E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Especial Perito Criminal

Perícia criminal é considerada fundamental para resolução de crimes. Para se tornar um perito criminal é preciso prestar concurso. Veja matéria especial revelando tudo sobre a profissão, além de curiosidades, dicas e próximos concursos.

09/06/2015* – Saga Policial / *Atualizado em 11/2016.

Considerada ponto-chave em todas as investigações criminais, a perícia técnica vem ganhando destaque nos últimos anos por conta dos crimes de grande repercussão e que parecem ser de difícil solução. Além disso, seriados que mostram policiais ou peritos utilizando ciência e tecnologia para desvendar casos complexos também ajudam a aumentar o interesse pela área.

Para entender melhor qual o papel desses profissionais, o portal G1 acompanhou o trabalho de Sérgio Vieira Ferreira, 51 anos, perito que atuou em um dos crimes mais famosos na história do país. Ele estava de plantão na noite da morte da menina Isabella Nardoni, em março de 2008, e foi o primeiro perito a chegar à cena do crime, o apartamento de Alexandre Nardoni, condenado pela acusação de ter jogado a filha pela janela.

A ocorrência acompanhada pelo portal G1, na madrugada de uma quarta-feira, foi a sétima do plantão de Sérgio Ferreira – um plantão de 24 horas. Em uma rua tranquila do bairro do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, houve uma tentativa de assalto, por volta de 21h, com vítima baleada e socorrida com vida, segundo informações iniciais. A reportagem acompanhava o perito em outra ocorrência, no centro de São Paulo, quando Sérgio foi notificado da nova perícia.

A vítima era um homem de 50 anos. De acordo com testemunhas, ele saiu de carro de casa, a algumas quadras do local do crime, para comprar ração para o cachorro. Na tentativa de assalto, a vítima, em um Honda Civic, foi baleada. O assaltante fugiu. O motorista ainda correu pela rua em busca de ajuda, foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Ferreira disse à reportagem que um perito não pode se envolver com nenhum caso. “Somos policiais técnicos. É necessário coletar provas técnicas. Não pode se emocionar. Tem casos difíceis que, como ser humano, você tem que dar aquele breque. Mas vamos fazer o serviço e coletar o que tiver para coletar”, afirmou.

O perito, no entanto, não escondeu que casos envolvendo crianças o “incomodam” mais. “Eu era o perito plantonista naquela noite [da morte de Isabella] e fui o primeiro da perícia a chegar ao local. Chegou como crime contra o patrimônio, que alguém havia invadido um apartamento e jogado a criança pela janela. Pensei no lógico. Se alguém invadiu, vai ter sinais de arrombamento. E fui percebendo que a história não batia. E os vestígios contam para a gente a história. O perito, com a experiência, aprende a ter esse tino.”

Formado em biologia, Ferreira já trabalhou como professor e prestou concurso por incentivo do irmão, que é policial. “Ser perito para mim é uma profissão maravilhosa, a cada dia há casos diferentes. Não estamos aqui para condenar nem inocentar, mas para dar subsídios para que se tenha investigação honesta.”

 

Viaturas da Polícia Cientifica em São Paulo

Tipos de perícia

São duas as áreas de atuação dentro da perícia criminal: o trabalho de campo, quando os peritos saem para a rua e vão ao local do crime coletar indícios para produção das provas, como faz Sérgio Ferreira; e o trabalho nos laboratórios, no qual os peritos fazem análise dos materiais coletados nos locais dos crimes.

Em São Paulo, a Polícia Técnico-Científica tem seis áreas laboratoriais para análise das provas obtidas na perícia de campo: física, química, análise instrumental, entorpecentes, balística e biologia/bioquímica.

O perito Adílson Pereira, físico que coordena os laboratórios da capital paulista, mostrou um dos locais que despertam mais curiosidade em relação às investigações criminais: o laboratório de DNA forense. É lá que amostras de sangue ou outros materiais genéticos são analisados.

“No laboratório de DNA forense se faz análise para chegar ao perfil genético do material, que será comparado com suspeito, vítima ou parentes. Aqui é analisado todo material biológico: sangue, ossos, cabelo, material nas unhas da vítima que eventualmente tentou se defender arranhando outra pessoa. São materiais coletados no campo ou pelo médico legista, recolhido no cadáver ou no vivo que tenha ido fazer exame de corpo de delito”, explica.

Pereira conta que nem sempre é fácil analisar esses materiais: “Muitas vezes analisamos material em decomposição, pode levar de alguns dias até seis meses. Às vezes o sangue ficou muitas horas exposto ao sol, isso torna mais difícil o trabalho.”

O Instituto Médico Legal (IML) também faz parte da Polícia Técnica. Se, por acaso, balas são retiradas de vítimas pelos médicos legistas, esses materiais serão analisados nos laboratórios.

 

Famosa série americana “CSI” sobre perícias criminais.

Efeito ‘CSI’

Presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), o perito paraibano Humberto Pontes diz que há falta de pessoal em todas as perícias do país e avalia que a abertura de concursos sempre é necessária.

“Estudos dão conta de que é preciso 1 perito para cada 5 mil habitantes, e isso não acontece. (…) Sempre é preciso abrir concurso”, afirmou.

Pontes, da ABC, diz que há demanda para preenchimento dos cargos. “Tem bastante gente interessada. Tenho recebido estudantes e graduados interessados sobre onde tem concurso. Isso é efeito CSI, que tem feito uma divulgação enorme da perícia”, comenta, citando o seriado de TV norte-americano.

Adílson Pereira, do laboratório da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, comenta que há, inclusive, semelhança entre a realidade da perícia e as séries de televisão que atraem os jovens para a profissão.

“A consultoria para esses seriados é muito boa. Os equipamentos são os mesmos de que dispomos. Evidentemente que nos seriados mostram os produtos ‘top de linha’. As técnicas utilizadas são parecidas. A diferença é que lá eles fecham os episódios em 40 minutos. Aqui, não recebemos o roteiro, é uma incógnita. Não dá para fechar em 40 minutos, às vezes demora seis meses para fechar um caso.”

Moraes, do Núcleo de Crimes contra a Pessoa, concorda: “CSI realmente mostra o trabalho que se faz. CSI americana é um pouco diferente porque o perito é policial. Aqui o perito aparece só depois que o crime acontece.”

O perito Sérgio Ferreira não concorda tanto assim: “Lá dá tudo certo, colhem a impressão digital e sabem até a cor dos olhos da pessoa. Coisas que não têm nada a ver. Mas é Hollywood. Tem que ter magia”, comenta, aos risos. 

Equipamentos

Um perito de campo, quando sai para seu trabalho, leva consigo uma maleta com objetos simples, mas que são fundamentais para o trabalho. Entre eles há pinça, lanterna e outros – confira no infográfico abaixo para o que serve cada um.

 

Exemplo de maleta usada pela perícia.

 

Além do material básico, há ainda itens mais complexos, mas que ficaram famosos por conta das investigações criminais de repercussão e dos seriados. São eles o luminol, também conhecido como bluestar, e as luzes forenses. O luminol serve para detectar manchas de sangue, e as luzes são, na verdade, faróis possantes com infravermelho que revelam a presença de substâncias orgânicas.

 

349848140

Exemplo de uso do “luminol”.

 

No acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em 2007, as luzes forenses foram usadas para localização de restos mortais, conforme explicou José Antonio de Moraes, do Núcleo de Crimes Contra a Pessoa da polícia técnica paulista.

“No acidente da TAM, embora tenha ocorrido investigação por parte do núcleo de engenharia, o núcleo de crimes contra pessoa também atuou. Foram usadas as luzes forenses. O avião bateu no prédio e caiu metade do prédio. Pegou fogo, explodiu, caiu outra parte. Sobrou pó, misturado com plástico, madeira e restos mortais. Fomos procurar vestígios de material orgânico para tentar ajudar na identificação dos corpos. E conseguimos ajudar.”

