E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

A ressaca pós-concurso

Olá amigos! Gostaria de falar sobre um tema que considero importante no mundo dos concurseiros: A ressaca pós-concurso.
.
Desde quando comecei meus estudos para concurso eu tenho percebido sempre esse ciclo de estresse que é a preparação e a descarga desse estresse logo após a prova. Nós nos dedicamos muito quando estamos focados, são horas e horas de estudo, lazer reduzido a níveis críticos, alimentação regrada, preparação física e psicológica para chegar naquele dia D e aplicar isso tudo em 5 horas de prova.
.
Qual o resultado disso tudo? Uma explosão de hormônios, principalmente o cortisol, e neurotransmissores como a dopamina que levam a um cansaço intenso mental, um verdadeiro desgaste.
.
É importante entendermos e aceitarmos que é normal nos sentirmos esgotados após uma prova que tanto desejamos passar. Esse sentimento é um botão de alerta mostrando que o seu limite foi atingido e você precisa parar e descansar, se não você vai “quebrar o motor”. Eu sempre gosto de tirar 2 semanas pós prova para descanso, desvencilhando-me daquela rotina diária apertada para fazer atividades de lazer e dormir bem, porém o tempo de descanso é algo bem pessoal e deve ser feito com consciência para não gerar um sentimento de culpa.
.
O retornar aos estudos também é algo que deve ser feito sem peso na consciência, mas deve ser feito de forma organizada, gradativa, permitindo o seu cérebro entender que o modo descanso esta sendo desligado para voltar ao modo de gasto de energia. O estudar não é para ser uma atividade castigante, se ela é assim para você, é necessário que haja um retrabalho mental ou mesmo uma ajuda profissional de um terapeuta a fim de que isso seja equilibrado e não gere bloqueios da capacidade de aprendizagem.
.
Passar em um concurso vai mudar o foco dos teus estudos, não acabar com eles. Assim, torne a atividade de estudar uma rotina saudável com a maturidade de saber sempre parar e recomeçar quando quiser sem pesos e obrigações desnecessárias. Estude cada vez mais para além de ser um profissional capacitado também se tornar um ser humano renovado pelo conhecimento.
.
Forte abraço! Foco, força e fé!

Fonte: Colunista Saga Policial, Clelio Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.