E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

A vida privada do novato Policial Federal

Terceiro artigo do colunista “APF do Norte”, pseudônimo de um policial federal novato que vai contar histórias do cotidiano profissional. “A primeira vez que eu precisei me identificar como Agente de Polícia Federal, então… quase chorei. Emoção demais. Sonho se realizando.” 

26/01/2017 – Saga Policial

Perguntaram na postagem anterior sobre a vida privada do Agente de Polícia Federal. Vou falar como foi comigo. Acredito que, para cada um, deva ser diferente. Ainda mais para quem voltou para a cidade onde já morava, que não foi o meu caso.

A expectativa já começa antes de ir para a Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília. Como vai ser e onde será lotado. Minha cidade tinha vaga, mas faltou estudar um pouco mais para ficar numa colocação suficientemente boa para ser lotado lá. Não rolou. Então escolhi uma fronteira razoável. Tem tudo, mas é cidade pequena.

Eu vim bem animado para conhecer a cidade. Cheguei sabendo que viria para morar, e não para passar férias. Então montei um apartamento confortável. Mandei fotos para os meus pais, para mostrar como eu estava bem (sabe como são os pais, ficam preocupados), ainda mais que foi a primeira vez que fui morar só.

Aqui na cidade quase todo mundo sabe que você é PF. Porque você sai com o pessoal da PF, almoça com eles, janta com eles, faz churrasco com eles, joga bola com eles, até divide algumas ficantes com eles (isso pode falar?). Fica difícil de esconder qual sua profissão. Cidade pequena, todo mundo se conhece.

Tem uns colegas que postam fotos no instagram, facebook, tinder, badoo, google+ e etc… eu já gosto de ser discreto. Apesar de a maioria saber quem você é, um dia você vai sair. E na cidade grande é mais fácil passar despercebido. Muitos dos meus amigos não sabem que eu passei nesse concurso. Zero fotos no facebook, não tenho instagram e nem as demais redes sociais.

Com a família você vira estrela. Referência para os primos. Citam você como caso de sucesso. Nas reuniões todo mundo quer saber se você está armado, se sempre anda armado, que arma usa e porque está ou não com ela na cintura naquele momento e se já atirou ou matou alguém. A mãe morre de medo de você matar alguém (espero que nunca precise) e acha desnecessária essa arma que você usa.

Os primeiros meses são complicados. Você chega perdido, precisa aprender 521 sistemas diferentes, com senhas distintas. Não recebe, fica devendo o banco. Depois vai pegando as manhas, entendendo como funciona, deixando de falar com o delegado chefe (essa parte é zoeira… ou não). Talvez deixe de falar com os outros delegados também (essa parte também é zoeira… ou também não).

Mas também os primeiros meses são os mais empolgantes. A primeira vez que eu precisei me identificar como Agente de Polícia Federal, então… quase chorei. Emoção demais. Sonho se realizando. Todos te respeitam. Quase um ano de trabalho e todo dia eu saio entusiasmado para trabalhar, mesmo sem saber o futuro da instituição. Isso é uma penumbra. Mas até agora, parece que vamos bem!

Posso gritar que finalmente achei o que eu quero fazer para o resto da vida. Mesmo às vezes tendo que acordar 2h da manhã e sair para cumprir diligência na chuva e no frio. Quando isso acontece eu penso: Que delícia! Foi pra isso que eu passei. Foi por isso que eu me esforcei.

Espero ter respondido.

Qualquer dúvida, podem perguntar nos comentários.

Fonte: Saga Policial, por “APF do Norte”*, Policial Federal. O blog do colunista é http://novopolicial.blogspot.com.br/

Foto: Chico Batata / Agecom / globo.com – meramente ilustrativa.

246 respostas para “A vida privada do novato Policial Federal”

  1. wilderley disse:

    Parabéns amigo, muito bonito sua história, eu tbm passando neste concurso acho q escreveria um livro, meu sonho é ser um PF somente Deus é minha esposa sabe a minha vontade de passar.

  2. anderson disse:

    O seu regime de plantão no início foi 24por 72?

  3. ANDERSON SILVA PEREIRA disse:

    Quanto tempo de estudos até chegar na ANP? Idade? Como foi seu primeiro dia de trabalho, os colegas lhe acharam estranhoi, descreve aí como foi sua chegada na delegacia onde você está lotado?

    • APF do Norte disse:

      Quanto tempo de estudos até chegar na ANP?
      Um ano e meio, mais ou menos.

      Como foi seu primeiro dia de trabalho, os colegas lhe acharam estranho, descreve aí como foi sua chegada na delegacia onde você está lotado?
      Anderson, ninguém acha ninguém estranho não! hahahah. O primeiro dia de trabalho na delegacia você não faz nada. Fica se cadastrando nos sistemas e ligando para os responsáveis pelo cadastro. E a primeira semana toda você intercala entre os sistemas e acomodação na cidade. Porque você tem que achar onde morar! Acho que o trabalho mesmo começa da segunda semana para frente. E devagar, ganhando experiência com os mais antigos.
      Eu cheguei aqui e já conhecia alguns colegas da ANP. Então foi tudo certo.

  4. Thiago Quincó disse:

    Vai APF! se tiver em Manaus da um Salve ai …. kkk

  5. Leonardo disse:

    Parabéns Man!!!
    Fiquei no psicodoido do último concurso (2014)… Foi foda, mas já recuperado e de volta aos estudos!
    Agora sou sub judice… Sabe como é o lenga lenga para quem entra na justiça, então estou comendo os livros novamente!
    No próximo curso estarei presente! Mantendo a pegada e o foco!!
    Sobre o curso de formação, tem alguma recomendação para quem não é policial?
    Por exemplo, já ir se ambientando com determinado linguajar ou procurando informações sobre uma área específica?
    Você deve se lembrar dos colegas não policiais e as dificuldades que eles enfrentaram, pode falar sobre???
    Grande abraço e nos veremos em breve…

    • APF do Norte disse:

      Leonardo, acho que quem já é policial sofre até um pouco mais por estar ambientado com outra polícia e ter que perder os hábitos todos antigos. Quem nunca foi polícia chega pronto para ser moldado. Realmente não vi maiores dificuldades em quem nunca tinha sido polícia. O ideal é manter o preparo físico do TAF. O resto é ir de mente aberta e sem raiva no coração! heheheh

  6. Juan disse:

    Fala Futuro Colega!

    Explica melhor essa parte de ficar “sem receber”!! 🙂
    Abraços!!

  7. Trindade disse:

    “Aqui na cidade quase todo mundo sabe que você é PF. Porque você sai com o pessoal da PF, almoça com eles, janta com eles, faz churrasco com eles, joga bola com eles, até divide algumas ficantes com eles (isso pode falar?). Fica difícil de esconder qual sua profissão. Cidade pequena, todo mundo se conhece.”

    E isto não seria perigoso demais? Tipo todo mundo saber e te conhecer!? Além de ser discreto como você, sou meio paranoico e sempre me questionava quanto a isso, porém nunca soube.

    • APF do Norte disse:

      Aqui onde estou é bem tranquilo. Mas sempre ficamos em alerta né. A maioria dos malas não mexe nem frequenta as mesmas festas e bares. Eles sabem que se quiserem e vierem, vão ter! 🙂

      • Trindade disse:

        Ah, bom. Haha! Muito obrigado por responder. Meus parabéns pelo trabalho! E quem sabe próximo ano estarei nessa mesma corporação. Valeu!
        Abraços!

  8. Netobarros disse:

    Como tá o andamento de adicional de fronteira? Tão recebendo aí em Tabatinga-AM? Sou de Manaus tenho chances de cair na minha cidade ?

    • APF do Norte disse:

      Acho que ninguém tá recebendo o adicional de fronteira. Tem muitas ações na justiça, uns ganham, outro não. Coisa de justiça. Sem nenhuma lógica.
      Sim, você tem chance de voltar para Manaus. Eram pouco mais de 30 vagas na minha academia.

  9. jocimarmiranda disse:

    Quais as matérias, estruturantes para uma bela preparação?

    • APF do Norte disse:

      Todas do edital.
      Mas na última prova caiu mais português/redação oficial. Juntas foram 30 questões. Informática também foram muitas. Mas todas são importantes. Num concurso desses não dá para dizer “não gosto” de nenhuma disciplina. Tem que cair pra dentro.