 

Perita do Instituto de Criminalística de MG

Como se tornar Perito Criminal  

Atualmente, para ser um perito criminal no Brasil só há uma porta de entrada: o concurso público. É preciso ter graduação completa em qualquer área. O concurso é geralmente formado por três etapas: a prova escrita de múltipla escolha, a prova oral e um curso de formação na Academia de Polícia, que dura quase um ano.

O perito é treinado como um policial comum, mas passa por especialização para atuar na área. O perito criminal pode e deve andar armado, destaca Adílson Pereira. “Somos policiais treinados. Temos que agir como policiais, mas estamos mais voltados para a área científica”, afirmou.

Diretor do Núcleo de Perícias em Crimes contra a Pessoa da Polícia Técnica de São Paulo, José Antonio de Moraes explica ainda que durante a formação o perito estuda criminalística, organização policial, contenção de crises e abordagens, além de outros temas.

Para ele, para ser um bom perito é preciso ter vocação. “Precisa ser um indivíduo chamado vocacionado. Temos aqui formados em direito, biblioteconomia, não importa a área. Caso seja aprovado no concurso, passará por curso de formação e será treinado.”

“Tem gente que entra, fica três meses, e depois não quer mais voltar. Não pode se envolver emocionalmente com o crime. Isso não é frieza, é profissionalismo. (…) A perícia é imparcial. Não importa se os vestígios ajudarem a defesa ou a acusação. O processo tem dois tipos de prova, a testemunhal e a técnica. Pessoas mentem, vestígios jamais”, comenta o perito Moraes.

Enquanto que para ser perito de campo não há exigência sobre área de formação, para atuar nos laboratórios, em muitos casos, é necessário ter conhecimento específico. “Nos laboratórios, damos preferência a quem tem formação, mas não necessariamente quem tem habilitação vai atuar dentro daquela área. Temos uma formação que habilita ao atendimento na cena do crime e, quando tem necessidade de especialista, buscamos dentro dos quadros. Um biólogo não necessariamente vai atuar no laboratório de biologia. Pode atuar também no campo”, explicou o físico Adílson Pereira, que chefia os laboratórios de São Paulo.

Além de peritos criminais, as perícias estaduais têm ainda fotógrafos e desenhistas, que também são concursados. Eles fotografam os locais dos crimes e fazem desenhos para simular situações.

A organização das perícias varia de acordo com cada estado. Em alguns casos, os órgãos são subordinados diretamente à Secretaria de Segurança Pública estadual e têm independência em relação às polícias civil e militar. Em outros estados, as polícias técnicas são subordinadas às polícias civis.

 

Perícia da Polícia Federal

Conheça as Áreas da Perícia Criminal Federal

Perícias em Informática – A perícia em informática desempenha papel fundamental na solução de crimes que utilizam a Internet, entre outros recursos informatizados. Todo trabalho é feito com base em exames minuciosos, que vão, desde análises em local de crime na Internet e mídias de armazenamento, até o rastreamento de mensagens eletrônicas, identificação e localização de internautas e sites ilegais.

Perícia Contábil e Financeira – A repressão aos crimes financeiros são focos de atuação da perícia contábil e financeira. Os crimes desta natureza consistem em todo delito, sem o uso de violência, danoso a sociedade e que tenha como objetivo final a obtenção de lucro.Perícias Documentoscópicas – As perícias documentoscópicas estão presentes em quase todas as ações da Polícia Federal, realizadas em todo o Brasil, principalmente, no combate aos crimes contra a fraude documental, comumente utilizado nos crimes contra o sistema financeiro nacional.

Perícias em Audiovisual e Eletrônicos – Grampos telefônicos, clonagem de cartões de crédito, centrais de telefonia clandestina, rádios piratas e provedores de Internet ilegais. Estes são alguns dos delitos que, freqüentemente, exigem a atividade pericial em audiovisuais e eletrônicos do Departamento da Polícia Federal.

Perícias de Química Forense – A análise, a caracterização e o desenvolvimento de novas metodologias de exames em drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis, em diferentes formas de apresentação, são atribuições da perícia em química forense da Polícia Federal. Os peritos criminais em laboratório, em sua maioria, realizam exames no material solicitado, a fim de identificar as substâncias presentes, sua quantidade, princípio ativo, além da prerrogativa legal, que tange à parte técnica, ou seja, à licitude da substância.

Perícias de Engenharia – Superfaturamento de licitações, financiamentos e contratos de obras públicas estão entre os casos solucionados pelos peritos de engenharia. São eles os responsáveis por analisar se uma rede de esgoto foi toda construída, o custo de mercado da escola no interior do estado, se a venda de um imóvel foi abaixo do valor de mercado ou a causa do rompimento de uma barragem.

Perícias de Meio Ambiente – Os peritos criminais federais das áreas de atuação da criminalística ambiental trabalham na realização de exames e produção de laudos periciais em crimes que envolvem a fauna, flora, poluição, extração mineral e invasão de áreas protegidas. Em determinados casos, as perícias incluem ainda, exames em sítios arqueológicos, fossilíferos e de patrimônio natural, que visam caracterizar e avaliar danos ambientais em áreas alteradas, identificar taxonomicamente organismos vivos ou partes deles, classificar minerais e, quando possível, valorizar economicamente os recursos naturais.

Perícias em Genética Forense – As perícias em Genética Forense realizam análises de identificação genética em humanos, animais e vegetais. Os exames e pesquisas do Departamento de Polícia Federal são realizados, exclusivamente, no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

Perícias em Balística – Os peritos em balística forense do Departamento de Polícia Federal são responsáveis por confirmar a prova da ocorrência de um crime, que tenha como objeto principal uma arma de fogo. O trabalho consiste na identificação de armas e revelação de caracteres de registro que foram adulterados e suprimidos pelos criminosos. Além disso, são realizados exames mais completos em armas, munições, entre outros elementos, a procura de provas materiais.

Perícias em Locais de Crime – Para a produção da maioria dos laudos da perícia federal é preciso, antes de qualquer coisa, que o local de crime seja fotografado, analisado e feito a coleta de todos os vestígios necessários, que, posteriormente, são submetidos a análises em laboratório. O trabalho de perícias em locais de crimes é realizado pelos peritos criminais de qualquer área de formação e que estejam de plantão nos Setores Técnicos Científicos (SETECs) dos estados, ou no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

Perícias em Bombas e Explosivos – Ocorrências que envolvem bombas em propriedades públicas e privadas são freqüentes no Brasil. Para combater e solucionar as ameaças que colocam em risco a segurança pública, o Departamento de Polícia Federal designa peritos especializados para essa atividade. As equipes são responsáveis por atender a qualquer ocorrência de ameaça de bomba, entre outras atividades correlatas, como varreduras de segurança, perícias de pós-explosão e o planejamento da segurança antibomba em grandes eventos nacionais e internacionais.

Perícias de Veículos – Em diversas ocorrências criminais existe a ligação direta ou indireta com um veículo e em muitas delas, os veículos envolvidos apresentam uma série de vestígios, cujo processamento pode demandar a atuação de peritos criminais federais de diferentes áreas.

Perícias de Medicina e Odontologia Forense – As perícias médico-legais são realizadas em casos de crimes contra a integridade física da pessoa. Dentro da PF, esses exames são empregados geralmente quando estão relacionados com situações cuja responsabilidade é demandada da polícia judiciária da União ou da Justiça Federal.

Perícias sobre o Patrimônio Cultural – A Constituição Federal define o que é o patrimônio cultural, dessa forma, os bens examinados por essa área específica da perícia podem ser imóveis ou móveis, como edificações, peças e até mesmo sítios históricos ou arqueológicos ameaçados pela ação criminosa.

