E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Conheça o COT da Polícia Federal do Brasil!

Um pouco do COT – Comando de Operações Táticas, da Polícia Federal do Brasil! Uma apresentação como você nunca viu! 

14/04/2014 – Saga Policial (publicado originalmente em dez/2012 no antigo blog da Saga Policial)

A agente infiltrada da PF saiu do galpão da fazenda e ascendeu um cigarro, passando logo depois a mão esquerda no cabelo. Este era o sinal para a equipe avançada – EA, formada por uma dupla de snipers, de que de fato havia dentro do galpão um laboratório de processamento de cocaína. Imediatamente a EA avisou os caçadores da Coordenação de Aviação Operacional – CAOP da PF para iniciar o ataque.

Como um relâmpago o Bell 412 Caçador III surgiu do horizonte e se projetou sobre o galpão. De ambos os lados do helicóptero estavam três homens do COT, encapuzados e armados com fuzis M-16. No apoio surgiu do outro lado um Bell 407 na função de gunship – uma plataforma de tiro que fornece apoio aéreo armado quando das operações de desembarque/embarque dos Bell 412.

Um traficante armado com um AR-15, que estava do lado de fora do galpão fazendo segurança, ao ver o Caçador III esboçou uma reação mais foi imediatamente abatido pela equipe de snipers. Os homens do COP desembarcaram e entraram no galpão rapidamente, conseguindo render os outros traficantes, que diante da ação fulminante dos federais não conseguiram reagir. Como apoio entrou na fazenda três pick-ups 4×4 como mais homens do COT. “A operação foi um grande sucesso e o COT, com o apoio do CAOP, mostrou mais uma vez mostrou o profissionalismo, o idealismo e a competência dos policiais federais ali lotados, na luta contra o crime.”

O Comando de Operações Táticas – COT, foi criado em 1987, pelo Ministério da Justiça através do Departamento de Policia Federal – DPF, com a missão de responder a ataques terroristas dentro do território nacional. Para tanto, seus integrantes receberam treinamento técnico-tático em unidades especiais das Forças Armadas no Brasil e no exterior – em unidades especiais nos EUA, França e Alemanha (em especial pelo GSG-9). Hoje em dia essa força de elite para ações armadas desempenha uma grande gama de operações.

cot-frente

 

A Organização do COT:

Coordenação do Comando de Operações Táticas

Serviço de Estratégias Táticas – SET

Serviço de Operações Táticas- SOT

Ao longo de sua atuação, o COT participou de vários resgates de reféns durante seqüestro de aeronaves e de muitas outras missões de risco, como apreensão de drogas no país, toneladas por sinal, ações de desapropriação, conflitos rurais, segurança VIP, bem como também o desmantelamento de organizações criminosas.

Entre as grandes operações de que o COT esteve ou está envolvido podemos citar a Operação Anaconda, contra o crime organizado e da Operação COBRA (COlômbia-BRAsil) que têm como objetivos desarticular o narcotráfico na fronteira de 1.644km do Brasil com a Colômbia, através da identificação de bases de produção de cocaína sob o domínio das Farc. A COBRA também abrange um quadrilátero limitado a Noroeste pelo rio Içana, a Nordeste pelo Pico da Neblina, a Sudeste por Tefé – de onde os federais fazem incursões periódicas no rio Solimões como estratégia complementar a COBRA – e a Sudoeste por Tabatinga.

Para isso o COT participa de muitas ações conjuntas com as Forças Armadas brasileiras. Por sinal o COT participa de outras operações com os militares em outras áreas do território, nacional, principalmente com a FAB e o Exército. Na Operação COBRA o DPF contou com apoio logístico dos batalhões e pelotões de fronteira do Exército, e montou bases flutuantes onde são vistoriadas todas as embarcações que navegam entre os dois países. O COT também participa no programa de atuação conjunta com os militares nas Operações PEBRA (PEru e BRAsil) e VEBRA (VEnezuela e BRAsil).

cot-1

No conjunto de ações do COT ainda podemos citar a resolução do seqüestro de um boeing 737 da VASP (Goiânia/88); de um Bandeirante do governo potiguar (Belém/88); de um bimotor (Itaituba-PA/90).

Na área de proteção o COT foi usado na segurança de vários eventos e conferências internacionais como,  por exemplo, a Eco-92, a III Conferência ibero-americana (Salvador/93) e a XXIV Assembléia Geral da OEA (Belém/94).

Vale ressaltar que qualquer uma das missões empreendidas pelo COT dentro da tarefa de luta contra o narcotráfico e o crime organizado (prisão de suspeitos, transportes de presos, erradicação de plantios de maconha, localização e eliminação de laboratórios de processamento de cocaína, localização e destruição de pistas de pousos clandestinos empregadas por narcotraficantes, etc.) é precedida por consideráveis trabalhos de coleta de informações. Com base nas informações colhidas é que o COT monta a sua missão. E é importante observar que cada uma dessas missões tem suas particularidades e raramente uma nova missão guarda semelhanças com missões realizadas anteriormente – salvo a natureza do adversário e o objetivo da missão.

A sede do COT fica em Brasília, numa área de 40 mil metros quadrados, localizada no Setor Policial Sul, de onde envia agentes para missões em todo o Brasil. A área dispõe ainda de pista de maneabilidades, uma torre para exercícios diversos e uma mini cidade montada para treinamentos de tomada de instalações, recuperação de reféns, como para simulação da prisão de narcotraficantes.

cot-2

Treinamento do COT na ANP

Para desempenhar de forma excelente a suas missões o COT treina exaustivamente os seus membros. A condição física é levada a série e as sessões de tiro de reação e precisão, com vários tipos de armas, são praticadas diariamente, dia e noite.