  10. Carloto disse:

    E aí, cara! Tudo bem?
    To pensando muito em estudar com dedicação total para Agente da PF, mas tenho buscado tirar algumas dúvidas primeiro. Suas postagens esclareceram bastante coisa, valeu mesmo!

    Tenho uma dúvida: Como você faz para saber qual vai ser sua rotina na semana? Existe algum planejamento prévio ou todo dia é uma surpresa?

    Abraços!

    • APF do Norte disse:

      Nem todo dia é uma surpresa. Mas não há planejamento da semana não. A não ser que seja uma viagem, um operação, coisas assim. Mas o dia a dia vai acontecendo.
      Muitas vezes você fica dentro da delegacia o dia todo, e no final aparece algo para fazer que dura até a madrugada. E essa falta de rotina que é o mais empolgante para mim!!
      🙂

  11. Lucas disse:

    Muito obrigado por fazer uma postagem com o tema que propus!
    E a propósito, seu blog é show! Parabéns, sucesso!

  12. Renato Ribeiro disse:

    APF DO NORTE, faça um posto falando das inúmeras possibilidades de trabalho dentro da PF, desde crimes cibernéticos, financeiros e operações especiais, gostaria de saber mais, sei que são infinitas possibilidades ( ou quase ) kkkkk

  13. Cassio Ferreira disse:

    APF do Norte,
    Qual a dica você nos dá para o curso de formação na ANP (fora se preparar muito para o TAF) por exemplo: quem nunca foi policial e não teve contato com armas, seria bom que fizesse um curso de tiros? pois, no curso não ”sofrerá” essa dificuldade?

    Quanto a pontuação para escolher o lugar onde ser lotado, essa pontuação costuma ser muito alta? É um ranking geral?

    Estou nessa luta, focado e em breve serei o próximo APF do norte também hahaha tamo junto!

    Desde já agradeço as respostas, valeu!!!

    • APF do Norte disse:

      Qual a dica você nos dá para o curso de formação na ANP (fora se preparar muito para o TAF) por exemplo: quem nunca foi policial e não teve contato com armas, seria bom que fizesse um curso de tiros? pois, no curso não ”sofrerá” essa dificuldade?
      – Cara, eles tratam como se ninguém soubesse nada. Eu cheguei sabendo atirar e tinha gente lá que nunca tinha atirado. Vários desses terminaram o curso atirando melhor que eu. Fique tranquilo com relação a isso. E vá com a cabeça livre de problemas. Isso é mais importante que tudo. E mantenha o preparo físico do TAF do concurso. 🙂

      Quanto a pontuação para escolher o lugar onde ser lotado, essa pontuação costuma ser muito alta? É um ranking geral?
      A pontuação é alta. O primeiro tava com 9,88 e o último com 8,9, algo assim. Se quiser ficar bem posicionado, tem que dedicar.

  14. futuro apf disse:

    boa tarde, amigo.
    policial federal tem direito a plano de saude??
    e eh verdade que o 01 do curso de formaçao pode escolher o local que quer ir, independente de ter vagas?

    • APF do Norte disse:

      PF tem direito, mas tem que pagar pelo plano! hehehhehehe
      E o 01 não escolhe mais qualquer lugar não. Mudou. ele escolhe dentre as vagas que existem. 🙂

  15. raffa disse:

    Ótima escrita e respostas excelentes com total sinceridade.
    Parabéns!

  16. Choqueano disse:

    Olá amigo tudo bem ? Tenho algumas perguntas que talvez você possa me responder.
    1- As provas ( teóricas) na ANP são difíceis ? A nota da disciplina é só prova ou tbm tem trabalhos ? ( aqueles de apresentar e entregar ) ?
    2- Quantas pessoas foram eliminadas no seu curso por reprovação ? ( em tudo taf, provas teoricas etc)
    3- Quando vc chega na delegacia , vc é pago fixo para algum polícia mais antigo, para ser tipo seu mentor/ guia ?

    Abraços e obrigado.

    • APF do Norte disse:

      1- As provas ( teóricas) na ANP são difíceis ? A nota da disciplina é só prova ou tbm tem trabalhos ? ( aqueles de apresentar e entregar ) ?
      R: Não tem trabalho. Provas práticas e teóricas. Não são difíceis. Mas caso você não queira para no oiapoque, é bom estudar.

      2- Quantas pessoas foram eliminadas no seu curso por reprovação ? ( em tudo taf, provas teoricas etc)
      TAF: duas.
      Teóricas: nenhuma.
      Lesões e investigação social: Várias.

      3- Quando vc chega na delegacia , vc é pago fixo para algum polícia mais antigo, para ser tipo seu mentor/ guia ?
      R: Quando chega na delegacia normalmente todos te ajudam. Mesmo porque vc precisa se instalar na cidade, aprender os sistemas, pedir autorização para usar os sistemas. Então rola uma ajuda generalizada. Mas ninguém fica incumbido de te ajudar não.

  17. Elaine disse:

    Oi, fala mais sobre seus primeiros dias, até participar de uma investigação …

  18. Elaine disse:

    Outra pergunta…sobre seu tom irônico, sobre “deixar de falar com o delegado”…não entendi bem, explica…

  19. futuro apf disse:

    Boa noite amigo. Da pra falar conosco quanto ta o salario líquido?????kkkkkkkkk

    Obs: só se quiser

    • APF do Norte disse:

      Se for novinho, com aposentadoria INSS aproximadamente 9k. Se for um pouco mais antigo, com aposentadoria integral, fica uns 8600.
      Portal da transparência fala tudo! hehehehe

  20. Daniel disse:

    Olá, que bacana as informações e esclarecimentos daqui !
    tenho algumas dúvidas também APF.

    – em relação a vida na fronteira, quanto em média o pessoal tem ficado até conseguir transferência, pode me falar sobre isso um pouco? é um ponto que me preocupa um pouco…Alias, SP tem aberto vagas para quando saem da academia?

    – Sou de SP, e gostaria de voltar, acredito que devido a alta demanda da cidade eu consiga voltar após certo tempo, correto?

    – quanto ao regime 24/72, vi nos comentários que é o primeiro que vc foi submetido, vc conseguia viajar para casa com certa frequência, ainda que gaste muito com passagens aéreas… ? é possível caso eu queira?

    Obirgado!

    • APF do Norte disse:

      Olá, que bacana as informações e esclarecimentos daqui !
      tenho algumas dúvidas também APF.

      – em relação a vida na fronteira, quanto em média o pessoal tem ficado até conseguir transferência, pode me falar sobre isso um pouco? é um ponto que me preocupa um pouco…Alias, SP tem aberto vagas para quando saem da academia?
      R: Teve vaga para SP sim. Mas acabaram nos primeiros 100. Foram muitas vagas.

      – Sou de SP, e gostaria de voltar, acredito que devido a alta demanda da cidade eu consiga voltar após certo tempo, correto?
      R: Volta fácil. Maioria não quer SP.

      – quanto ao regime 24/72, vi nos comentários que é o primeiro que vc foi submetido, vc conseguia viajar para casa com certa frequência, ainda que gaste muito com passagens aéreas… ? é possível caso eu queira?
      R: Tem locais que os plantonistas viajam bastante. Não foi o meu caso. Aqui não podia permutar plantão. Então só em férias mesmo as viagens.

  21. Wellington Gomes disse:

    Meu nome é Wellington, faço Engenharia Mecânica, comecei esse ano, tenho 17 anos, mas sempre tive muita paixão pela Polícia no geral, mas a PF me chama mais atenção, porém não to curtindo o curso de Mecânica, e penso em largar para fazer Direito e seguir carreira na PF, porém tenho alguns medos, como ficar longe de amigos, família e futura esposa, além dos futuros filhos é claro, e também tenho receio de não poder ter uma vida normal pelo menos de vez em quando, se puder me dar umas dicas ou até mesmo contar a rotina de um agente na PF eu fico muito grato

    • APF do Norte disse:

      Wellington, a maior parte do trabalho é em escritório. Vez ou outra vc viaja em missão ou precisa passar alguns dias longe de casa. Sair na chuva e encarar lama e viaturas atoladas. Mas é minoria.
      Na sua primeira lotação provavelmente ficará longe de todos. Mas a experiência é excelente. Chegar de braços abertos na nova cidade é fundamental.