Perito Criminal Federal – Requisitos e Atribuições

Atribuições: instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o Órgão na consecução dos seus fins.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 1

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências  Contábeis  ou  Ciências Econômicas,  fornecido  por  instituição  de  ensino  superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 2

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Elétrica,  Engenharia Eletrônica,  Engenharia  de  Redes  de  Comunicação  ou  Engenharia  de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou Engenharia de Redes de Comunicação,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 4

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Agronômica,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 5

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 6

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Química,  Química  ou  Química Industrial,  fornecido  por  instituição  de  ensino  superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 7

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 8

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina  ou  Ciências  Biológicas, fornecido  por  instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 9

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Florestal,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 10

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina  Veterinária,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 11

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Cartográfica,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 12

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 13

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 14

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 15

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  Mecânica  ou  Engenharia Mecatrônica,  fornecido  por  instituição  de  ensino  superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 16

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 17

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia  de  Minas,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 18

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica,  fornecido  por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da Educação.

Autonomia dos Peritos

A autonomia da perícia criminal está prevista na PEC 325/09, que garante autonomia e, consequentemente, mais isenção aos órgãos de perícia técnica e criminal das polícias civis e federal.

O atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já ressaltou a importância do tema e em abril/2015, recebeu uma representação de peritos criminais da Polícia Federal, que defenderam a inclusão da proposta na pauta do Plenário.

A Proposta de emenda à Constituição (PEC) que transforma a perícia criminal em órgão permanente de segurança pública já foi aprovada pela comissão especial da Câmara que analisou a matéria. O relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), apresentou parecer favorável à proposta, que desvincula a perícia criminal da Polícia Federal, no caso da União, e das polícias civis e militares, nos estados e no Distrito Federal.

De acordo com Molon, a autonomia da perícia criminal é um passo importante para o combate à impunidade no país. Segundo ele, a autonomia da perícia é uma garantia de que as apurações de crimes sejam feitas com mais independência para condenar os culpados e absolver os inocentes. O texto aprovado estabelece que a perícia também será autônoma em investigações militares.

Pelo texto aprovado, serão criadas a perícia criminal federal, na União, e as perícias criminais no âmbito de cada estado e do Distrito Federal. Essas perícias devem ser dirigidas por perito criminal de carreira. A proposta estabelece, ainda, que serão estruturadas em carreira única, e se destinam a exercer, com exclusividade, as funções de perícia oficial, de natureza criminal.

Concursos previstos para 2017

Em nível nacional, há expectativa para abertura de um concurso em 2017, com 67 vagas para o cargo de Perito da Polícia Federal.

Segundo responsáveis pelo setor de recrutamento e seleção do DPF, o processo do concurso para os cargos de Delegado e Perito retornou à PF para que fossem atualizadas as informações do impacto financeiro das novas contratações. A atualização já foi efetuada e conduzida para análise junto ao Ministério da Justiça, que repassará as informações ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), último estágio antes do processo de elaboração dos editais.

Com isso, há grande probabilidade da publicação do edital deste concurso ocorrer no segundo semestre, com aplicação das provas para o final de 2017 ou início de 2018.

O último concurso para o cargo de Perito Criminal Federal foi em 2013, cuja banca foi o CESPE/UnB, e o certame se constituiu de provas objetiva e discursiva, testes de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e análise de títulos. A parte objetiva teve 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os aprovados em todas as fases foram submetidos a um curso de formação profissional.

O concurso apresentou 35.800 inscritos para 100 vagas de Perito e as opções foram para áreas de ciências contábeis ou econômicas, engenharia em diversas especialidades, ciências da computação, geologia, química, biomedicina, medicina, odontologia e farmácia.

 

4

Missão Papa Fox para Peritos

O famoso projeto Missão Papa Fox (Missão PF) teve 8 aprovados no último concurso para Perito da Polícia Federal. Como muitos sabem, o MPF é um projeto de médio prazo, voltado para os concursos da Polícia Federal, que reúne candidatos de todo o Brasil, que estudam através de simulados e outras ferramentas disponibilizadas no grupo.

No último concurso de Perito Criminal Federal, área 3, o projeto fez 8 aprovados, para um total de 18 vagas!

Atualmente está aberto o Missão Papa Fox (v5) direcionado para o próximo concurso de Agente e Escrivão da PF, mas que poderá ser usado pelos candidatos ao cargo de Perito, pois esta área de conhecimento fará prova de conhecimentos básicos, matéria que está inserida no Projeto Missão PF.

Para fazer parte do Projeto Missão Papa Fox (Projeto Missão PF) basta realizar o cadastro no iGestorMissão através do link http://www.igestormissao.com.br/igestor/Account/Register . Após concluir o cadastro, você receberá por e-mail uma senha de acesso. Ao realizar o primeiro acesso no iGestorMissão você será convidado a realizar o investimento para participação no Projeto Missão PF.

Acesse aqui os Peritos do Projeto Missão PF Aprovados no último concurso de Peritos da Polícia Federal!

 

 

 

 

PERITO-FEDERAL-300x250

 

 

Vídeos para interessados na área

 

 

FONTE: Agência Câmara Notícias, APCF e Mariana Oliveira, do portal G1, com adaptações e informações da Saga Policial. Atualizado em novembro/2016.

299 respostas para “Especial Perito Criminal”

  1. Janaína Santana disse:

    Com a faculdade de Direito posso ser um perito criminal da Polícia civil ou federal

  2. ariana disse:

    boa tarde, sou aluna do curso Biomedicina, quais as outras graduações podem ser tornar perito em genetica forense

    • Saga Policial disse:

      Ariana, o aprendizado para exercer a profissão de perito em genetica forense é realizado internamente na Polícia Federal. Portanto, não há um curso específico solicitado como pré-requisito. Logicamente, será considerado o currículo dos peritos que possuem pré-conhecimento nesta área.

  3. Mil disse:

    Com a faculdade de administração posso prestar concurso para perito criminal?

    • Saga Policial disse:

      Olá Mil!
      Na área federal não. Apenas em alguns concursos estaduais. Neste caso, é necessário realizar uma pesquisa para saber quais estados disponibilizam as vagas para qualquer graduação superior ou a sua formação específica.

  4. Ramon D. disse:

    Cadê o concurso para perito criminal federal? Nem previsão tem mais?

  5. Joás Ferreira disse:

    Resumidamente falando, o que necessariamente o perito (criminal federal/área 4)-engenheiro agronômico trabalha?

  6. Leandro disse:

    Conforme mencionado nesta matéria, o concurso de PCF está previsto para o segundo semestre de 2017? Sendo assim, ANP somente em 2018.. gostaria de saber se o Saga Policial confirma essa informação.. obrigado.

    • Saga Policial disse:

      Leandro,
      Seria leviano de nossa parte afirmar. Porém, se houver estabilidade política, provavelmente essa expectativa poderá ser confirmada!
      Foco, Fé, Força e Honra!

  7. Beatriz disse:

    Olá, quero cursar biomedicina, posso me tornar perita com essa graduação? Em qual área da pericia posso fazer?

  8. Luciana disse:

    Qual a diferença de perito civil e federal? Salário? Visto q somente no caso do concurso de perito civil pode ser formado em outras áreas q não essas exigidas pela federal

    • Saga Policial disse:

      Luciana, em resumo, não há muitas diferenças nas atribuições dos trabalhos do perito federal e estadual. Porém, há muitas diferenças nas regras para acesso ao cargo, tanto em relação ao perito federal com os estaduais, e tanto quanto entre os próprios estados.
      Isso acontece por falta de uma política nacional que faça uma matriz curricular para os peritos criminais do Brasil.
      Hoje, cada ente federativo faz o que quer.

