E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Violência no Rio explode, mas Olimpíadas será ótima

“Os índices não estão bons. Houve uma série de aumentos. – Nas Olimpíadas, já temos certeza de que teremos apoio total. – Mas a Olimpíada vai embora e a população fica.”

20/05/2016 – Saga Policial /

Na mesma semana que foi divulgado aumento em todos os índices de violência no Rio de Janeiro, delegações estrangeiras elogiaram preparação da segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 durante a Semana Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016, encerrada na terça-feira (17/05) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O evento, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) teve início na última quinta-feira (12/05) e contou com a presença de 475 autoridades e representantes de 77 países que terão delegações nos Jogos de 2016. A Semana foi composta de dois eventos. Inicialmente, o 2º Briefing Internacional de Segurança para os Jogos de 2016, foi a oportunidade em que todas as instituições responsáveis pela operação de segurança apresentaram os planos para os representantes estrangeiros.

A seguir, o Seminário Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016 promoveu o intercâmbio de informações entre os profissionais de segurança pública brasileiros e estrangeiros. O ex-superintendente da Royal Canadian Mounted Police (RCMP, a polícia montada do Canadá), Mike McDonell, após compartilhar experiência dos Jogos de Londres 2012, elogiou a iniciativa do evento. “O compartilhamento de informações sobre segurança permite uma prática mais efetiva a partir do aprendizado de outras experiências. A palavra-chave neste trabalho é integração e temos visto o Brasil muito bem preparado”.

Para Andrei Rodrigues, titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, o encontro no Rio de Janeiro atingiu seu objetivo. “A proposta era mostrar a maturidade do planejamento da operação de segurança para os Jogos Rio 2016. Esta foi mais uma troca de experiências e nós tivemos a oportunidade de apresentar a preparação para este que é o maior de todos os eventos que o Brasil vem recebendo nos últimos anos”, afirmou.

Enquanto isso, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Rio de Janeiro aumentou 15,4% neste ano (1.715 casos) em relação aos primeiros quatro meses de 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 19/05, pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a menos de três meses do início dos Jogos Olímpicos.

No total, foram 2.036 mortes (crescimento de 12%) entre os meses de janeiro e abril, incluindo, além de homicídio doloso, as decorrentes de latrocínio (roubo seguido de morte) e de ações policiais.

De acordo com o ISP, também houve aumento de 23,7% no número de roubos e assaltos a transeuntes (38.461 casos entre janeiro e abril deste ano), assim como no número de roubos de automóveis, que subiu 19,7%.

Apenas em abril, foram contabilizadas 565 mortes violentas, com um crescimento de 33,6% frente ao mesmo mês do ano passado – 471 homicídios dolosos (38,9%), 6.797 roubos e assaltos na rua (22,4%) e 3.263 roubos de veículos (21,3%).

O crescimento da violência no Rio de Janeiro pelo quarto mês seguido foi lamentado pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que evitou atribuí-lo à crise financeira do Estado.

“Os índices não estão bons. Houve uma série de aumentos (de índices de criminalidade), o que não é bom”, afirmou Beltrame aos jornalistas.

O secretário admitiu que em parte esse aumento da violência foi pela redução de horas extras trabalhadas pela polícia e pela diminuição da vigilância policial, mas que não foi algo que pode ser atribuído exclusivamente à crise.

“Esperamos reverter isso, mas não podemos culpar a crise. Temos que buscar meios estratégicos para resolver isso (falta de recursos) e oferecer tranquilidade à população”, afirmou.

O secretário de Segurança também disse que, vai solicitar ao governo federal efetivo militar para reforçar o policiamento em locais estratégicos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ele se reuniu com o Ministro da Defesa interino, Raul Jungmann. O número de militares e os locais não foram divulgados. O pedido deverá ser feito pelo governador em exercício Francisco Dornelles ao presidente interino, Michel Temer. Beltrame mostrou-se tranquilo em relação à segurança dos Jogos, mas manifestou preocupação com o período.

“Nas Olimpíadas, já temos certeza de que teremos apoio total de vários ministérios e das várias polícias e acredito que vai transcorrer normalmente. Mas também tenho que ter preocupação com a segurança pública da cidade, do cidadão e que, depois que termina o evento, todo esse apoio vai embora”, disse. “Com os episódios do aumento de criminalidade e essas outras situações, cabe ao estado resolver através de mudança de estratégias operacionais. A Olimpíada vai embora e a população fica”.

O Exército disponibilizará cerca de 15 mil militares como força de contingência que estarão a postos para uma emergência durante o evento. Também 2 mil agentes da Força Nacional atuarão no Rio durante os Jogos. O contingente será necessário para completar o total de 9,6 mil homens da Força Nacional previsto no planejamento da segurança na Rio 2016.

Fonte: Saga Policial, Agencia Brasil, surto olímpico, notícias do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.