  22. Wallace disse:

    Como você organiza sua vida pessoal, tipo com a familia, namorada essas coisas ?

    • APF do Norte disse:

      Cara, maioria do tempo você trabalha horário de expediente normal. Algumas vezes vc fica mais. Algumas vezes viaja. Mas a vida, no geral, é bem normal.

  23. Marla Gabriele disse:

    Olá! Suas dicas e explicações sobre a pf são satisfatórias e muito interessantes.
    Apenas reforçando as dúvidas anteriores (21 e 22)… Gostaria que vc esclarecesse melhor sobre o assunto!
    Obrigada!

  24. Bianca P disse:

    Que depoimento incrível! A PF é, simplesmente, o meu sonho! Tenho 20, vou terminar a faculdade de Direito em pouco tempo e estudo para concursos desde o ano passado, comecei o foco total com a PF esse ano. Fiquei muito emocionada com as suas palavras, porque consegui me colocar no seu lugar e sentir como se eu já estivesse passando por tudo isso. haha
    Bom, pode me ajudar com algumas dúvidas?
    1- Você ficou 1 ano e meio totalmente dedicado somente aos estudos para a PF?
    2- Na ANP a gente sempre escuta de tudo, mas o que você achou mais difícil?
    3- Você disse que muitos foram reprovados pela investigação social, é caso de reprovação só os casos de você cometer algum crime? Caso não, o que mais eles reprovam?
    4- Assim que você começa a trabalhar, já pode começar a fazer plantão? Pode já começar a ficar no regime de 24h/72h?
    5- Você ainda pretende estudar para mais algum concurso?

    • APF do Norte disse:

      1- Você ficou 1 ano e meio totalmente dedicado somente aos estudos para a PF?
      R: Não. Eu trabalhava 40h semanais além dos estudos.

      2- Na ANP a gente sempre escuta de tudo, mas o que você achou mais difícil?
      R: Mais difícil é aguentar os professores chatos e a distância de todos. Mas ainda assim não tem segredo. É só não se machucar e estudar um pouco para as provas.

      3- Você disse que muitos foram reprovados pela investigação social, é caso de reprovação só os casos de você cometer algum crime? Caso não, o que mais eles reprovam?
      R: Eles não falam o motivo da eliminação na investigação social. Mas acredito que se vc for traficante ou homicida, não deva ser aprovado. ehehe

      4- Assim que você começa a trabalhar, já pode começar a fazer plantão? Pode já começar a ficar no regime de 24h/72h?
      R: Depende da delegacia. Nas superintendências vc vai ver que é só antigão que fica no plantão. Provavelmente trabalhará no expediente.

      5- Você ainda pretende estudar para mais algum concurso?
      R: Espero que nunca mais na vida.

  25. ConcurseiroPapaFox disse:

    Camarada, me tira uma dúvida. Tenho curso superior, mas depois de entrar para a PF pretendo cursar uma faculdade integral. Qual a chance de eu conseguir trabalhar em escala 24/72 dentro da PF? É bem provável ou é difícil/impossível?

  26. Aspira disse:

    Boa tarde irmão!
    Obrigado pelo post.
    Em média, quanto tempo demora para um APF conseguir retornar à sua cidade?
    Pode usar como exemplo Belo Horizonte ou Salvador.

    Obrigado!

    • APF do Norte disse:

      Depende do estado. Os do nordeste são sempre os mais concorridos. E depende da sua lotação inicial também. Porque cada lotação tem uma pontuação distinta. E quanto mais pontos, mais chance você tem de voltar para casa.
      Por exemplo tabatinga vc vai ganhar 4 pontos por dia trabalhado. Então vc volta pra casa mais rápido que alguém que está em Belém, por exemplo, que a pontuação é 1,5.
      Mas vc passa pelo menos 3 anos longe, conforme edital.

  27. Rafael disse:

    Como funciona no caso se você tem uma família e é aprovado? Você consegue levar eles nesse tempo do curso em Brasília na Academia de Polícia?

    • APF do Norte disse:

      Rafael,

      Você pode levá-los a Brasília, mas saiba que o curso de formação é internato. Ou seja, você, salvo alguns dias de exceção, só poderá vê-los aos finais de semana. Mais especificamente após meio dia de sábado.

      Ai fica a seu critério se vale ou não levá-os. Eu aconselharia a se concentrar na ANP. As provas eliminam e se você for muito mal, mas não a ponto de ser eliminado, vai parar nas piores lotações.

  28. Gabriel disse:

    Você disse que tem que ficar mais ou menos 3 anos longe de casa, mas se for casado, pode levar a esposa e os filhos para o estado de lotação? Seu texto foi ótimo e esclarecedor amigo! Sucesso!

    • APF do Norte disse:

      Gabriel, é bom levar a família né. Porque dificilmente você vai conseguir ficar indo no seu estado de origem com frequência.
      Eu montei minha casa aqui na cidade onde estou. Não tenho filhos nem esposa, então ficou mais fácil.
      Não tenho pressa de ir embora. Estou tranquilo. A única coisa que aperta é a saudade dos meus pais e amigos. Mas vou na minha cidade duas ou 3 vezes ao ano. Dá para aliviar um pouco.

  29. Luiz disse:

    Boa tarde, quais as escalas de um agente? É autorizado ter outra fonte de renda, ex Corretor de imóveis autônomo?

    • APF do Norte disse:

      Luiz,

      em geral o trabalho é de expediente. Eu sei que é dedicação exclusiva. Mas você pode trabalhar como professor, por exemplo, se não atrapalhar o serviço na PF.
      E essa parte de trabalhar autônomo não sei como funciona. Mas como Agente você acaba viajando bastante para missões e operações. Tem que ver se dá para conciliar.

  30. Vinicius Matias disse:

    Boa noite! Gostei muito do conteúdo, obrigado, na tenho algumas dúvidas.
    1 -quanto você ganhava dentro da ANP?
    2- Quando você acaba de sair de lá tem o direito de voltar pra casa pra se organizar ou já vai direto?

    • APF do Norte disse:

      Vinicius,
      dentro da ANP você ganha metade do salário inicial. Hoje seria uns 5mil.
      Após a conclusão do curso, você volta para casa. A nomeação demora entre alguns dias e 2 meses. E, depois de nomeado, você tem um mês para tomar posse. Então dá tempo sim de organizar.
      Há quem saia da ANP e já vá para a lotação escolhida, para ser um dos primeiros a tomar posse. Mas ai é critério de cada um.

  31. Lucas de Santana disse:

    Boa tarde APF do norte , muito inspirador o seu texto . Tenho uma dúvida enorme em relação ao remanejamento.
    1 – A lotação para Brasília é muito concorrida ? No seu curso da ANP quantas vagas em médias eles abriram ?
    2 – Caso houver o concurso do COT/CAOP , eu sendo novato tenho chance de disputar o concurso interno das forças táticas e morar em brasília ?
    Abração

    • APF do Norte disse:

      Lucas, no meu curso de formação não abriu nenhuma vaga pra Brasília. É concorrido. Brasília é a capital dos concurseiros, né! Passa muita gente, acaba sendo bastante concorrido por isso.
      Os novinhos lotam os cursos de formação do COT/CAOP. O negócio é ter disposição para fazer o curso de formação e depois trabalhar nesses grupos. Lembrando que COT/CAOP não são só embuste. Os caras passam 6 meses do ano viajando.
      Então, já viu, né?

  32. Pedro Oliveira disse:

    Apf! Boa noite! Vc falou em
    Um comentário que existe a aposentadoria ‘inss'(novinhos) e aposentadoria ‘integral'(antigão), no caso esses novinhos quando se aposentarem não vão se aposentar com salário integral de um Apf ?

    -quais foram as fronteiras que abriram vagas no seu curso ?

    • APF do Norte disse:

      Pedro, os novinhos aposentam com o teto do INSS.

      Abriram muitas cidades, não consigo lembrar de todas. Mas todas as fronteiras, em geral, abriram. E algumas capitais como São, paulo, Cuiabá e todas as do norte.

