E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Cargo único nas polícias

Saga Policial – 26/07/2021

Concursos Policiais: Fenapef comemora unificação de cargos em Minas; “Mais editais”, diz presidente

Após o anúncio que as carreiras de Escrivão e Investigador serão unificadas na Polícia Civil de Minas Gerais, categorias policiais comemoraram a novidade e se mostraram otimistas de que medida será tomada em outras Polícias Civis. De acordo com a Fenapef, iniciativa pode gerar novos concursos policiais.

Segundo Fenapef, iniciativa de unir as carreiras favorece na diminuição da burocracia, em mais operacionais e em mais vagas em concursos policiais.

Por exemplo, ao invés de 300 agentes e 150 escrivães, uma Polícia Civil teria 450 agentes ou inspetores. “O fluxo de concurso, por ser de apenas um cargo, aumenta”, comentou o presidente da Fenapef.

Segundo Fenapef, diversos sindicatos policiais apoiam a medida e alguns estados já se movimentam para iniciativas similares, como o Ceará e o Sergipe.


Entenda a unificação de carreiras policiais na PC MG (concursos policiais)

Em Minas Gerais, o projeto de lei que trata sobre a unificação das carreiras se trata do PLC 65/2021. Além da reestruturação da Polícia Civil como um todo, o projeto detalha que corporação será formada pelos seguintes cargos:

Delegado
Inspetor
Perito Médico-Legista
Perito Criminal

O cargo de Inspetor corresponderá ao que, anteriormente, era Escrivão e Investigador. A transformação será feita de duas formas:

1.919 cargos de Escrivão de Polícia I e 6.737 cargos de Investigador se transformação em 8.656 cargos de Inspetor de Polícia I (nível superior)

971 cargos de Escrivão de Polícia II e 4.564 cargos de Investigador se transformação em 5.535 cargos de Inspetor de Polícia II (nível médio)

Por meio das redes sociais, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, ao comentar publicação sobre novo concurso público, anunciou pela primeira vez que as carreiras de Investigador e Escrivão seriam transformados em um único cargo (concursos policiais).

Na postagem, o chefe da PC MG, Joaquim Francisco Neto, explicou que serão somente 30 vagas para Investigador no próximo concurso policial, “porque os cargos dessa careira deverão ser transformados”.

De acordo com o chefe da corporação, juntamente com o cargo de Escrivão, a carreira de Investigador será transformada em uma nova carreira de inspetor de polícia.

“Menos burocracia na investigação. Não estamos mais na época de Pero Vaz de Caminha”, terminou o comentário.


Fonte: Direção Concursos, Por Saga Policial.

2 respostas para “Cargo único nas polícias”

  1. Francisco Lopes disse:

    E o que acontecerá com os atuais cargos de Papiloscopistas?
    A Polícia Civil de MG não tem esse cargo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.