  9. Fernanda R. disse:

    Se eu fazer uma faculdade de enfermagem, posso me tornar perita? Em que área vou trabalhar?

    • Saga Policial disse:

      Fernanda, a Polícia Federal não oferece vagas de Perito Criminal Federal para graduados em enfermagem. Porém, a nível estadual, algumas polícias civis solicitam esta graduação, como por exemplo, em São Paulo.

  10. Stefany Oliveira disse:

    Com a faculdade de enfermagem eu posso exercer algum cargo como perito criminal?

    • Saga Policial disse:

      Stefany, a Polícia Federal não oferece vagas de Perito Criminal Federal para graduados em enfermagem. Porém, a nível estadual, algumas polícias civis solicitam esta graduação, como por exemplo, em São Paulo.

  11. Manuela disse:

    Com a faculdade de ciencias biologicas licenciatura, posso exercer algum cargo com perito criminal

  12. Mateus Lacerda disse:

    Essa ordem está certa? os parágrafos “área de atuação” e “requisitos”? exemplo área 9, que diz que é “Pericia em balística”, e precisa de ser formado em “engenharia florestal”???
    “pericia em informatica” a pessoa ter formação em “Ciencias contabeis” sendo que “pericia financeira” a pessoa tem que ser formada em “Engenharia Eletrica”.

  13. Amanda disse:

    Como fisioterapeuta posso exercer algum cargo para perito criminal?

  14. Wagner Guerra disse:

    Para ser perito na parte de medicina é obrigado eu me especializar em medicina legal?

  15. LohLopes disse:

    Olá, Será que esse concurso de 2017 vai ter vaga para perito da área 15 (eng. Mecânica)? O último que abriu foi em 2004.
    Obrigada.

    • Saga Policial disse:

      LohLopes, não é possível saber antecipadamente quais as áreas serão contempladas, porém, a área 15 é uma das áreas com grandes necessidades de aumento do efetivo na PF.

  16. Gustavo Giorgis Santos disse:

    Olá!
    Gostaria de saber, se com o curso de Licenciatura em química, poderei realizar o concurso na área de perícia criminal-química.

  17. Leandro Miguel disse:

    Boa tarde, na área da engenharia civil só lhe compete aquelas atribuições (orçamentos, irregularidades de obras, licitações)? Ele não participa de outras atribuições investigativas que envolva outros tipos de delitos, por exemplo, homicídio!? Obrigado.

    • Saga Policial disse:

      Leandro, é possível que peritos formados em diversas graduações, inclusive engenharia, participe de inúmeras investigações delituosas diferentes de suas formações iniciais. Isto vai depender muito do local de lotação. Atente que o crime de homicídio não é numeroso a nível federal. A atribuição deste delito está em maior número com as polícias estaduais, onde atuam os peritos das polícias civis.

  18. Suany disse:

    Boa tarde,

    O perito da área 8 trabalha somente dentro do Laboratório de DNA forense ou ele também deve coletar o material biológico na cena do crime ?

  19. Keurilene disse:

    Com a faculdade de ciências biológicas licenciatura, posso exercer algum cargo Na Perícia?

  20. Renata Santos disse:

    Com faculdade de psicologia ou Ed.Física posso exercer algum cargo na perícia?

  21. helton disse:

    Sou formado em fisica – LICENCIATURA. Posso concorrer a área 16 que é para físicos ou somente com o bacharelado?

  22. helton disse:

    Gostaria de generalizar minha dúvida, pois sei que muitos a têm: há alguma restrição para os formados na modalidade LICENCIATURA, ou melhor, todos os licenciados podem concorrer às vagas nas suas respectivas áreas de formação (química, física e ciências biológicas) para o cargo de perito da PF ?

  23. Welisson disse:

    Compartilho da mesma dúvida do Helton.

  24. Emilia disse:

    Se uma pessoa se forma em uma faculdade no exterior, em um curso de pericia criminal e vem trabalhar no Brasil, seu diploma é valido? Seria necessario fazer uma faculdade aqui novamente e o concurso? Apenas o concurso… s? Apenas registrar o diploma? O que deve ser feito???

  25. udson disse:

    Para ser perito em balística tenho que me formar em que ?

  26. Polyana disse:

    Com a faculdade de enfermagem, posso exercer algum cargo na perícia?

  27. AHLDO CÉSAR disse:

    QUERO FAZER FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, SENDO ASSIM POSSO TRABALHAR COMO PERITO ASSIM QUE FORMAR ? E EM QUE AREA IREI TRABALHAR ?

  28. Igor Pedrosa disse:

    Ola tudo bem? estou me formando em Engenharia Quimica, meu sonho é me tornar perito criminal, com esse curso caso eu me tornasse perito, eu conseguiria atuar na area de homicidios , investigaçao em campo e laboratórios? Pois nao gostaria de ta na area responsavel por analisar se uma rede de esgoto foi toda construída, o custo de mercado da escola no interior do estado, se a venda de um imóvel foi abaixo do valor de mercado ou a causa do rompimento de uma barragem. Gostaria de saber se fazendo esse curso estou no caminho certo, pois ate penso em mais pra frente me formar em Biomedicina.

  29. Tereza Rafaela disse:

    Agora em 2017 vai ter vaga para perito na area 7?

  30. Tainara disse:

    Eu ainda tenho um pouco de dúvida sobre o que realmente faz um perito de engenharia elétrica. Alguém teria mais comentários a respeito? Obrigada

    • Saga Policial disse:

      Tainara, em resumo, vamos contar um caso real.
      Certa vez, ocorreu um incêndio na caixa de luz de uma empresa de segurança particular, na qual foram incendiadas centenas de armas de fogo. Neste caso, o perito federal especialista em engenharia elétrica realizou laudo pericial que foi crucial para a investigação.
      Há inúmeras ocorrências que a perícia atua. Impossível enumerar sua atuação aqui.

  31. Gevaldo ribeiro disse:

    Bom dia qual a possibilidade de serem extraídos do corpo de uma vítima de disparos de arma de fogo 2 projéteis emprignados com caliça branca, sendo que no local não havia paredes para o ricochete obrigado e feliz 2017

  32. Gevaldo ribeiro disse:

    Bom dia obrigado fico no aguardo

  33. Mah Rodrigues disse:

    Se eu Cursar Biologia posso me tornar perita criminal?

  34. Dany Paina disse:

    Posso ser perita criminal federal com faculdade de Direito? se não, qual faculdade devo fazer?

  35. Laryssa disse:

    Olá, vou começar a faculdade de Ciências biologicas: Gestão ambiental, gostaria de saber se com esse curso eu posso fazer prova para perita?

  36. Débora disse:

    Olá, tudo bom? Tenho muita vontade de me tornar química forense, mas por mais que eu leia sobre o trabalho que esta área exerce, ainda tenho dúvidas sobre o que de fato o perito químico faz.

  37. Daniel disse:

    Haverá concurso para perito criminal em SP no ano de 2017 ou nao… (pergunta)

  38. Flávio disse:

    Me formei no curso (Técnologo Mecatrônico), possuo CREA e continuo o curso para Engenharia Mecatrônica. Posso participar do concurso? Ou seja, tenho curso superior mas ainda não sou Bacharelado.

  39. Fabiana disse:

    Olá, quero ser perito criminal, pretendo fazer faculdade de química ou física, formando-me em uma dessas faculdades possa trabalhar na área de campo? Na matéria diz que um dos requisitos para ser perito criminal federal tem que ter curso de graduação de nível superior, no caso tem que fazer bacharelado?

  40. Dayana disse:

    Boa noite.
    O curso tecnológico INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL me permite fazer o concurso?