  33. Jr disse:

    Após ter passado na prova e nos exercícios, tem muito risco de reprovar na avaliação psicológica ou é difícil reprovar nela?

  34. Jr disse:

    Olá, gostaria de saber sobre o seu método de estudo, tipo, você acha que algum curso ou livro fez a diferença pra você passar na prf ou na pf? Se sim deixa o nome do “curso”, “livro” ou seja lá o que você acha que fez a diferença para você passar, além do seu esforço próprio e da sua força de vontade.
    Estou começando agora, com muita dedicação e força de vontade, nunca prestei concurso, sou novato na carreira de estudante P/ concusos. 😀

  35. A. CERQUEIRA disse:

    Tenho uma curiosidade.
    Sabemos que o PM, PC ou o Agente penitenciário (Estado) tem seu porte de arma. Mas acho que não pode sair do seu Estado.

    Para o APF, como faz para viajar de avião, por exemplo. Ele pode entrar e sair com sua pistola normalmente de aviões?

    • APF do Norte disse:

      Você faz o embarque armado. Existe o procedimento no aeroporto. Mas você embarca com a arma na cintura.
      Acredito que PC também embarque armado. O porte é válido no território nacional. PM parece que só oficial embarca armado. Os demais PMs têm que despachar a arma. Mas o porte é nacional também. Agente penitenciário eu não sei.

  36. NURYA AMBAR disse:

    Olá, pode me tirar uma dúvida?
    Quanto tempo, MAIS OU MENOS, demora desde a primeira etapa do concurso (prova objetiva, discursiva e física) e a última etapa (curso de formação na ANP) até a aprovação?

    • APF do Norte disse:

      Nurya, depende muito do Edital. Mas em média, de 10 meses até 1 ano.
      A prova que eu fiz foi final de dezembro de 2014. A academia terminou final de dezembro de 2015. Tomamos posse inicio de janeiro de 2016.
      Mas do concurso de 2012, a prova foi final de maio. a academia terminou final de dezembro 2012 e posse em janeiro de 2013.
      Mas põe, como tempo provável, 1 ano.

  37. Pablo disse:

    Amigo. Boa Tarde..
    Qual nome do curso preparatório que você estudou?

  38. Willian disse:

    Parabéns pelo trabalho! Que Deus abençoa!
    Muito bom lê as perguntas e as respostas!

  39. Lucas disse:

    Olá APF do Norte, gostaria de saber se mesmo o policial sendo Agente e NÃO Escrivão o seu dia-a-dia será mais dentro do escritorio, (você comentou isso”a maior parte do trabalho é em escritório. “)do que na rua?
    Obs:Gostaria de algo mais operacional.

    • APF do Norte disse:

      Lucas, o trabalho é predominantemente investigativo no computador.
      Há os grupos táticos como o COT e o CAOP que são bem mais operacionais.
      Mas eu sugiro você fazer uns testes para verificar se você é operacional mesmo. Experimenta passar 12h na selva, sem ter o que comer e com pouca água. Acrescente chuva e frio. Se você gostar, as chances de vc ser operacional são grandes.
      Eu até gosto de vez ou outra passar um perrengue. Mas prefiro ficar mais tempo no escritório.

  40. Victor disse:

    Boa noite. Amigo primeiramente obrigado pela iniciativa de tirar dúvidas do pessoal que sonha em fazer o concurso.
    Minha dúvida é a seguinte: o policial federal quando é transferido ,por exemplo de um estado para outro, ele recebe algum valor de ajuda de custo ou algo do tipo? Como os militares?
    Se sim, como é calculado e o que é incluso nessa ajuda de custo?

  41. hyago martins disse:

    Uma dúvida, quando vc é transferido para sua cidade Natal, vc pode ficar lá para sempre ou tem tempo máximo de permanência? No caso Ceará.

  42. Derik willian disse:

    Ola, excelente texto!
    Entao… trabalhar como agente federal tem muito risco, você tinha citado que ficar mais no escritorio, porém, pensei que na fronteira, ficava combatendo o contrabando. Pretendo ficar lotado em sp, o trabalho em sp tem muito risco?

    • Bruno Bugre disse:

      Poxa, valeu mesmo pelo relato. Pra quem quer entrar é motivador. Me tire uma dúvida se possível. Existe a possibilidade de troca de plantão com os colegas pra facilitar a viagem para visitar a família ?

      Abraços

    • APF do Norte disse:

      Combater o contrabando depende da fronteira. Aqui combate muito o tráfico. Mas os traficantes não são muitos perigosos por esse pedaço.
      Mas sempre há riscos. SEMPRE. São paulo é bem perigoso. Você vai ser policial. Vai ter que mexer com gente perigosa. Mas é raro confronto da PF. Basta ver os jornais. Mas Derik, se vc tem medo, melhor fazer outro concurso.
      Se for para sair correndo na hora de um confronto e abandonar os colegas, melhor fazer pra um cargo administrativo.

  43. Miguel Caldas disse:

    Você lembra se haviam vagas para lotação em Brasília, após o término do curso de formação?

  44. Raphael disse:

    Boa Noite APF. Você tem ideia do esquema de lotação para os peritos imformática? Sou do Rio de Janeiro e quando eu for aprovado, gostaria de retornar pra cá . como são as vagas aqui? abs

  45. Willian disse:

    Boa noite! Gostaria que respondesse algo. Tatuagem nos braços tem algum problema na PRF ou na PF? E como funciona as vagas para São Paulo, e muito corrido? E muito difícil achar vaga para CA? Desde já, muito obrigado.

  46. Renato disse:

    Boa noite.
    Inicialmente gostaria de parabenizar a você pela iniciativa de ajudar a tirar as dúvidas dos colegas interessados em entrar na instituição.
    Minha dúvida seria em relação as pessoas que já são concursados (meu caso desde de 2009) e ingressam na PF. Essas pessoas terão a aposentadoria sujeito ao teto do INSS ou irão se aposentar com salário integral de um Apf ?

    • APF do Norte disse:

      Rapaz, com essa reforma ninguém mais sabe de nada.
      Mas antigamente você mantinha a previdência, caso já seja da federação. Se for concurso estadual ou municipal, vai ter que brigar na justiça.

  47. Thercistenes disse:

    Olá. Quantos plantões seguidos o agente pode fazer. (No caso de ele ter possibilidade de trabalhar 24/72 h)

  48. Heitor Rodrigues disse:

    Cara, parabéns pelos relatos e comentarios, dá gosto de ler. Gostaria de fazer algumas perguntas:
    1 – Há algum problema em concursar para delegado, sem antes ter antes experiência como agente?
    2 – Ao concluir os cursos preparatórios, há chance de escolher a própria lotação? Quais são as mais concorridas e por que você está onde está?
    3 – Como deve estar meu condicionamento físico para concluir tranquilamente todos os testes em Brasília?
    4 – Como é a segurança jurídica para vocês? Se precisar matar bandido tem problema/processo? Ou as coisas funcionam direito?
    Desde já obrigado, cara, sucesso e que Deus te abençoe!

    • APF do Norte disse:

      Cara, parabéns pelos relatos e comentarios, dá gosto de ler. Gostaria de fazer algumas perguntas:
      1 – Há algum problema em concursar para delegado, sem antes ter antes experiência como agente?
      R: Não.

      2 – Ao concluir os cursos preparatórios, há chance de escolher a própria lotação? Quais são as mais concorridas e por que você está onde está?
      R: Você escolhe no final da academia sua lotação dentre as vagas disponíveis. Vagas no sul e sudeste são as mais concorridas. Estou onde estou porque não estudei muito na ANP. hehe

      3 – Como deve estar meu condicionamento físico para concluir tranquilamente todos os testes em Brasília?
      R: Deve ser razoável. Não é muito sugado não. Mas Você deve estar condicionado a fazer o TAF.

      4 – Como é a segurança jurídica para vocês? Se precisar matar bandido tem problema/processo? Ou as coisas funcionam direito?
      R: Não tem segurança jurídica. Matou, responde. Simples assim.