Como uma força preparada para combater o terrorismo, o COT treina duramente ações de resgate de reféns e retomada de aeronaves, ônibus, trens e instalações diversas. Os seus membros estão aptos a desenvolver táticas de CQB. Podendo operar tanto de dia quanto a noite, inclusive com equipamentos de visão noturna. A sua equipe de atiradores de elite (snipers), dispõe de equipamentos sofisticados que permitem elevada precisão: um alvo pode ser atingido e imobilizado, em 100% dos casos, em distância de até 200 metros.

Os membros do COT passam por cursos de sobrevivência na selva, montanhismo, análise e operação de informações, mergulho, pára-quedismo, segurança de dignitários (VIP), negociação em delitos com reféns, táticas de resgate de reféns e muitos outros. Muitos dos cursos são realizados no exterior.

O COT também conta com o apoio especial das aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional – CAOP da Polícia Federal, notadamente os helicópteros Bell 412 e Bell 407. As duas forças convivem quase que diariamente devido aos constantes deslocamentos do COT.

cot-5

Os membros do COT usam os mais diversos trajes em suas operações. Podem ser completamente camuflados, em vários padrões (brasileiro, americano, francês, etc.), para os mais variados ambientes como selva e urbano. Podem também usar as camisas pretas com o distintivo do DPF com calças camufladas ou simplesmente estarem usando roupas civis. Os membros do COT em suas operações podem usar bonés com a sigla COT, gorros negros, chapéus camuflados ou ainda capacetes.

O COT usa uma grande variedade de armas leves como fuzis automáticos, rifles de snipers, submetralhadoras e pistolas. Entre os fuzis automáticos os membros do COT podem usar o M16 e a sua versão mais curta o M4. Entre as submetralhadoras podemos encontrar a sempre presente H&K MP5, em suas várias versões.

cot4

O COT é uma referência na América do Sul e está sempre pronto a operar nas áreas urbanas e rurais, desde pequenos povoados a grandes centros urbanos, nas grandes florestas brasileiras, ao longo da nossa costa marítima e nas grandes faixas de fronteiras, e em qualquer ambiente seja no sertão, nas montanhas, no pantanal, nas favelas ou nos portos. Por sua larga experiência e profissionalismo o COT tem hoje as atribuições de planejar, coordenar, dirigir, controlar, avaliar e executar – em nível nacional – as operações em casos de seqüestro, além de outras ações de natureza especial de competência do DPF.

Também é atribuição do COT presta apoio aos órgãos centrais e descentralizados no desempenho de missões de alto risco, cujas características exijam policiais com treinamento específico em armas e táticas especiais. De importância inquestionável nas ações que envolvam segurança de dignitários, negociação em crimes com refém e seqüestro de aeronaves, entre outros. Fonte: “Tropas de Elite” e Polícia Federal.

Para finalizar, entrevista com o AGENTE LEANDRO LOPES – Pioneiro do COT (acesse nos links abaixo): 

 http://www.youtube.com/watch?v=V-eOGcgmGg0

 http://www.youtube.com/watch?v=yek9uH3IunQ

 http://www.youtube.com/watch?v=8kWOIdy67Ok 

 Fonte: Saga Policial (12/2012)

20 respostas para “Conheça o COT da Polícia Federal do Brasil!”

  1. Glauther Cavalcanti disse:

    Valorizo demais esses guerreiros, pois tenho meu sangue operando nesse Comando. Sei que são os melhores do mundo, e não estou exagerando. Cursar o COT é para poucos. Para aqueles que o Grande Arquiteto Do Universo destinou a glória.
    Parabéns “Cotianos”. Vocês são o orgulho da Nação e porque não dizer do mundo livre.

  2. fredson ribeiro da silva disse:

    para mim o cot é uma das tropas mas bem preparadas do mundo e uma das mais operacionais. parabens cot.
    respeitosamente. fredson ribeiro da silva.
    sitio novo-maranhão

  3. Júlia Gomes Lima disse:

    Mulheres podem ingressar então?

  4. Paulo cassio disse:

    Quais são as cidades que tem o cot, além de Brasília?

  5. Samira Silva disse:

    Ótima materia, sem dúvidas são guerreiros. Mas me restou uma dúvida: membros da COT ganham benefícios a mais??

  6. Lemuel disse:

    Como faço pra ingressar no COT passo a passo? Tenho 17 anos e preciso me preparar

  7. Guga disse:

    Meu amigo, bom dia! td bem, guerreiro!? .Quando acaba o tempo de serviço no COT ( são 5 anos, nè ? ) é verdade que o agente pode ir para qualquer lotação do país ?

  8. Inácio Ferreira Façanha Neto disse:

    Qual a idade máxima, para ingressar no COT???

  9. Inácio Ferreira Façanha Neto disse:

    Tenho 44 anos e AGUARDO o novo concurso PF agente…..

    Sendo aprovado, posso fazer o curso COT?????

  10. a disse:

    por quanto tempo em média o agente fica no cot?

  11. Pedro Emanuel disse:

    Olá, para fazer o curso do cot só sendo PF mesmo ou abre vaga para policias da PRF ou PLF…?

  12. João disse:

    Qual é o salário de um agente do cor

  13. Marcos disse:

    O cod tem só em Brasília ou em outros estados tambem

  14. Max disse:

    Há limite de idade para ingressar no COT? Se sim, sabe qual é? Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.