  41. Wagner disse:

    Gostaria de saber se posso concorrer a vaga de perito criminal, sendo que minha graduação é em licenciatura plena em física. Posso concorrer?

  42. Bruna Eduarda disse:

    Boa Tarde! Vou fazer faculdade de Medicina Veterinária, queria saber se posso trabalhar na Perícia Técnica ?

  43. Mariana disse:

    Olá, o concurso é dividido em cinco etapas e logo depois se passar tem que fazer um curso? Se sim, você sabe o valor mais ou menos?

  44. Adilane Ferraz disse:

    Boa noite! Fisioterapeuta atua como perita criminal??Obrigada.

  45. Nathália disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se eu cursando Arquitetura, poderia fazer o concurso para trabalhar na área de perícia de Engenharia? Obrigada.

  46. Amanda disse:

    Quero me especializar e atuar na área de balística, mas quero fazer faculdade de direito e quero federal, n civil. É possível?

  47. Isabelle disse:

    Sou Técnica em Saúde Bucal.
    Gostaria de ser perita na parte de odontologia. Preciso de faculdade?

  48. jussara disse:

    Para exerce a profissão de perito criminal precisa ter carteira de habilitaçao?

  49. Maria julia disse:

    Curso farmácia em que área posso atuar como perita? Oq eu faria

  50. Ariane disse:

    Olá
    Existe algum segmento da perícia criminal q utiliza os conhecimentos obtidos na faculdade de Direito?
    Obrigada

  51. Kelly disse:

    Olá. Estou terminando meu curso de direito e gostaria de prestar concurso da PF pra pericia tem como? Tenho curso tecnico em química industrial com esse curso eu posso prestar o concurso da PF?

  52. Lucas disse:

    Olá, sou formado em ciências biológicas e minha dúvida está relacionada as aptidões físicas para o cargo de perito. Quais as exigências? existe altura, peso ou essas características não são relevantes? Obrigado.

  53. vitoria disse:

    é possivel ser perita criminal com o diploma da faculdade de direito?

  54. Brenda disse:

    Olá, com formação em engenharia eletrônica as áreas de trabalho de um perito com essa formação é restrita a área de “Perícias em Audiovisual e Eletrônicos ” ou há mais atribuições? Ou seja , com que mais pode se trabalhar ? Drones? Scanner 3d? Obrigada!

    • Saga Policial disse:

      Brenda, no serviço prático, você pode trabalhar com uma infinidade de coisas…o trabalho não é restrito ao que está escrito nas atribuições da área…

  55. Luisa disse:

    Olá. Desculpa se eu não tenha prestado atenção ao texto. Mas para mim ser Perita Criminal e trabalhar em Locais de Crime pela polícia federal em qual área de graduação eu preciso realmente ter?

  56. Túlio disse:

    Boa tarde,

    O perito pode exercer a função e ao mesmo tempo trabalhar na área de formação? Por exemplo, um engenheiro civil pode conciliar a carreira de perito junto com a de engenheiro?

  57. Igor Pedrosa disse:

    Estou novamente aqui, obrigado por me responder, mas estou com algumas outras dúvidas, a primeira é que em um comentário acima vc disse esse trecho “seu trabalho em campo não depende de sua formação acadêmica…e sim de sua lotação “, o’que seria essa lotação? A segunda é o’que preciso para eu trabalhar em determinado setor? como por exemplo laboratório, campo, investigação de homicídios. E a terceira é que eu tenho uma amigo de faculdade que tem uma pequena deficiência, o pé dele resumidamente e levemente torto, ou seja ele pisa um pouco de lado, sem encostar o pé todo no chão, mas ele anda quase normalmente, nada que atrapalha o dia a dia, ele pode prestar esse concurso? Me desculpe caso tenha sido muitas perguntas, mas minha cabeça só fica pensando nessa carreira todos os dias, e eu fico muito grato pela atenção desde já, obrigado.

    • Saga Policial disse:

      Igor, em relação a deficiência de seu amigo, seria necessário aguardar as regras do edital do concurso, porém, provavelmente, ele deverá concorrer nas vagas dos PNE.

      Referente a segunda pergunta, vamos imaginar que você foi lotado na Amazônia, em uma superintendência que realiza muitas investigações de crimes ambientais. Provavelmente você vai trabalhar com perícias envolvendo crimes ambientais. Ou digamos que você foi lotado em uma superintendência com grande atuação das DREs, provavelmente você vai trabalhar nas perícias envolvendo crimes do tráfico de drogas. Portanto, sua atuação vai depender de sua lotação…entende?

  58. Bia disse:

    Olá!!! o que é necessario pra min se tornar perita criminal civil? o que preciso cursar?

  59. Luisa disse:

    Custa responder a minha pergunta acima?

    • Saga Policial disse:

      Sobre a área de graduação Luisa? Nós já respondemos. Verifique na matéria…são inúmeras áreas de graduação. Só escolher uma… 😉

  60. Isabella disse:

    Pretendo me formar em Ciências biológicas, com esse curso posso atuar em campo? ou apenas nos laboratório?

  61. Andressa disse:

    Vou começar faculdade de geografia, posso tentar perícia quando acabar minha graduação ? Pois vi que deveria ter geologia, não geografia

  62. Denise disse:

    Boa noite saga policial, já sei que a graduação em tecnólogo de INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL é aceita! Mas minha dúvida é : ela é aceita na Perícia Federal? ???

  63. Andressa disse:

    Poderia tentar perícia com uma faculdade de geografia ??

  64. Leticia disse:

    Olá, sou académica de fisioterapia e me formo em 2017 esse ano, eu posso fazer o concurso? E trabalhar nessa área criminalista?
    Fisioterapia não aparece.

  65. Beatriz disse:

    Oii,eu quero muito ser uma perita criminal,depois de presta o concurso e caso passe,eu vou precisa fazer um curso tecnico-pericial nas academias de policia,onde vou receber formação em criminologia e temas relacionadosa área especifica.A minha dúvida e a seguinte:vou precisa mora na academia durante o curso?e da pra trabalha e fazer o curso na academia?essas são minhas perguntas. Obrigada

    • Saga Policial disse:

      Beatriz, você vai cursar a Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de semi-internato (saídas apenas aos finais de semana), e vai receber diversas instruções relacionadas a perícia criminal como um todo, assim como também na sua área específica.

  66. Rafael disse:

    Olá! Gostaria de saber qual de todos os peritos tem mais chance de trabalhar em campo, e como faço para conseguir trabalhar em campo?? E também gostaria de saber se é possivel trabalhar em campo e no laboratório sendo perito de química forense?? Por favor me responda todas as três pergunta.

  67. Lívia disse:

    Independente do curso superior que eu tiver nenhum é literalmente especializado para ir até o local? Ex: qualquer curso superior que eu tiver eu posso ficar no laboratório e ir até o local?ou tem curso superior específicos para ir ao local do crime?me ajudem Por favor. Quero ir ao local.

    • Saga Policial disse:

      Lívia, não há esta garantia de ir ao local. Independente do curso superior que eu tiver nenhum é literalmente especializado para ir até o local!

  68. Bianca disse:

    Quero trabalhar no campo. Biomedicina iria me proporciona isso?

  69. Guilherme disse:

    Bom dia, sou formado em Geografia, compreendi que apenas GEOLOGIA é aceito, mas a minha dúvida é que se eu poderia me encaixar tendo uma PÓS- GRADUAÇÃO na área de auditoria e perícia ambiental. Desde já, grato.

  70. Thais Ferreira disse:

    Boa tarde, faço licenciatura em Física, depois de concluído o curso posso fazer prova para perito ou só se eu tiver o bacharelado em física?

  71. Karine disse:

    Boa tarde. Dou graduada em direito. Não poderei fazer o concurso de 2017 pra perita criminal federal?