  49. CONCURSEIRO 01 disse:

    PARABÉNS APF DO NORTE PELO BLOG, TEM SIDO MUITO ESCLARECEDOR.
    SOU DO RJ E GOSTARIA DE VOLTAR PARA MINHA CIDADE NATAL. É MUITO DIFÍCIL VOLTAR PARA O RJ?? DEPOIS DE QUANTO TEMPO EU CONSEGUIRIA VOLTAR??

    OBRIGADO!!

    • APF do Norte disse:

      RJ é difícil de voltar. O tempo depende da pontuação da tua lotação. Se você pegar uma lotação de pontuação 4 (as piores lotações), uns 6 ou 7 anos pra voltar.
      Se pegar as lotações de pontuação menor, ai demora mais.

  50. Concurseiro disse:

    Boa noite. Pretendo prestar concurso para PF (Perito). Como é a rotina na ANP durante o curso de formação? Tem alguma diferença para essa área?
    Abraço

  51. Paulo disse:

    Não sei se saberá me responder. Sou capitão do exército e gostaria de comparar a carreira. Financeiramente fica praticamente igual. No entanto a cada 2 anos tenho transferência e recebo o valor da movimentação. A cada quantos anos é transferido e quanto ganha, aproximadamente, numa movimentação de uns 1600 Km?

    • APF no Norte disse:

      Paulo, não existe esse tempo pra remoção. Normalmente a remoção é a pedido. Não recebe nada.
      Caso você seja removido ex officio, aí vc recebe um salário a mais e mais 1 por dependente. Tem um limite, mas não sei quanto. Acho que são 3 salários no máximo. Independe a distância.

      • Paulo disse:

        E no caso de uma localidade especial, tipo fronteira, amazônia, recebe um recurso financeiro a mais? Nessas localidades existe um tempo mínimo para remoção? E em locais comuns, existe esse tempo mínimo para solicitar remoção?

  52. Ozeas disse:

    Não sei se vc pode falar mt sobre, mas como é a relação entre os EPA’s e os delegados? A richas são muitas? Também, se possível, quanto a operacionalidade do delegado, existem delegados mais operacionais dentro da pf, ou, esses só estão sujeitos a grupos específicos?
    E, parabéns pelo trabalho, agrega mt!!

  53. Paulo Santana disse:

    Há a possibilidade de fazer cursos de especialização? Possuir algum curso anterior dá direito a alguma vantagem?

  54. cardoso disse:

    Ola amigo, primeiramente os agradecimentos pela atenção dada a todos aqui. Gostaria de saber se as vagas destinadas pra Brasilia são muitas e bem concorridas, vc acredita que com quanto tempo numa lotação de 3 pontos consegue ir pra brasilia?

    • APF do Norte disse:

      Brasília nunca é primeira lotação.
      Acho que uns dois concursos em lotação de 3 pontos. Demora um pouco. Mas você consegue em um concurso já chegar mais perto de casa. Um interior de goiás ou de minas.

  55. Moro disse:

    “Deixando de falar com o Delegado…” Sou servidor na Justiça Federal e já fui APF do Depen.
    Sinceramente não entendo essa richa dos EPAs com Deltas. Salvo raras exceções, isso se chama recalque. O cara faz concurso p índio e quer ser cacique. Quer mandar? Estude e passe p delta.

    • APF do Norte disse:

      Pelo comentário vê-se que não entende mesmo.
      O problema não é mandar, irmão. O problema é o cara sacanear.
      Não são todos, e isso que eu falei aí é zoeira.
      Ah, e eu nunca quis ser delegado. E nunca quis ser chefe de nada.

  56. gustavo porcher disse:

    Olá amigo! Muito legal as informações apresentadas pelo site!
    Sou economista e gostaria de prestar concurso para perito.

    Sou extremamente apegado a minha família e gostaria de saber quanto tempo levaria para voltar para porto alegre

    abs!

    • APF do Norte disse:

      Cara, não sei mesmo responder. Perito é um caso a parte. O concurso pode demorar. São pouquíssimas vagas. Eu realmente não sei dizer.

  57. Julia teles disse:

    Ola tudo bem meu sonho e ser da PF pois meu primeiro passo e !! saber se curso Superior de Tcnologo em segurança publica vale pra entrar no PF como curso superior

  58. Jackson001uva disse:

    Você ganha algum dinheiro quando você vai transferido?

  59. Uanderson Santos disse:

    Primeiramente, parabéns pelo post, tem ajudado muita gente, inclusive eu.
    Amigo, você poderia me responder se na sua turma tinha alguém que guardava o sábado (como doutrina bíblica) no seu tempo na ANP? Sou Adventista do Sétimo Dia e tenho sonho de ser PF. Vi pelo último edital que o curso vai até as 18:00 horas de sábado. Será que consigo não ir ao sábado para as atividades na ANP sem ser expulso?
    Agradeço a resposta!

    • APF do Norte disse:

      Tinha quem guardava. Todos foram eliminados por falta.
      Recomendo passar, fazer o sacrifício de estudar aos sábados e depois voltar a guardá-lo.

  60. Angelo Márcio disse:

    Gostaria de saber quanto tempo um policial novato tem que passar na fronteira? E se todos são obrigados a ficar na fronteira logo de início!?

  61. Marcelo Love disse:

    Qualquer curso tecnologo serve para ser agente federal?

  62. Filipe disse:

    Boa tarde!
    Vi que você citou o risco de se machucar durante a ANP. Uma lesão durante o curso é desclassificatória? Quais as mais comuns?
    Obrigado!

    • APF do Norte disse:

      É eliminado se se lesionar e não conseguir fazer as atividades mais. As principais são torções e fraturas. Fiz um post hoje sobre isso lá no blog. novopolicial.blogspot.com

  63. Marcos disse:

    Parabéns pela atenção dada!

    Uma pergunta –>

    Saberia quanto tempo em média para conseguir retornar para a cidade de Florianópolis ou Aracaju? tem uma idéia? agradeço

  64. Amanda disse:

    Oi! Vc acha tranquilo me mudar com minha filha de 8 anos para uma fronteira? Esse é o ponto que me abala na escolha… caso positivo, sabe dizer pra onde é bom de ir no meu caso? Ja vou comecar a comocar em pratica a mentalizacao de onde irei morar… obrigada!

  65. Fernanda disse:

    Olá! Pelo que li aqui, as atribuições de um agente da PF bate muito com as de um oficial de inteligência da ABIN.
    Então fiquei meio curiosa pra saber: o trabalho de vocês ( PF / ABIN) se esbarram de alguma forma no dia a dia? Sabemos que tudo na abin é sigiloso, né? Mas o monitoramento de fronteiras, combate ao tráfico, crime organizado, etc também são atribuições da ABIN.. então como é feita essa separação, você saberia me informar? Agradeço muito se você puder me responder.

  66. VANESSA MARIA GOMES DE CARVALHO disse:

    Quais as chances de ser lotada no Rio! Se tivercessa possobilidade eu estudo até morrer no curso de formação!

    • APF do Norte disse:

      Zero chances.
      Eu fico me perguntando: porque diabos alguém quer ser lotado no inferno. Eu não ia pro RJ nem se me pagassem!
      Talvez em 7 anos consiga voltar.

  67. Carolina disse:

    Olá, parabéns pelos textos!!

    Gostaria de saber se Curitiba é muito concorrido? E como inicialmente terei que ir para a fronteira, gostaria de saber se Foz do Iguaçu é muito concorrida também.

    Obrigada!

    • APF do Norte disse:

      Carolina, talvez Foz seja mais concorrido que Curitiba.
      Talvez uns 8 anos de lotação em pontuação 4 para conseguir uma das duas. Mas há outras cidades no Paraná mais fáceis.

  68. Aline disse:

    Quais as chances de ser lotada na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ)?? Existe uma previsão do tempo necessário para conseguir tal lotação?!

  69. Guto disse:

    Boa Noite
    Seguinte, a respeito do concurso, você sempre sonhou em ser PF? E se possível fale um pouco sobre as inseguranças, tipo morar sozinho,situações de riscos, a possibilidade de ter que reagir a um assalto em apaisana ( com o treinamento na academia perde esse medo)?
    Vlew mestre

  70. Naty disse:

    Olá,
    Você se lembra quando fez o concurso se tinha vagas para MG? Ou é mais Fronteira mesmo?

