E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

UFF forma policiais tecnólogos em segurança pública

Centenas de profissionais da área policial se formam neste final de 2016 no Curso de Tecnologia em Segurança Pública da UFF/RJ. Com formação multidisciplinar e grande conhecimento teórico, técnico e prático; estão aptos a transformar o ambiente onde atuam e trazer melhorias significativas para a população.    

21/12/2016

A Universidade Federal Fluminense (UFF), do município de Niterói/RJ, através do Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), irá formar neste final de 2016 cerca de 300 profissionais da área policial do seu Curso de Tecnologia em Segurança Pública.

O curso é oferecido apenas para profissionais da ativa da Segurança Pública, sendo 80% destinadas a Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e demais 20% aos profissionais da ativa das Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais de outros Estados da federação.

Esta é a primeira grande formatura que o curso irá realizar desde 2014, quando teve seu início através da modalidade de educação a distância e em regime semipresencial. Os profissionais tiveram, no mínimo, 5 semestres para completar as 1560 horas obrigatórias de estudos, distribuídas em 31 disciplinas, e mais 45 horas de atividades acadêmicas complementares.

Entre as disciplinas estudadas, os alunos tiveram aulas de Matemática Aplicada à Segurança Pública, Antropologia do Direito, Gestão em Administração Pública, Formas Alternativas de Administração de Conflitos, Sociologia do Crime e da Violência, Produção e Gestão da Informação em Segurança Pública e Análise de Políticas Públicas.

O coordenador do curso é o antropólogo Roberto Kant de Lima e entre os professores tutores, responsáveis pela orientação geral e acadêmica, os alunos tiveram direcionamentos dados pelos conceituados professores Jacqueline de Oliveira Muniz, Michel Misse, Lenin dos Santos Pires, Vivian Gilbert Ferreira Paes, entre outros.

Para o aluno formando Luciano Soares, Inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, morador do município de Três Rios, o destaque do curso foi a formação multidisciplinar que o curso proporcionou e a qualidade do ensino – “Tivemos aulas de ciências exatas e humanas. Uma formação completa. Podemos absorver grande conhecimento técnico, teórico e prático. Ministrado com qualidade por professores qualificados”, disse ele.

Para outro aluno formando, Marcio Bastos, também Policial Civil, a grande formação acadêmica proporcionada aos profissionais deve ser aproveitada pelas instituições e poder público, caso contrário, todo o conhecimento será desperdiçado – “As instituições públicas não possuem a cultura de aproveitamento do conhecimento de seus servidores qualificados. Na atual crise financeira, o que aprendemos no curso poderá ser muito útil para os gestores. Porém, até agora, não vejo nenhum movimento para aproveitar nossa formação”.

Segundo a UFF/RJ, o Curso de Tecnologia em Segurança Pública forma profissionais capazes de atuar nas funções de pesquisa, assessoria, consultoria, gestão, planejamento, avaliação e execução de políticas públicas da área.

Por enquanto, os profissionais formandos podem transformar seus ambientes de trabalho devido ao grande conhecimento acadêmico adquirido durante o curso, esperando melhores oportunidades geradas pelos gestores. A sociedade brasileira, que convive com altos índices de violência, espera e agradece.

Fonte: Saga Policial

 

Compartilhar nas Redes

6 respostas para “UFF forma policiais tecnólogos em segurança pública”

  1. André Reis disse:

    MAIS UM MOTIVO PARA A PMERJ REAVALIAR E INCLUIR ESSES TECNÓLOGOS EM SEU CONCURSO PARA OFICIAL, ATÉ PORQUE ESSE CURSO E SEUS ESTUDOS ESTÃO VOLTADOS EXATAMENTE PARA QUASE TODOS OS TIPOS DE CONFLITOS E COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE, E SE VALIDAM PELOS GRANDES SOCIÓLOGOS E ANTROPOLOGOS RENOMADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

  2. Willian Cesar dos Santos Oliveira disse:

    Os gestores da segurança só querem manter o poder e estão lixando para a população! Infelizmente esses profissionais não serão aproveitados porque são uma ameaça ao poder dos chefes. Um dia a população se revolta com tudo isso e vão dizer que são vândalos.

  3. Caio Apavoronato disse:

    Parabéns aos formandos! Enviem seus currículos para a iniciativa privada! O estado não quer policiais pensando!!

  4. NELSON SANTOS disse:

    DESEJO SABER DO AMIGO FRANÇA QUE PODE SE SÓCIO DA OPB? WHATSAPP.97900.1257 OU 988526190 DDD 81

  5. Wesley disse:

    Alguém saberia me dizer se bombeiro civil também pode fazer esta faculdade ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
Cópia de My Post copy 4
69
Cópia de My Post copy 3
70
300x250_estrategia
71
simulado agente pcdf rodapé
72
G_Display_336x628 (1)
317
simulados inspetor pcrj
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.