  72. Gabriela disse:

    Olá, estou me formando em Engenharia de Minas e queria saber a respeito das vagas de perito, elas são separadas por áreas ou não? Se por exemplo tiver 60 vagas de perito, é possível ter alguma para Engenharia de Minas, que contempla a área 17?

  73. MARCELA PROCHNOW disse:

    Ola, sou Graduada em Enfermagem e estou fazendo pós- graduação em pericias criminais e ciências forense.
    Poderia atuar nesta área em concurso da PF ou só na Policia Civil?

  74. Miriane disse:

    Olá, faço graduação química forense , poderia fazer concurso da PF?

  75. Cleison VSc disse:

    Olá,pode prestar o concurso para perito criminal formado no curso bacharel em Direito?
    Obs(Perito Criminal Federal)

  76. Greyce disse:

    pretendo fazer faculdade de Direito, com essa formação posso ser Perita Criminal?

  77. Natasha disse:

    Estou acabando a Licenciatura em Pedagogia – eu gostaria de saber quais áreas, ou se há alguma na qual ”poderia” trabalhar.
    Grato!!

  78. Nyra disse:

    Poxa, fiquei triste ao saber q o curso de Direito, nao serve pra ser perito criminal na polícia federal, em 2018 termino minha graduação. se eu fizer uma pós-graduação na área de perícia, irá servir para o concurso de perito criminal ?

  79. Daniel disse:

    Uma dúvida estou acabando tecnólogo em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – eu gostaria de saber quais áreas, ou se há alguma na qual ”poderia” trabalhar..

    • Saga Policial disse:

      Daniel, formação superior (incluindo tecnólogo) em análise de sistemas faz parte do pré-requisito para o concurso de Perito em Informática da PF. Portanto, você pode prestar esse concurso. Fé – Foco – Força – Honra. Sucesso!

  80. Ruth Urgal Alves disse:

    Sou graduanda em Ciências Biológicas e meu sonho é ser perita. Adorei a matéria, pois tirou muitas dúvidas minhas! Porém, ainda tenho uma dúvida pendente. Para trabalhar no laboratório de genética na PF, por exemplo, eu preciso ter um mestrado ou qualquer outra pós graduação na área? Ou na academia de polícia eu posso aprender esse ofício? Desde já, obrigada!

    • Saga Policial disse:

      Olá Ruth! Que bom que gostou e foi útil!
      Respondendo sua pergunta, inicialmente você não precisa ter nenhuma especialização e poderá trabalhar no laboratório de genética que fica no Instituto de Criminalística, em Brasília. É apenas necessário disponibilização de vagas por lá…dentro de sua especialidade. Uma especialização na área ajuda na lotação, mas não é essencial e nem garantia de conquistar uma vaga por lá. Sucesso!

  81. liandra disse:

    é preciso fazer uma pos graduação em perito criminal para seguir carreira ? se não no que a pós graduação ajuda ?

  82. Raquel disse:

    Possuo graduação em uma engenharia que não está classificada em nenhuma área específica. Porém, faço mestrado em Engenharia Química. Com o mestrado, posso concorrer à área 6?

  83. Jenifer Fernandes disse:

    Boa tarde, quero ser uma perita criminal federal e quero atuar em campo, qual graduação vocês me indicam estou aberta a opiniões? Obrigada

    • Saga Policial disse:

      Jenifer, escolha aquela que mais lhe tocar o coração. É esta que vai lhe dar a disposição e o ânimo para enfrentar os estudos e te levar para a aprovação no concurso!

  84. Adriana disse:

    Qual curso devo ter, para me tornar um perito criminal de campo?

  85. Flávio Pereira disse:

    Qual a principal atuação do perito na área 6? Alguém tem dicas de cursos preparatórios ou apostilas com bom conteúdo para esta área?

  86. Shirlley disse:

    Meu sonho é me tornar perito criminal, li toda a matéria com os olhos brilhando, risos.
    Eu estou cursando bacharel em Administração, com esse curso posso atuar como perito federal no local do crime?

    • Saga Policial disse:

      Shirlley, conforme já respondemos em vários comentários, a atuação no local de crime não tem muita haver com sua formação e sim com seu futuro local de trabalho e direcionamento após a formação na academia de polícia. Boa sorte e sucesso!

  87. Nalva disse:

    Gostaria de saber se os peritos da Área de Informática (área3) estão concentrados nas capitais ou também são alocados em fronteiras? Também gostaria de saber se geralmente vão a campo ou seu trabalho é mais interno.

    • Saga Policial disse:

      Nalva, também são alocados na fronteira, porém, na verdade, só fica por lá se você quiser ou tiver algum problema!
      Mas não estão necessariamente concentrados em “capitais”. Mas a maioria está onde desejou estar.
      Vai a campo, às vezes, nas operações ou apoiar equipes em missão na rua. Porém, o nosso trabalho é quase 100% de perícias feitas internamente, mas nem por isso menos interessante!
      Forte abraço amigo!
      M. Sérgio O. S. – Perito Federal
      Colaborador do Saga Policial

  88. Jonas Xavier da Silva disse:

    Boa tarde, estou para concluir minha graduação em engenharia civil. Gostaria de saber se tem alguma exigência de experiência profissional para a função de perito criminal?
    Desde já agradeço.

  89. Samara disse:

    Sou formada em Administração, posso prestar o concurso para perita?

  90. Jonas Silva disse:

    Bom dia!
    Tenho ainda mais uma dúvida, quando menor fui muito travesso, e fiquei na fundação casa por alguns meses,porém na minha vida adulto tenho uma conduta digna, todos no meu bairro que me conhecem sabem do meu caráter, isso me impede de tomar posse em uma função policial, seja ela na Pm, Pc ou Pf?
    Muito obrigado, e parabéns pelo blog sempre atualizado!

  91. valbert nunes disse:

    oi, gostaria de saber:
    estou me formando em matemática, com essa graduação posso ser perito da policia federal? ou não tem para essa area?
    desde ja agradeço

  92. Natiele disse:

    Olá!
    Gostaria de ter certeza se mesmo a pessoa tendo a graduação e sendo licenciatura (em química ou ciências biológicas, por exemplo), pode ser perito.
    Eu li em alguma pergunta a mesma dúvida.
    Abraço!

  93. Caio disse:

    Médico perito da polícia federal deve morar em brasília? Ou pode morar em outras capitais?

    • Saga Policial disse:

      Caio, normalmente os peritos são sempre lotados nas Superintendências Regionais. Leia-se, apenas nas capitais dos Estados, incluindo Brasília.

  94. Madalena disse:

    Olá!! Sou bacharel em biblioteconomia, existe campo para mim como perita?

  95. Mariana disse:

    Olá!
    Você poderia dizer quais são as atribuições específicas de um perito criminal da área 15 (engenharia mecânica)? O perito engenheiro mecânico é geralmente responsável por identificação veicular, e quais outras atividades?

    • Saga Policial disse:

      Mariana, em geral, não há atribuições específicas para cada área da perícia federal. Você pode ser lotada para fazer qualquer serviço atrelado aos peritos da PF. Veja as atribuições que a PF dá aos peritos em geral: ” realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.”

  96. Lariane disse:

    Estou no terceiro ano do ensino médio, e gostaria muito de ser perita criminal, porém ser da Federal me enche mais os olhos, mas eu gostaria de fazer Direito, então eu não teria nenhuma chance de me torna uma perita criminal federal ? Só dá civil ?
    Eu gostaria de atuar mais na cena do crime ” em campo ” não fica so em laboratório.

    • Saga Policial disse:

      Exato Lariane! Não existe área de Direito na perícia da PF. Atente também que nenhum curso lhe garante uma atuação “em campo”.