  71. Talita disse:

    O curso de formação dura em torno de 4 meses em regime de internato… como funciona para as alunas que possuem filhos pequenos, de 02, 03 anos?

  72. LAERCIO MEDEIROS DE MOURA disse:

    Parabéns. Vc citou “fronteira tranquila,” . Quais lugares de fronteira vc não indicaria pra um novato que quisesse um lugar tranquilo pra servir.?

  73. Aline Araujo disse:

    Olá tudo bem ? Tenho dúvida quanto ao local de trabalho , como moro no Estado de São Paulo , para trabalhar aqui eu teria que ter uma das notas mais altas do concurso ? Obrigada

  74. Roberto disse:

    Olá APF do Norte.
    Obrigado por dedicar tanto tempo para tirar as dúvidas! Parabéns pelo relato.
    De fato é um sonho fazer parte da PF. Tenho uma dúvida:
    Saiu o novo edital, e dessa vez há vagas reservadas para PNE, o que estranhei, mas depois vi o RExt…
    Pergunto: Agente também realiza atividades meramente administrativas? ou são cargos diferentes? Existe por exemplo, analista administrativo? Analista de informática? Ou seja, pessoas dedicadas ao dia a dia da Instituição, mas não ligadas às operações policiais, por exemplo
    O período do treinamento em Brasilia, como é? Muita atividade física?

    • APF do Norte disse:

      Pergunta:
      – Agente também realiza atividades meramente administrativas? ou são cargos diferentes? Existe por exemplo, analista administrativo? Analista de informática? Ou seja, pessoas dedicadas ao dia a dia da Instituição, mas não ligadas às operações policiais, por exemplo?
      R: Agente realiza sim atividades meramente administrativas. Mas nunca escapam das operações. PNE tem que ser capaz de realizar o TAF, atirar, dirigir.

      – O período do treinamento em Brasilia, como é? Muita atividade física?
      R: Atividades físicas regulares. Nada que alguém que passou no TAF não consiga fazer.

  75. David Lorenzi disse:

    Boa tarde, parabéns pela conquista.
    Me tira algumas duvidas por favor, vou tentar o de perito, no edital eles pedem dentre outras coisas luvas de mma, protetor bucal e bandagem para boxe, rola uma pancadaria no curso de formação ou é pro-forma?
    Sabe me dizer quais foram as UFs de lotação dos peritos no ultimo concurso da PF?
    Grato

    • APF do Norte disse:

      É pró-forma. Você usa mais para o treinamento. Não tem trocação.

      Não sei as vagas. Mas peritos só ficam nas superintendências. Ou seja, você vai parar numa capital.

  76. Edlimax disse:

    Fala Guerreiro,,

    Me diz uma coisa, porque a maioria dos PF`s nao gostam de trabalhar em SP ?

    • APF do Norte disse:

      Na verdade acho que não gostam de viver em SP. Além de ser uma cidade caótica e cara de morar, a pontuação é baixa. Se você vai pra SP não sai nunca mais.

  77. Jells disse:

    Após cumprir o curso em Brasília, podemos escolher em qual cidade atuar? Minas Gerais ta dentro?

  78. guilherme disse:

    Nesse concurso de Delegado de 2018, você acha que vai ter vagas para o Estado de SP?
    Normalmente há vagas para o fronteira no PR?
    sou do interior de SP e queria saber se há uma chance mínima de ficar o mais próximo de casa.

  79. Gabriel disse:

    Cara como funciona esse negócio de escolher a lotação? É como funciona esse negócio de lotação com pontos ( tipo Porto Alegre vale 1.9 e Manaus vale 2.8 ?) E quais eram as lotações mais disputadas no seu concurso? Abraço colega de trabalho.

  80. Philippe disse:

    Muito bom esse artigo. Quero muito saber uma coisa. Luto Jiu Jitsu e tenho vontade de seguir treinando e lutando. Eu sei que após a fronteira, em uma boa cidade, vai dar pra treinar quase todo dia e participar de campeonatos em fds. Mas quero saber nesse tempo de fronteira. O lugar pra onde vc foi, daria pra pelo menos treinar com alguma equipe que já treina na cidade? Se não, daria pra juntar uma galera e montar um treino? Montando um espaço básico próprio com tatame. Eu gostaria de pelo menos seguir treinando no meu tempo de fronteira ao invés de acabar abandonando.

  81. Luan disse:

    Amigo e quanto a peritos, mais especificamente médico- legista, tb tem que morar na cidade? Não dá só pra dar o plantão ou fazer trocas com colegas da escala de modo a ir e voltar toda semana? Outra pergunta, nesse novo concurso as vagas são todas pra fronteira, há possibilidade de com algum tempo voltar pra cidade natal?

    • APF do Norte disse:

      Luan, para perito eu realmente não sei. Mas acredito que tenha que morar na Cidade. Não sei se médico legista funciona em esquema de plantão.
      O tempo para voltar para sua cidade natal depende muito de onde é sua cidade natal.
      Abraços.

  82. Gabriel disse:

    Quanto tempo em media o agente passa na fronteira? Sou de brasília, para voltar a minha cidade natal demoraria muito? Grato desde ja!

  83. Sousa disse:

    olá, algumas perguntas: 1) quais as fronteiras mais ” tranquilas” em se falando de segurança para o próprio policial federal ?
    2) qual o valor do salário bruto descontados IRRF e os demais descontos de folha?
    3) quais os procedimentos que você adotou para a sua vida diária em relação a sua segurança pessoal e de sua família? Andas armado e com atenção redobrada o tempo inteiro?
    Abç

    • APF do Norte disse:

      1) quais as fronteiras mais ” tranquilas” em se falando de segurança para o próprio policial federal ?
      R: Não sei responder isso. Mas pra PF normalmente o trabalho é mais tranquilo em quase todos os lugares.

      2) qual o valor do salário bruto descontados IRRF e os demais descontos de folha?
      R: Inicial uns 9 mil.

      3) quais os procedimentos que você adotou para a sua vida diária em relação a sua segurança pessoal e de sua família? Andas armado e com atenção redobrada o tempo inteiro?
      R: Não fiz muitos procedimentos não. Mas fiquei mais atento em relação a segurança em geral. Difícil eu relaxar na rua. Ando quase sempre armado. Nunca sento de costas pras entradas. Sigo uns procedimentos para evitar ser pego de surpresa.

  84. Rodrigo disse:

    vc citou que a maioria do tempo é no escritório, o que o agente faz no escritório, que tipo de investigação especificamente, fica ouvindo conversas de telefones alheias? kkk
    acompanhando movimentação bancárias
    vc tbm citou que o primeiro dia basicamente voce passa fazendo cadastro em diversos sistemas, pode falar mais sobre esses sistemas?

    • APF do Norte disse:

      Rodrigo, a principal parte da investigação atualmente é no computador. Analisando informações solicitadas e fazendo pesquisas. Claro que existem coisas que você só consegue indo pra rua pesquisar. Mas a maioria das informações você consegue no computador mesmo. A PF é polícia judiciária. Basicamente fazemos investigações para processar pessoas por crimes.
      Tem a parte de ouvir conversas alheias heheh
      E os sistemas são muitos. Desde e-mail funcional até cadastros nos mais diversos sistemas de pesquisa. São muitos.

  85. jorge disse:

    Boa tarde amigo!
    Eu li o blog sobre SONHO ou PESADELO…mas, o pessoal fala em outros blogs com relação a PF e a PRF, dizem que a PRF é melhor que a PF pq na PF tem esse negocio de Delegado tipo atrasar o agente e na PRF todos são da mesma patente digamos assim…não tem disputas o que você acha sobre isso e o pq SONHO ou PESADELO?

    Obrigado

  86. estudando2018 disse:

    Olá Agente, gostaria de saber como é a rotina na ANP após as atividades obrigatórias ( do tipo, local para lavar as roupas, faxina nos alojamentos, apresentação dos uniformes e se tem muitos larápios que gostam de afanar objetos pessoais dos colegas)

    Salve.

    • APF do Norte disse:

      Cara, tem as lavanderias que você pode pagar para lavar a roupa. Não há quase larápios em geral. A faxina é feita por terceirizados. Os uniformes sempre limpos. Mas após alguns meses eles começam a ficar encardidos.
      Têm colegas que não querem pagar pra lavar e eles mesmos lavam nos alojamentos.
      Dá pra levar. Tem que estudar nos tempos vagos. Então é relativamente corrida a rotina, mas nada absurdo não. Basta se organizar que vai direitinho.

