E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Sobre a avaliação psicológica do Concurso PRF

Artigo exclusivo do Saga Policial, criado pelo Instituto Supera, para amenizar as angústias e esclarecer dúvidas causadas pela fase de avaliação psicológica no Concurso PRF. Proibida a cópia em todo ou em parte, sem citação da fonte (Saga Policial).

Abril de 2019 – por Instituto Supera

Olá! Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns para você que conseguiu chegar até o psicológico da PRF, mostra que você é diferenciado não somente em conhecimento, mas também em dedicação, pois sei que foi necessário muita luta para conseguir chegar até aqui.

O Instituto Supera é parceiro do Saga Policial e dos Projetos Missão, portanto, sabemos que no momento da avaliação psicológica os candidatos do Concurso PRF (e também do Concurso PF, Concurso PCDF e outras concursos das carreiras policiais) carregam muitas dúvidas e ansiedades por esta fase.

Este artigo é um material de apoio para a fase psicológica da PRF para, justamente, amenizar um pouco essa angústia e esclarecer dúvidas.

O Exame Psicológico é difícil?

Quando se fala na Avaliação Psicológica da Polícia, muitos candidatos, mesmo os que ainda nem chegaram nesta fase, ficam muito preocupados, afinal em alguns concursos é a etapa em que mais reprovam candidatos.

Mas calma, isso só acontece porque é muito comum ver candidatos se preparando para a Prova Escrita, para o Teste Físico e etc, porém quando citamos o EXAME PSICOLÓGICO, acabam não se preparando e se tornando INAPTOS. Ou quando se preparam acabam se deparando com informações inadequadas através de alguma fonte incorreta, tentando usar alguma fórmula pronta, decorada, que acaba dando o mesmo resultado INAPTO.

“Muitos não sabem, mas também há um contra perfil.”

Edital da PRF 2018

Segundo Edital nº 1 – PRF – Policial Rodoviário Federal, em relação a “fase psicológica da PRF”, consta que: “de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo”. 

São muitas características pedidas no edital, sendo elas: 

  1. controle emocional
  2. empatia
  3. liderança
  4. tomada de decisão
  5. dinamismo, comunicabilidade
  6. planejamento
  7. organização
  8. relacionamento interpessoal
  9. persistência
  10. prudência
  11. objetividade
  12. criatividade/inovação
  13. urbanidade
  14. comprometimento
  15. autoconfiança
  16. assertividade
  17. proatividade, entre outros
  18. raciocínio: raciocínio espacial, raciocínio lógico, raciocínio verbal.
  19. habilidades específicas: atenção concentrada/sustentada, atenção dividida/difusa
  20. memória visual. 

Muitos não sabem, mas também há um “contra perfil” estabelecido previamente pelo edital.  Segundo o edital, o “contra perfil” é constituído pelas seguintes características: agressividade inadequada e impulsividade exacerbada. Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento. Saber no que deve melhorar como pessoa e nas suas relações interpessoais.

Tal fase consistirá na aplicação coletiva e(ou) individual de instrumentos como testes e entrevistas, capazes de avaliar, de forma objetiva e padronizada os itens mencionados acima.

“Um dos maiores causadores de baixo raciocínio e atenção, que por sinal serão  extremamente cobrados no psicológico, é a ansiedade.”

E o primeiro caminho para conseguir passar nesta fase, que é um mistério para muitos, será conhecer os itens, para que só assim você possa identificar se eles estão presentes na sua personalidade nas dimensões exigidas, por isso vamos descrever abaixo alguns dos que estão mais presentes nas reprovações:

  • Raciocínio espacial, lógico e verbal

Serão aplicados testes de raciocínio e lógica para avaliar as aptidões mentais do candidato.

  • Atenção

Serão aplicados testes de atenção difusa e concentrada.

Concentrada: é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho.

Difusa: capacidade do indivíduo de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo sobre a cena.

  • Memória visual

Serão aplicados testes de avaliação da memória.

 Habilidade do candidato para reter informações visuais (letras, formatos, cores, etc.) durante um período curto de tempo.

Características de Personalidade: Testes e Entrevista

“Quando eu diariamente foco em falar 40 motivos pelo que sou grato na minha vida, automaticamente estarei focando em coisas boas.”

  • Controle Emocional

“Utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade, ou agressividade descontrolada.”

  • Autoconfiança

“Atitude de autodomínio, presença de espírito e confiança nos próprios recursos, estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida. Capacidade em reconhecer suas características pessoais dominantes e acreditar em si mesmo.”

  • Liderança, Comprometimento, Assertividade

“Potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, comunicabilidade, dinamismo, objetividade, planejamento, organização, prudência e persistência.

  • Relacionamento interpessoal, Empatia

Característica que permite aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo que consegue comunicar-se apropriadamente dentro das relações humanas, estejam em conflito ou não.


Estes são alguns dos itens e para ir bem em cada um deles não basta saber o que significa cada um, mas buscar incorporar hábitos no seu dia a dia que estimulem o desenvolvimento deles. Estes hábitos podem ser exercícios físicos, gratidão, estimulação da autoconfiança, meditação, entre outros.

Um dos maiores causadores de baixo raciocínio e atenção, que por sinal serão  extremamente cobrados no psicológico, é a ansiedade, por isso a importância de trabalhar as expectativas com relação ao concurso. E um exercício muito bom para isso é a gratidão, pois quando eu diariamente foco em falar 40 motivos pelo que sou grato na minha vida, automaticamente estarei focando em coisas boas que já possuo e isso descerá a expectativa com relação a importância da conquista do meu objetivo, diminuindo assim a ansiedade.

Então, se você deseja facilitar sua aprovação nesta fase, talvez seja necessário buscar um método preparatório de qualidade, que desenvolva seu perfil da melhor maneira possível, para que você aumente suas chances de aprovação, e fique mais próximo do seu objetivo, que é se tornar um grande policial.

O Instituto Supera está com você nessa etapa, eles estão nessa missão de ajudar candidatos a passarem na fase psicológica desde 2009 e foi criado para te colocar ainda mais próximo do seu objetivo, foi desenvolvido pelo especialista e psicólogo Felipe Oliveira, registro CRP 06/95373, que também já foi policial e passou por este desafio, ele vem preparando candidatos de diversos concursos das carreiras policiais pelo Brasil, tendo em sua história profissional aproximadamente 6 mil aprovações de alunos na fase psicológica.

Para saber onde encontrar o treinamento do Felipe e ter acesso uma aula gratuita, deixamos o site oficial do Instituto Supera, localizado em São Paulo – SP e o número de contato. O Instituto Supera conta com treinamentos presenciais e a distância. Aproveite e boa aprovação!

Contato: (11)96031-5585 / www.institutosupera.com.br

Fonte: Saga Policial


Siga o INSTAGRAM Projetos Missão e acompanhe novidades!

APROVADOS MISSAO PRF 2019

Compartilhar nas Redes

2 respostas para “Sobre a avaliação psicológica do Concurso PRF”

  1. Enéas de Paula disse:

    Qual valor da preparação e como será feito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
turma simulado missao pf v8
69
turma de simulados missao prf v6
70
300x250_estrategia
71
MISSAO PCDF V5 RODAPE ATE A PROVA
72
G_Display_336x628 (1)
317
missao prf
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.