E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Papiloscopistas da PF brilham na tragédia da CHAPE

Sem perda de tempo, os Papiloscopistas Policiais Federais (PPFs) foram decisivos na identificação das vítimas brasileiras do voo que levava o time de futebol da Chapecoense (CHAPE). Saiba do caso e leia resumo da profissão. Concurso para o cargo também é aguardado.

07/12/2016 –

Para a identificação dos corpos dos brasileiros do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas na semana passada nas proximidades do aeroporto José Maria Córdova, na Colômbia, o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses da Colômbia contou com presença de uma equipe de Papiloscopistas Policiais Federais (PPFs) e do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Diretoria-Executiva que -em Brasília- montou uma força-tarefa de 11 papiloscopistas e dois servidores administrativos que colaboraram com a realização dos exames complementares além de elaborar os laudos periciais.

PPFs

Laudos Prontos

Na quinta-feira (1º/12), às 2h50 da madrugada, todos os 64 laudos papiloscópicos foram concluídos e encaminhados para o Adido Policial da PF e para o Consulado Brasileiro na Colômbia. Havia 77 pessoas a bordo do avião da companhia LaMia, sendo 68 passageiros e nove tripulantes. Seis pessoas conseguiram escapar com vida desta tragédia, quatro brasileiros e dois estrangeiros.

ALETHIA

A Polícia Federal mobilizou todos os esforços enviando especialistas em identificação humana, especialmente em biometria das impressões digitais, treinados em DVI – DisasterVictimIdentification (sigla para Identificação de Vítimas de Desastres), que contaram com o módulo portátil do Sistema ALETHIA, que possibilita a Identificação automatizada pelas impressões digitais, desenvolvido por PPFs do INI da Polícia Federal, o qual é capaz de armazenar e comparar fragmentos de impressões papilares, acelerando os exames realizados pelos PPFs, responsáveis pela confirmação final da identificação. O ALETHIA foiutilizado para fiscalização e controle de estrangeiros nos aeroportos brasileirosdas cidades que sediaram jogos olímpicos 2016.

Modus Operandi 

Alethia,que significa “aquele que não admite a mentira”, foi carregado com as biometrias das impressões digitais obtidas na base de dados do próprio Instituto Nacional de Identificação e de diversos órgãos oficiais de identificação como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Detran/RJ.

Legado Olímpico dos PPFs

Durante os jogos Rio 2016, o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, chamou atenção para o Sistema Alethia, afirmando que ele seria um dos grandes legados das Olimpíadas para a sociedade brasileira. O sistema foi fundamental para rapidez com que os corpos foram identificados.

Eficiência e orgulho para o Brasil

As autoridades colombianas que ficaram impressionadas com a eficiência do sistema e com o trabalho dos Papiloscopistasda PF, que foram capazes de identificar preliminarmente com precisão e rapidez cinquenta e dois corpos, ou seja, 81,25% do total. Os demais corpos tiveram que ser submetidos a procedimentos técnicos-científicos da necropapiloscopia para concluir a identificação.

A profissão de Papiloscopistasda Polícia Federal 

Quem já assistiu a série de TV CSI (Crime Scene Investigation) têm uma boa ideia da função de um papiloscopista! Trata-se do profissional especializado na coleta, armazenamento e identificação de impressões digitais.

A papiloscopia é a ciência que identifica seres humanos através das papilas dérmicas (impressões digitais) existentes na palma das mãos e na sola dos pés. Cada ser humano é único nesse sentido, o que torna a identificação por impressão digital uma ciência bastante precisa.

O papiloscopista é o especialista em identificação criminal. Ele faz a coleta das impressões, seja em institutos de identificação (quando solicitamos nossas carteiras de identidade, por exemplo), ou mesmo em cenas de crimes, até o arquivamento das mesmas em bancos de dados públicos, voltados a perícia criminal. Mas seu trabalho não se resume a isso! Ele é responsável por todas as tarefas voltadas a identificação humana, ele identifica e recolhe os chamados “vestígios humanos”, qualquer indício orgânico deixado pelo autor do crime, que acaba servindo como prova inequívoca de seu envolvimento.

Salário inicial

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 5865/16 que prevê reajuste para os servidores da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras categorias. Com isso, o salário inicial dos PPFs será de R$11.500,00 em janeiro de 2017.

O que estudar?
Nos concursos da Polícia Federal é exigido dos candidatos a papiloscopista nível superior em qualquer área.

– Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

– Atribuições: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia.

– Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Fonte: Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais ABRAPOL, por Saga Policial.

4 respostas para “Papiloscopistas da PF brilham na tragédia da CHAPE”

  1. renato disse:

    muito bom com fé em deus quero ser papiloscoppitas da policia federal. gostaria de saber
    quem tem curso de tecnologo em radiologia 3 anos poder paticipar do comcurso

  2. Talita disse:

    Vai sair o concurso para papiloscopista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.