  87. APF_SC disse:

    boa tarde,
    Estou me preparando para o concurso, mas nao consegui acabar a faculdade. Vão ficar 3 materias (na modalidade EAD) pro proximo ano, coincidindo com o curso de formação. Existe possibilidade de sair da ANP numa sexta a noite e voltar no domingo a noite? Preciso fazer essas provas em um sábado na minha cidade. Tem algum recesso na academia, durante o curso?

    • APF do Norte disse:

      Rapaz, você ia ter que comprovar que estaria formado no final da ANP. Talvez conseguisse essa liberação, mas perderia as aulas do sábado.
      Nem sei se é possível.

  88. Edson disse:

    Gostaria de saber se é reservado um tempo durante o expediente regular para a prática de atividade física ou se isso fica por conta do policial.

    Como o policial federal deve sempre estar em boa forma física, penso que talvez esse tempo seja reservado durante a rotina de trabalho do profissional… Você pode tirar essa dúvida pra mim, por favor?

  89. Valdir disse:

    Sou ex- usuário, fico indignado como chega tanta droga no estado de São Paulo, sobre o tráfico de drogas tentar cortar o “mal” pela raiz ao invés de prender quem está lá na favela fazendo a ponte entre usuário e mercadoria, seria o correto mas será que isso é pedir para não ter paz na vida ?

  90. Paulo Silva disse:

    Olá, boa noite. Tenho 24 anos, meu sonho desde criança ser Policial Federal, porém, já tenho família: Esposa, um filho, talvez terei dois, vou descobrir semana que vem… 🙂 Queria saber o que me diz em relação a isso, quanto tempo ficamos isolados da família e se você acha que “compensa” deixar a família longe pelo período de “evolução”. Ou você acha que quem já tem família formada não deveria pensar em PF?

    • Saga Policial disse:

      Tudo vale a pena quando você tem um sonho! E você não estaria fazendo isso por sua família também?

      • Paulo Silva disse:

        Sim, também seria por eles. 🙂

        Me tire outra dúvida, moro em BH – MG, depois de ir para fronteira, demora muito tempo para conseguir transferência para cá? Outra dúvida, tipo, mesmo atuando aqui em BH, eu seria chamado para missões em outros estados?

  91. Christhiano disse:

    Olá!
    Lesões na ANP causam reprovação? Quais? De que tipo? E como evitar?

  92. Tor disse:

    Fala Guerreiro, boa tarde.

    Nunca é tarde para correr atrás de um sonho. Decide investir tudo no sonho de ser PF agora aos 36 anos. Perdi o concurso de 2018 devido problemas de saúde da filha ( família em primeiro lugar). Quero muito realizar este sonho, já estou me preparando para o próximo. Me tirar uma dúvida, antes de arriscar tudo para ser PF ( emprego fixo, carreira, estabilidade da família) e encarar o CFP, como é na ANP, existe mesmo o risco do aluno ser eliminado no CFP pelas notas? Os instrutores e professores pegam pesado querendo te eliminar ou dão aquela força para estudar e ver o cara se formar APF? O que se estuda lá dentro para que o cara já se prepare um pouco como auxílio? Se quiser responder privado, fique a vontade.

    • APF do Norte disse:

      Como é na ANP, existe mesmo o risco do aluno ser eliminado no CFP pelas notas?
      – Existe sim. Mas no meu curso ninguém foi eliminado por nota.

      Os instrutores e professores pegam pesado querendo te eliminar ou dão aquela força para estudar e ver o cara se formar APF?
      – Pegam pesado. Poucos dão força.

      O que se estuda lá dentro para que o cara já se prepare um pouco como auxílio?
      – Não entendi a pergunta.

      Abraços.

      • Allan disse:

        Boa noite. A última pergunta acredito que seja sobre quais disciplinas teóricas são estudadas durante o Curso de Formação (D. Penal, Constitucional, etc).

  93. Antônio Carlos de Jesus Barreto disse:

    Da pra conciliar família e estudos com o cot, ou é dedicação exclusiva ao grupo de elite?

  94. DC disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se é por conta da própria pessoa pagar as despesas pra onde foi mandando ou é por conta da PF ?

    • Saga Policial disse:

      Transferência para outro Estado? Você ganha um valor de ajuda.

    • APF do Norte disse:

      Você paga as contas da primeira lotação. Tudo por sua conta. Se você for transferido, depois, ex officio, para outro canto, aí a administração dá uma ajuda de custo. Se for transferido a pedido, você banca tudo também.

  95. LkL disse:

    Boa noite. O que seria essa incerteza quanto ao futuro da PF, como dito no seu relato ? “…saio entusiasmado para trabalhar, mesmo sem saber o futuro da instituição. Isso é uma penumbra. “

  96. Elielson disse:

    Parabéns guerreiros , o meu sonho é ser um delegado federal !!

  97. Camili disse:

    Mas tem pra se pf tem que sair da sua cidade e pra ter uma familia como fica?

  98. Daniel disse:

    Bom dia Guerreiro!

    Tenho um filho especial que faz tratamentos de saúde, caso eu seja lotado em uma região de difícil acesso a esses tratamentos tenho como pedir uma nova transferência ou não existe essa possibilidade?

    Desde já agradeço!

    abs

  99. Gabriel Souza disse:

    Boa tarde, excelente post! Sou de SP e vi em alguns comentários você dizer que quase ninguém quer ir pra SP e isso me deixou com algumas questões.
    1- Por qual motivo quase ninguém quer SP?
    2- Teria alguma chance de eu conseguir ser lotado em SP de cara?
    3- Caso não seja possível quanto tempo acha que levaria pra voltar?

    Obrigado!

  100. Lopes disse:

    Parabéns pela conquista meu camarada! Uma dúvida, desculpe se vc já respondeu! Sou militar do exército e aqui podemos ser movimentados de 3 em 3 anos e para fronteiras de 2 em 2 anos, gostaria de saber como é feita essa movimentação pela PF.
    Vc estando na fronteira, tem algum tempo mínimo ou máximo para permanência? Dentro do seu entendimento, vir para o Rio de Janeiro e mais difícil?

    • APF do Norte disse:

      Lopes,

      Não há minimo e máximo. Depende dos concursos públicos, de onde você está e para onde quer ir. Se você estiver numa cidade que a pontuação é 4, volta mais rápido pro RJ. Quanto menos a pontuação mais demora. Numa pontuação 4 talvez uns 8 anos para voltar.

  101. Maxmene Vieira Lira Lopes disse:

    Olá tudo bem gostei muito de seus esclarecimentos … Mas gostaria de saber mais sobre a investigação social…o que pega mais para ser eliminado nestas investigações.?

  102. Diego Expedito Luiz Prana disse:

    Queria saber quanto tempo demorou para vc começar a trabalhar depois da anp

  103. Leonardo disse:

    Olá ,eu gostaria de saber se é comum a famosa ” troca de tiros” na PF , e também se problemas como miopia e astigmatismo me impedem de fazer parte da pf

  104. Paulo disse:

    Tenho 18 anos e sou casado isso pode atrapalha eu entra na polícia federal?

  105. Marcos Ubirajara Silva disse:

    Boa tarde meu amigo, na ANP, mesmo quem vai fazer o curso para Perito passa pelos mesmos testes e aulas, tipo natação, corrida, ser “xerife”, etc. Agradeço desde já e parabéns pelo blog

  106. Renan disse:

    Opa, na ANP, se vc se lembrar, como fica as vagas pra região sul ? Rio Grande do Sul e Santa Catarina ? são vagas mto concorridas ?

  107. Ronaldo Barbosa disse:

    Por gentileza me tire uma dúvida. Eu tenho 46 anos, 24 anos de contribuição e 24 anos no cargo de agente penitenciário-CE hoje ganho liquido 6 mil( sem empréstimos)e minha esposa que também é agente penitenciária ganha em media 3 mil, tudo isso sem empréstimos, se vc quiser ganhar um pouco mais o governo do estado te paga 20 reais por horas extras, vc só pode fazer 7 extras de 12h no máximo totalizando 1680 reais. Ou seja vc trabalha um dia sim outro não.
    A pegunta é:
    1. Compesa eu fazer o concurso pra agente da polícia federal?