  97. Evellyn disse:

    Estou no 3 Ano do ensino médio, e gostaria de ser perita criminal. Será que com um técnico de medicina veterinária eu consigo ser perita ?

  98. Jessica disse:

    Olá, sou estudande de farmácia
    E gostaria de saber se além da formação superior eu preciso te uma “especialização” em algumas das ares específica para perito.
    Ex: Perícias em Genética Forense e de Química Forense..

  99. Jessica disse:

    Outra dúvida,rs

    De que forma exatamente atua o períto na área 14?
    Bjo

  100. Marques disse:

    O perito financeiro (economista ou contador) federal é um policial interno e possui direito ao porte de armas de fogo?

  101. Maria Paula Mendes Moreno disse:

    De quanto em quanto tempo abre concurso para perito na Area 4?

  102. Daiane Moreira disse:

    Boa noite, estou prestes a fazer curso de (necropsia+pericia criminal), minha duvida é, com somente curso e sem superior, eu conseguiria prestar concurso e trabalhar na área?

  103. Lucas disse:

    Boa noite, em qual área de atuação se encaixaria melhor um profissional formado em geologia? Quais seriam os eventuais casos em que ele iria atuar?

    • Saga Policial disse:

      Olá Lucas! Muitas áreas. Um exemplo clássico são casos de pericias em crimes ambientais e exploração ilegal de pedras preciosas.

  104. Francielli Gondim disse:

    Se eu for graduada em direito, porém tiver uma pós em ciências forenses, vou poder prestar o concurso em âmbito federal?

  105. Carolina disse:

    Olá, sou formada em Engenharia de Materiais. Seria possível fazer o concurso de perito da polícia federal?

  106. Murilo Junior disse:

    Bom dia, Gostaria de Saber se o Curso de Tecnólogo em Redes de Computadores se encaixaria dentro das Ciências da Informatica e se o mesmo pode ser aceito para o cargo de Perito Federal ÁREA 3 ?

  107. Terezinha Do Rosario Silveira disse:

    Estou cursando pós graduação em Pericia Criminal, como referenciar essa matéria em meu TCC?

    Att;
    Tere

  108. Francielli Gondim disse:

    Se eu for graduada em direito, porém tiver uma pós em ciências forenses, vou poder prestar o concurso em âmbito federal?
    Já fiz essa pergunta, mas não obtive resposta 🙂

  109. Wilynston disse:

    quem é perito pode trabalhar com outra coisa também?
    ex: perito & professor de faculdade

  110. Roberson Machado disse:

    Oi, gostaria de saber se o concurso previsto para 2017 ainda será realizado?

  111. Maria Eduarda disse:

    Boa noite , na faculdade Estácio , no ES , oferecem um tecnólogo em perícia criminal e ciências forenses.. com esse tecnólogo posso prestar concurso ? Dizem que técnologo é um tipo de superior , porem tenho medo de fazer e depois nao poder prestar concurso !

  112. Evelyn Montisselle disse:

    Para seguir essa profissao qual a faculdade mais indicada?
    eu gosto muito dessas partes da pericia criminal.
    Perícias de Química Forense
    Perícias em Genética Forense
    Perícias em Locais de Crime
    Perícias em Balística
    porem não sei qual faculdade ingressar…

  113. JORGE COELHO disse:

    Caso eu me gradue em Licenciatura em Física e/ou Tecnólogo na área de Eletrotécnica (Sistemas Elétricos Industriais, Eletrotécnica Industrial) posso prestar concurso público para perito criminal, das Policias Civis e DPF ou mesmo do MPE e MPF ? Devo está me formando em ambos no segundo semestre de 2018, vou tentar cursar mais dois anos de Engenharia Elétrica entre 2019 e 2020. Mas já sendo graduado em Licenciatura e Tecnólogo já me credencia a ser perito criminal ?

  114. Feitosa disse:

    Quem tem licenciatura em geografia, pode ser períto criminal?

  115. Ana Carolina disse:

    Gostaria de saber se o diploma de graduação em Engenharia Geológica é equivalente ao diploma de graduação em Geologia exigido para prestar o concurso.

  116. Igor Gilberti Gomes disse:

    Atualmente faço Engenharia civil
    E tenho interesse na área “PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 7”, queria saber se possui um concurso direto para esta área ou não? Tendo, conhece algum site que possa acompanhar?

    • Saga Policial disse:

      Tem concurso direto para esta área. Não é sempre que abre. Porém é um cargo com grande carência de pessoal. Não temos um site específico para indicar.

  117. Carolina disse:

    E um fisioterapeuta que faz pós graduação em análises periciais pode ser um perito criminal da policia federal ?

  118. ana disse:

    Sou farmacêutica, para prestar concurso para perito criminal tenho que ter uma pós graduação em alguma área?

  119. Yago disse:

    Boa tarde se eu tiver superior em medicina ou farmacêutico eu já posso ver para fazer perito criminal?

  120. Marcela disse:

    Oi. Estou me formando para medicina, e tenho algumas dúvidas. Médico legista é a mesma coisa que medico perito criminal? Quando sai um concurso existe para diversas áreas em um edital, porém vou concorrer com apenas médicos é assim apenas vagas existentes para médicos ou não é assim?
    Desde já, agradeço a resposta. Obrigada .

    • Saga Policial disse:

      Medico Perito Criminal, Médico Legista, Perito Médico Legista, na área policial, são a mesma coisa. Sim, você vai concorrer com apenas médicos! Força e Honra!

  121. Jonas Nemoel disse:

    Saga Policial, tenho 15 anos e estou no 3° do ensino médio, irei fazer faculdade de Ciências Contábeis e quero fazer Pós em Perícia Contábil para melhor atuação na área 01 (creio eu). Quero saber se essa Perícia é ” valiosa ” para a Polícia Federal. Também quero saber sobre a média salarial do mesmo. Gosto muito da área que estou disposto a atuar, pois quero ter oportunidade de entrar em campo e principalmente mexer com números. Aguardo vossa resposta, obrigado!

  122. Jonas Nemoel disse:

    Outra dúvida é que se abrir um concurso para Agente e começar a exercer a função, depois eu poderei fazer outro concurso para Perito?

  123. LUCIANO MENDES disse:

    CASO SEJA UM PERITO CRIMINAL ESTADUAL, E SE SUA CARGA HORÁRIA PERMITIR(12/36 POR EXEMPLO OU OUTRA), PODE TRABALHAR EM OUTRA ÁREA PARTICULAR COMO DENTISTA OU FISIOTERAPEUTA?

    • Saga Policial disse:

      Olá Luciano, de maneira geral, pode sim! Precisa analisar o estatuto do estado a qual se refere, mas normalmente isso é super tranquilo! TKS Força e Honra! – Perito Federal Oliveira.

  124. Brenda disse:

    Qual área de tecnologos se encaixa melhor para perito ?

  125. Jonas Nemoel disse:

    Me respondam, por favor..

  126. joabe disse:

    caros amigos, o curso superior em Matemática pode ser usado para entrar na Perícia Criminalista da Polícia Federal?

  127. Cintia Vianna disse:

    Olá! Sou aluna de química forense na Ufpel ( Pelotas). Meu curso tem algum concurso específico? O mestrado ou doutorado conta como pontos a mais na hora de passar no concurso?
    Obrigado

    • Saga Policial disse:

      Há vagas para área de Química, mas específico para química forense não. Sim, o edital poderá solicitar pontuação para mestrado/doutorado.

  128. Geoclecia Ferreira disse:

    Olá! Tem uma altura mínima para exercer o cargo de perito Farmacêutico

  129. Rafael disse:

    Boa Noite!
    Quero me tornar um Perito em Locais de Crime, porém não estou conseguindo entender aonde presto o concurso, e se é possível a partir de qualquer formação superior. Atualmente estou me graduando em Engenharia.

