E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Concurso PRF 2021 – RECURSOS

12/05/2021 – Saga Policial

Concurso PRF: 7 dicas para fazer um excelente recurso; prazo é 12 e 13/5

Às 10h da manhã deste dia 12/5, começa mais uma guerra para aqueles que fizeram o concurso PRF. A hora é de correr atrás daquele ponto a mais que poderá fazer toda diferença no resultado final. Os recursos vão até 13/5.

Mas você sabe como entrar com um recurso? Conhece as técnicas? Bem, é isto que esta matéria irá apresentar para vocês. Confira sete (7) DICAS para quem pretende recorrer do gabarito oficial preliminar.


Concurso PRF: veja 7 dicas para fazer um bom recurso

Você fez o concurso PRF e precisa elaborar recursos para a prova, pois discorda de algum gabarito? Abaixo, o jornalismo do Direção reproduz artigo publicado pelo professor Victor Dalton, que traz sete (7) DICAS para isso.

Antes, entenda que as bancas não são donas da verdade. Pode acontecer de o examinador cometer um erro formal na hora da elaboração do gabarito (a alternativa ser CORRETA, mas, por engano, o gabarito estar como ERRADO).

Também pode ser o caso de uma questão estar mal formulada ter interpretação ambígua. É importante entender que a questão pode ter gabarito reformulado ou mesmo ser anulada, por não ter resposta.

Porém, muitos que fazem recursos pela primeira vez, sentem-se inseguros. Afinal, todo mundo quer fazer aquele recurso “matador”, que o examinador lê e acata, não é mesmo? Então aqui vão boas dicas para que isso aconteça.

1 – Utilize linguagem impessoal

Nada de escrever “E aí, professor? Acho que a questão tá errada”. Utilize expressões como “Prezado examinador, entendo que há equívoco no gabarito da questão x em virtude de…” Se você pretende mostrar que o examinador errou, utilize uma linguagem compatível. Você não precisa escrever como se fosse um TCC, mas evite ser informal demais.

2 – Redija com suas próprias palavras

É comum que professores e outras pessoas proponham modelos de recursos, já apresentando embasamentos e utilizando uma linguagem mais apropriada aos seus olhos. Porém, não se esqueça que recursos iguais são IGNORADOS pelos examinadores das bancas e no concurso PRF não será diferente. Logo, se todo mundo pegar um recurso sugerido pelo professor e copiar e colar no site da banca, a banca irá IGNORAR e você perderá a sua oportunidade.

3 – Seja CLARO no seu pedido

Recursos para a prova objetiva costumam ou pedir a ANULAÇÃO da questão, ou a MUDANÇA do gabarito. Sempre saiba o que pedir, não fique em cima do muro. Se a redação do item está ruim, explique os motivos para anular o item; se o objetivo é inverter o gabarito de certo para errado, ou vice-versa, ou modificar a letra de um gabarito, explique claramente o que você quer ou por que você quer. Nada de “gostaria de mudar o gabarito, mas se não der para mudar eu quero que anule…” Se você escrever algo assim provavelmente seu recurso está mal formulado e será indeferido.

4 – Use uma bibliografia (se possível)

O recurso contra o gabarito preliminar do concurso PRF ficará melhor se você escrever algo como “Segundo fulano, na página tal do seu livro, afirma que….”. Caso o embasamento esteja disponível na Internet, é ainda melhor! Copie e cole a URL do site que embasa o seu recurso no corpo do seu texto.

5 – Atenção para o limite de caracteres (se houver)

Algumas bancas podem colocar, em suas páginas, limite de caracteres para a elaboração dos recursos (1000 caracteres, 2 mil caracteres). Você não é obrigado a esgotar o limite de caracteres (se o seu recurso estiver claro, você não vai precisar “encher linguiça”), porém, se você extrapolar o limite, vai precisar condensar suas ideias para que elas caibam no limite estipulado. Leia o edital do concurso PRF disponível no site da banca Cebraspe antes de realizar o recurso.

6 – Respeite o prazo estipulado pela banca do concurso PRF (evite postar nos últimos minutos)

Normalmente, o prazo para interpolar o recurso costuma ser de 48 horas após a divulgação do gabarito preliminar e, no caso do concurso PRF, está definido como os dias 12 e 13 de maio. Evite ter que entrar na Internet e acessar a página de recursos nos últimos minutos, pois um pico de acessos pode tirar a página do ar e você ficar sem fazer o seu recurso.

7 – Seja respeitoso com o examinador. Nada de desabafar com a banca

É normal que você esteja chateado, até mesmo revoltado, com o gabarito que a banca deu para alguma questão. Mas nada de ser desrespeitoso com o examinador. Vários editais preveem que, em caso de desrespeito, o recurso será indeferido sumariamente. Além disso, não gaste tempo tentando mexer com as emoções do examinador, contando da sua vida, dizendo da dificuldade que foi se preparar para o concurso, falando que é um absurdo a banca cometer determinado erro etc.


Concurso PRF: onde propor o recurso?

No próprio site da banca Cebraspe, quando você tem acesso ao gabarito preliminar, estarão as orientações para a interposição do recurso. Como já dito anteriormente, o prazo para a interposição de recursos será os dias 12 e 13 de maio. Não perca esta data.


Meu recurso foi indeferido. E agora?

Se caso você entenda que foi prejudicado no concurso PRF e, mesmo entrando com recurso, esse não foi aceito, você ainda pode recorrer à via judicial.

Ressalta-se, no entanto, que há grande controvérsia sobre o cabimento ou não da intervenção judicial no mérito da decisão do examinador do certame.

Já houve decisão entendendo que é possível o controle de LEGALIDADE. Isto é, se o juiz entender que o tema da questão não encontra respaldo no edital, em caso de evidente erro material, seria possível uma intervenção assim.


Veja esta ementa do STJ:

recurso concurso prf


Resumo do concurso PRF

Situação: prazo recursal aberto (12 e 13 de maio)
Banca: Cebraspe
Vagas: 1.500 (+ 500 excedentes em 2022)
Cargos: Policial Rodoviário Federal
Escolaridade: nível superior
Salários: iniciais de R$ 9.899,88


Fonte: Direção Concursos, por Saga Policial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.