    2. Os que forem aprovados com as notas mais altas escolhe o local que está em oferta por ordem de classificação?

    3. Sou moreno vc acha que tenho mais chance de ser aprovado entrando na cota do negros e pardos ou na cota geral.

    Não mais fica minhas sinceras
    Condolências.

  108. Ronaldo Barbosa disse:

    19:40
    Passa sim… ?

    Responder
    Ronaldo Barbosa disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    5 de outubro de 2019 às 13:14
    Por gentileza me tire uma dúvida. Eu tenho 46 anos, 24 anos de contribuição e 24 anos no cargo de agente penitenciário-CE hoje ganho liquido 6 mil( sem empréstimos)e minha esposa que também é agente penitenciária ganha em media 3 mil, tudo isso sem empréstimos, se vc quiser ganhar um pouco mais o governo do estado te paga 20 reais por horas extras, vc só pode fazer 7 extras de 12h no máximo totalizando 1680 reais. Ou seja vc trabalha um dia sim outro não.
    A pegunta é:
    1. Compesa eu fazer o concurso pra agente da polícia federal?

    2. Os que forem aprovados com as notas mais altas escolhe o local que está em oferta por ordem de classificação?

    3. Sou moreno vc acha que tenho mais chance de ser aprovado entrando na cota do negros e pardos ou na cota geral.

    Não mais fica meu sincero apreço.

  109. Ronaldo Barbosa disse:

    RETIFICAÇÃO:
    No comentário do dia 05 de outubro de 2019 as 13:14 no final do texto escrevir MINHAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS por erro de digitação automática.

  110. Adri disse:

    Quais são as piores lotações no seu ponto de vista??
    Todos os recém formados vão para fronteira???

  111. Ronaldo Barbosa disse:

    Ainda esperando resposta sobre o comentário do dia 05 de outubro de 2019. Não mais fico aguardo guerreiro.

  112. Roosevelt Santana disse:

    Boa noite camarada! Gostaria de saber onde eu ficaria lotado se eu ingressar no COT, eu teria que morar em Brasília ou poderia continuar morando no RJ?

  113. Paula disse:

    Tenho 19 anos e vou me casar isso pode atrapalha a entra pra polícia federal?

  114. Jhonathan Serra disse:

    Oi amigo, pretendo fazer concurso para Papiloscopista quando terminar a faculdade. Você sabe dizer se o sistema de lotação é o mesmo do agente (que depende da pontuação na ANP)? Caso não, se existe alguma possibilidade de voltar para a cidade natal, e caso sim, quanto tempo levaria.

    Agradeço a atenção e parabéns pelo blog!

  115. Neymar disse:

    Perito criminal precisa morar em Brasília ou nas outras capitais? Ou pode morar em qualquer cidade do Brasil?

  116. Fabio Klebyson disse:

    Amigo, sou Adventista do Sétimo Dia. Como consiliar o sábado com o curso de formação?

    • Fernando disse:

      Mano lê acima tem uma resposta para sua pergunta,

      faz o curso quando sair Guarda os sábados novamente.
      quem guardou foi expulso por faltas.

  117. Bruno disse:

    Boa noite , com quanto tempo de curso o aluno consegue o porte de arma ? E existe Jiu Jitsu dentro do curso ?

  118. rian disse:

    Na área de crimes financeiros da PF, como é a jornada de trabalho?

  119. guilherme disse:

    bom dia amigo tudo jóia?
    durante o curso o curso de formação vc pode voltar para o hotel (ex:com esposa e filhos) a noite após encerradas as atividades do dia ou tem que ficar em internato e saída só aos domingos?
    obrigadooo

  120. Lagente disse:

    Qual o salario liquido de um iniciante hoje ( 27/03/2020) ? O portal da transparência não mostra mais.

  121. José Melicio Ramalho Feitosa disse:

    Oi, amigo. Gostaria de saber como funcionam as missões na PF. Quem normalmente é escolhido. Se dura muito. Se a pessoa pode optar por não participar das que viajam muito tempo. Como é o regime de trabalho numa missão, tipo, se é dia e noite, domingo a domingo rsrs. A impressão que passa é que numa missão o cara praticamebte não respira. Ou se é respeitada a carga horário de trabalho numa missão. vlw. aguardando

  122. Darla disse:

    Cara, suas postagens são muito esclarecedoras, muito obrigada pelas dicas! Sou de PERNAMBUCO e gostaria de saber se é muito difícil conseguir retornar para o meu estado após os 3 anos na fronteira? Ou seja, ele é um estado muito concorrido?

  123. Maria Fernanda disse:

    Minha dúvida é que se o policial for casado, ele pode morar na cidade onde a esposa mora? Ou se for uma policial mulher se ela pode morar na cidade onde o marido mora?

  124. Alessandro disse:

    Blz Camarada, parabéns pelo excelente texto! Poderia falar um pouco sobre pessoas mais velhas entrando na PF? Tenho 47 e querendo retomar esse sonho, mas grilado com a idade. Sempre me cuidei muito e fisicamente estou bem. Conhece PFs mais velhos? Que entraram com mais idade? O que puder falar sobre agradeço! Sucesso!

  125. Jonatan disse:

    meu nobre, tenho uma dúvida, primeiramente, parabens pelos posts, ajudaram muito.
    A dúvida: sou casado e tenho filha pequena, sou da bahia? demora mais ou menos quanto tempo pra voltar pra casa após nomeação e posse?
    existe politicagem nessas questões?
    Obrigado.

  126. Pedro disse:

    Ola, conhece algum agente que trabalha e cursa direito no período da noite? É possível? Abs

  127. Felipe disse:

    Ola eu gostaria de saber quando o agente da policia Federal recem formado ele vai pra sua primeira lotaçao ele tem que alugar e imobiliário o seu próprio apartamento ?

  128. Thalles disse:

    Eu li todos os comentários!
    Show de bola essas dúvidas que você tirou das mais bestas as mais legais.
    Mas queria que você me ajudasse com uma situação bem específica.
    Esse mês completei 1 ano de estudo para concursos na área policial, mas infelizmente eu ainda não decidi para qual me dedicar 100% (PF ou PRF). Isso acontece por ser algo para vida. Então:
    1) ainda que essa pergunta tenha sido respondida em 2017 eu te pergunto sobre a relação entre agente e delegado existe a hierarquia, mas existe respeito do delegado com o agente? ( Em um dos comentários vi que tem alguns sacanas). Eu faço essa pergunta, pois a PRF não tem isso e é um dos principais fatos geradores de dúvidas entre os órgãos.

    2) o regime de trabalho é geralmente expediente, mas tem sobre aviso e as vezes passam da hora em operação, tudo isso em compensado em dinheiro ou banco de horas? E isso é comum?

    3) Com toda sua experiência eu te pergunto: PF ou PRF? As principais diferenças a favor da PF que eu já vi são maior: salário, reconhecimento. Porém a PRF: mais chances de voltar para casa mais rápido por ter remoção todo ano, regime majoritário 24/72, e ser algo mais operacional.

    Eu estou começando a ter melhores resultados nos simulados da PF, chegando a ter pontos 63 líquidos, porém é triste a indecisão. Eu não sei avanço na PF ou passo para PRF. Isso tudo por que se de fato houver um uso de poder abusivo de um delegado a mim como futuro agente eu me sentirei frustrado pela escolha da PF.

    O que você falar aqui vai me ajudar e muito na escolha. Principalmente sobre a relação hierarquica.

  129. Alice disse:

    Ser PF é muito arriscado?

  130. Luyse Faro de Oliveira disse:

    Eu gostaria de saber tipo. Exemplo: eu sou do estado do Pará é passei, eu posso pedi transferência para Rio Grande do Sul???

  131. Elyda disse:

    Sou casada com militar, isso me dá direito a trabalhar na minha cidade ou não tem isso na instituição?

  132. Anderson disse:

    Olá, amigo sou de Salvador eu sendo aprovado na polícia federal qual uma pontuação exata que conseguiria retornar a minha cidade na ANP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.