contexto em que foi autorizado o concurso de APF 2014 e a provável rapidez na divulgação do edital, é extremamente importante direcional os estudos para evitar desperdício de tempo. Para isto, a realização de simulados é o melhor caminho. O grupo MISSÃO PAPA-FOX possui o melhor custo-benefício, pois com um preço reduzido você possui vários simulados com boletins de desempenhos, ranking, contendo a prova discursiva, além de trocar experiências com outros candidatos que também estão estudando para esta prova.

Os simulados podem direcionar os estudos também para os candidatos que estão voltando aos estudos agora, pois poderão eliminar conteúdos nos quais tenham bom desempenho nos simulados e dar atenção somente aos assuntos que possuem baixo desempenho.

Motivacional

Para motivar os candidatos que estão se preparando para este concurso, selecionamos 2 assuntos que estão entre os mais acessados pelos concursandos da área policial.

O primeiro é o excelente artigo “Não saio nem que me paguem”, basta procurar em “pesquisa” aqui no site da Saga Policial.

O segundo é mais direcionado aos que realmente possuem a vocação para exercer a profissão de policial, condição necessária para ser feliz na profissão e exercê-la com qualidade e profissionalismo.

Trata-se da abertura do filme “Marcados para Morrer”, cujo vídeo e dizeres seguem abaixo.

Desejamos bons estudos e sucesso aos candidatos que irão realizar o concurso de Agente de Polícia Federal 2014 !!!

“Eu sou da Polícia e tô aqui pra te prender. Você violou a lei. Não fui eu quem fiz a lei. Eu posso até discordar da lei, mas vou assegurá-la. Não importa o quanto você peça, suplique, implore ou tente me convencer: nada do que você fizer ou disser vai me impedir de te colocar numa jaula com barras de ferro. Se você fugir, eu corro atrás. Se você me enfrentar, eu luto com você. Se atirar em mim, eu atiro de volta. Pela lei, eu não posso dar as costas. Sou a consequência, a cota que não foi paga. Sou o destino, com distintivo e arma. Atrás do meu distintivo tem um coração como o seu. Eu sangro, eu penso, eu amo, e também posso ser morto. E embora eu seja apenas um, tenho milhares de irmãos e irmãs iguais a mim. Eles vão arriscar a vida por mim, e eu por eles.
Nós somos a Polícia”.

– Abertura do filme “Marcados para Morrer”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.