E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Saiba tudo sobre a LAAD – Feira Internacional de Defesa e Segurança 2015

Saga Policial participou da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança – que reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para Marinha, Exército, Força Aérea, Forças Policiais, Forças Especiais, Law Enforcement, Homeland Security, gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.

15/04/2015 – Saga Policial/

Foi aberta oficialmente, no Rio de Janeiro, a décima edição da feira LAAD Defence & Security, maior evento do setor de segurança pública coorporativa e militar da América Latina.

A LAAD 2015, que está sendo realizada no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, começou nesta terça-feira, 14/04, e vai até a próxima sexta, 17 de abril.

Cerca de 50 mil pessoas deverão passar pelos cinco pavilhões do centro de exposições, onde aproximadamente 700 expositores mostram o que há de mais moderno em tecnologia de defesa. Cerca de 150 delegações de 71 países – números recordes na história da LAAD – estão participando do evento.

Sniper com seu armamento em exposição no estande da Polícia Civil do RJ

A Polícia Federal e Rodoviária Federal estavam entre os expositores, além da Polícia Civil e Militar do Rio de Janeiro, divulgando os trabalhos institucionais das corporações. O helicóptero “Caçador 10” da Polícia Federal e o estande da Polícia Civil do Rio de Janeiro receberam grande número de visitantes.

Aeronave Caçador 10 da Polícia Federal em exposição

A mesa de abertura da feira contou com a presença do ministro brasileiro da Defesa, Jaques Wagner, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira; o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato; a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Sami Hassuani; e o diretor-geral da Clarion, empresa organizadora da LAAD 2015, Sérgio Jardim.

Sentimos a falta da presença do Secretário de Segurança Pública do rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que não acompanhou o governador do Rio na abertura do evento.

Hoje, 15/04, considerado o melhor dia do evento, a feira contará com a seguinte agenda: 

10h – Influência das questões éticas e do exercício da cidadania na segurança pública 

11h30 – Planejamento e Coordenação da Política Penitenciária Nacional, com Renato Campos Pinto de Vitto, Diretor-Geral Departamento Penitenciário Nacional 

13h45 – Desafios da Segurança Pública Brasileira: Possibilidades de Repensar Modelos, com Fabrício Silva Rosa, Assessor de Comunicação e Presidente da Comissão de Direitos Humanos – GO/Polícia Rodoviária Federal 

14h30 – Desafios Presentes e Futuros para a Polícia Civil, com o Delegado Fernando da Silva Veloso, Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro 

15h15 – Tecnologia para Integração Policial: Aumento da Capacidade Analítica e Investigativa – Caso de NY, com Alfredo Deak Junior, Diretor de Justiça e Segurança Pública/Microsoft

PRF presente na LAAD 2015

CONCURSOS

Os colaboradores e administradores do Saga Policial estão realizando uma cobertura especial neste evento, com acesso nas áreas restritas, e tentarão obter novas informações sobre os concursos da PRF, DEPEN  e PF com os gestores destas corporações que estão presentes na feira.

OLÍMPIADAS RIO-2016

As principais novidades de segurança que serão utilizadas nas Olimpíadas do Rio em 2016 foram exibidas. As forças policiais brasileiras vão contar com um balão com câmera de alta resolução, armas não-letais que disparam munição de tinta e máscaras similares à do personagem Darth Vader, de “Guerra nas estrelas”.

Máscara Darth Vader

Os balões, que têm autonomia de voo de três dias, serão usados em áreas como favelas ou onde há grande concentração de pessoas. Os equipamentos detectam a presença humana a 13 quilômetros de distância, comportam câmeras diurna e noturna, chegam a 100 metros de altura, suportam ventos de até 80km/h, além de serem resistente a tiros. Quatro deles já foram adquiridos.

Outras duas tecnologias adquiridas pelas forças policiais para uso na segurança da Olimpíada e Paralimpíada são a arma não-letal FN-303 – que dispara munição de tinta – e a máscara contra gás, de fabricação americana, inspirada no personagem Darth Vader, da série “Guerra nas estrelas”.

Esse balão foi testado na favela da Maré, Subúrbio, pelo Exército no fim de 2014, e possui uma câmera especial para operações militares, com capacidade de escanear a área monitorada, inclusive com infravermelho para identificar pessoas à noite. Todas as imagens captadas pelo balão espião serão enviadas diretamente à central de segurança dos Jogos Olímpicos, permitindo às forças policiais observarem e agirem prontamente caso seja necessário.

Pistola em exposição. Lançamento da empresa Taurus.

Cerca de 3.700 unidades da máscara já foram adquiridas pela Secretaria Nacional de Segurança dos Grande Eventos (Sesge), polícias militares de Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O design similar à máscara de Darth Vader tem o objetivo de criar impacto psicológico, e o equipamento já é usado pela Swat  americana, tendo até ganhado as telas do cinema ao ser utilizado pelo personagem do ator Bruce Willis em um dos filmes da série “Duro de matar”.
A máscara suporta temperatura de até 1.000 graus, possui amplificador de voz, possibilitando uma clara comunicação do agente da lei no controle de distúrbios urbanos; disponibiliza tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável – podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).

Grande presença de militares na LAAD

MILITARES

No primeiro dia de exposição chamou a atenção da Saga Policial o grande número de militares presentes. Com a presença de expositores de países como França, Israel, China, Rússia e Coréia, era grande a circulação de militares das forças armadas do Brasil e de outros países.

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, comentou durante a feira que as reivindicações pela volta do regime militar, feitas por grupos minoritários nos recentes protestos antigoverno, não encontram eco nas altas patentes do contingente atual das Forças Armadas.

“Posso dizer com tranquilidade que no seio dos comandos a adesão à este apelo é tendente a zero”, informou Wagner, fazendo questão de registrar sua “tristeza” com esse tipo de reivindicação.

FOTOS: Saga Policial (veja mais fotos em nossa página do Facebook)

Fonte: Saga Policial, com informações OGLOBO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.