    • Saga Policial disse:

      Rafael, as graduações são divididas por áreas conforme consta na matéria. Para atuar no local de crime você depende apenas do curso de formação e do local de lotação, portanto, isso é decidido depois de sua aprovação no concurso e pouco depende de sua área de graduação! Força e Honra!

  130. Gabi disse:

    Olá!
    Você saberia me informar onde posso encontrar os locais de lotação dos Peritos Federais? Eles podem ser lotados em qualquer unidade de fronteira? Pergunto pois estudo para área farmacêutica e imagino que seja necessário uma estrutura para execução das perícias de laboratório.
    Desde já eu agradeço!

    • Saga Policial disse:

      Gabi, nesta área você deve ficar lotada em Brasília ou em alguma grande capital (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, etc).

  131. Artigas disse:

    O perito em genetica forense (DNA Forense)
    tem porte de arma, e distintivo?

  132. SN disse:

    Olá, gostaria de saber se quem fizer um curso tecnólogo a distância poderia prestar o concurso para Perito Criminal.

  133. SN disse:

    Obrigada Saga Policial.

  134. Nelio Junior disse:

    Como um perito de química forense posso ir ao local da cena do crime e também realizar análises em laboratórios, ou tenho que escolher algum dos dois?

  135. Nelio Junior disse:

    Mais uma pergunta, qual o curso de graduação requisitado para a área de bombas e explosivos?

  136. Pina disse:

    boa tarde, eu sabia que tecnòlogo não é aceito na perìcia criminal, mudou alguma coisa ao longo do tempo? Se assim for, a graduação tecnològica em sistemas para internet è aceita? Serà que so na federal não é aceito? Preciso saber, obrigada

    • Saga Policial disse:

      Boa pergunta. Infelizmente precisamos aguardar a portaria que regulamentará o próximo concurso PF para poder saber como eles vão se posicionar desta vez…

  137. Alexandre Guimarães Dias Junior disse:

    Tecnólogo em Sistemas de Computação se encaixa no perfil de PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3?

  138. Pina disse:

    Alexandre, voce^ tem minha mesma pergunta, é a mesma area, ok, aguardamos

  139. Jonas disse:

    Sou formado em Teologia, bacharel nada haver com as áreas citadas no edital de 2013, será que apenas nível superior basta para perito em SP da PCSP? La no edital passado diz: “possuir diploma de graduação expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrado E OU colação de grau em um dos seguintes cursos bacharelado” ai vem a lista de cursos específicos….acredito que esse E/OU e uma condição para áreas específicas, porém quaisquer prf outros cursos superiores também seriam válidos como o meu por exemplo. Estou certo? Queria prestar quando sair…. tks

  140. Jonas disse:

    Sou formado em Teologia, bacharel nada haver com as áreas citadas no edital de 2013, será que apenas nível superior basta para perito em SP da PCSP? La no edital passado diz: “possuir diploma de graduação expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrado E OU colação de grau em um dos seguintes cursos bacharelado” ai vem a lista de cursos específicos….acredito que esse E/OU e uma condição para áreas específicas, porém quaisquer prf outros cursos superiores também seriam válidos como o meu por exemplo. Estou certo? Queria prestar quando sair…. tks

  141. André disse:

    Gostaria de saber se os peritos da Área de Informática (área3) possuem lotações iguais aos agentes,e se todo perito dessa área vai pra fronteira ou tem possibilidade de ir para capitais.

  142. Erick Vinicius de Souza Magalhaes disse:

    as prova para perito federal e a mesma para todos ou varia conforme a área ?

  143. Jonas disse:

    Saga boa noite poderia esclarecer se possivel minha dúvida acima? Grato

  144. Jéssica disse:

    Curso Ciências Econômicas e gostaria de saber se o Economista pode trabalhar como perito criminal, no caso, indo ao local do crime e encontrar vestígios e tal, ou o Economista só realizará a Pericia na área financeira mesmo?

  145. caroline disse:

    sou formada licenciatura em ciências biológicas posso escolher para que área de conhecimento quero como forense ou balística e genética forense?

  146. caroline disse:

    como faço na hora da inscrição para a biologia forense e genética, como funciona?

  147. Phelip disse:

    Agora temos em algumas instituições de Santa Catarina o curso tecnólogo de perícia criminal/investigador forense…parece absurda a pergunta mas com essa graduçao posso me candidatar a vaga em concurso?

  148. Ruana disse:

    Existe requisitos de altura minima nos concursos para perícia?

  149. Daiane disse:

    Olá, farei faculdade de Medicina veterinária,e gostaria de saber as árias que posso exercer na polícia federal e quando o concurso é aberto para as inscrições em em Salvador ou em regiões próximas e são em ano em ano?
    E só poderei fazer o concurso após a finalização do curso ou posso fazer durante o curso?

  150. Célio de oliveira disse:

    Porque formados em Fisioterapia ,com experiência de dezoito anos , não pode concorrer a uma vaga de perito criminal?

  151. Micael SIlva de Melo disse:

    Boa noite… Faço engenharia quimica e sei que o post é antigo. Mas tenho uma pergunta.
    Faço engenharia química e gostaria de entrar na policia cientifica. No caso da policia civil, eu preciso prestar o concurso publico exatamente na minha área ou faço o concurso para perito criminal e lá dentro eu sou direcionado para a minha área?

  152. FELIPE disse:

    Olá, faço graduação de bacharel em Física e gostaria de saber se um físico teórico pode atuar na área da física e o qual a sua função desde já agradeço.

    • Saga Policial disse:

      Felipe, seus conhecimentos podem servir, por exemplo, para relacionar diversas variáveis que ocorrem nas dinâmicas dos disparos de armas de fogo. 🙂

  153. Pollyanna disse:

    Quem tem licenciatura em biologia pode entrar , ou é preciso o bacharelado?

  154. Leticia Gabriela E. da Silva disse:

    Estou cursando licenciatura em Química. Sei que o post é antigo, mas gostaria de saber se, com essa graduação, eu posso ser perito criminal?
    E se puder informar qual o próximo concurso para tal.
    Agradeço a Ajuda

  155. Ingrid disse:

    Olá!!
    Tendo formação em Farmácia, eu teria possibilidades de conseguir trabalhar na área de Perícias do Meio Ambiente e Patrimônio Cultaral?
    Abraço!

  156. Fred Nascimento disse:

    No caso do Perito Federal, os que estiverem alocados para atuares no local do Crime precisão cumprir expediente ou trabalam exclusivamente em plantões??

    • Fred Nascimento disse:

      No caso do Perito Federal, os que estiverem alocados para atuares no local do Crime precisam cumprir expediente ou trabalham exclusivamente em plantões??

  157. Francisco Gabriel disse:

    O perito criminal federal da aérea 6 (química e engenharia química) é ,geralmente, lotado em que regiões do país? Para quem não curte muito lidar com locais de crime, a perícia federal é uma boa opção já que sua atuação é mais a nível nacional? Forte abraço!!

  158. Marcos Aparecido Pires disse:

    A perícia em geral, é circunstancial para elucidar fatos ocorridos, dessa forma todos os campos periciais, são de suma importância, para aqueles que precisam de justiça.

  159. Givanildo disse:

    tenho um tecnólogo em processo gerencias e estou fazendo uma pós semipresencial de 12 meses em pericia criminal investigação forense, qual próximo passo para me especializar para quem sabe um dia entrar na área?

  160. thiago disse:

    Sou formado em Ciencias Naturais Licenciatura, no qual abrange química, física, biologia eu posso ser perito criminal?

  161. Renan disse:

    as policias cientificas dos estados aceitam qualquer tecnólogo reconhecido pelo mac?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.