E-mail de contato

contato@sagapolicial.com

Redes sociais

Vai sair a primeira turma de bacharéis em segurança pública do Brasil

Em novembro de 2011, a Universidade Federal Fluminense tomou uma iniciativa pioneira com a criação do Curso de Bacharelado em Segurança Pública. Trata-se do primeiro a ser oferecido por uma universidade federal destinado ao público em geral. A primeira turma se formará no fim deste ano. Em vez de aprender a atirar, alunos estudam cidadania e administração de conflitos. Curso recebe 60 por semestre.

01/04/2015 – Saga Policial /

RIO — Em março de 2012, quando as estudantes Danielle Oliveira e Dylla Neves, ambas com 22 anos, contaram a parentes e amigos que estavam matriculadas no recém-criado curso de bacharelado em segurança pública da UFF, em Niterói, elas enfrentaram preconceito e responderam perguntas inusitadas. Uma reação, analisam hoje, natural para uma iniciativa inédita entre as universidades públicas brasileiras: preparar especialistas na área sem que precisassem passar por academias de polícia. No próximo semestre, o curso formará sua primeira turma.

Dylla e Danielle, que se conheceram no curso, estão entre os formandos. As duas nunca pegaram em uma arma e garantem: atirar é um recurso que deve ser adotado por poucos.

— É engraçado. Muita gente fica surpresa e não compreende o que estudamos. Já nos perguntaram até se, na grade de disciplinas, há aulas de tiro — conta Dylla.

Danielle diz que se acostumou a ouvir questionamentos sobre a carreira que escolheu:

— Fui alvo de discriminação por conta da falta de informação. Pensaram, por exemplo, que o curso levaria a polícia para dentro do campus, que a UFF iria formar PMs ou pessoas para trabalhar como seguranças particulares.

FOCO NA ESTRATÉGIA

O coordenador do curso, o antropólogo e professor Lenin Pires, explica que o objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver pesquisas e aplicar conceitos estratégicos na área de segurança pública. Segundo ele, os alunos aprendem a valorizar a cidadania e métodos de administração de conflitos.

— O novo profissional pode trabalhar nas secretarias nacional, estaduais e municipais de Segurança, de Defesa Social, de Defesa da Cidadania e de Ordem Pública, entre outras que se dedicam ao tema do ordenamento do espaço público e dos processos de administração institucional de conflitos. No setor privado, também há uma demanda crescente por esses especialistas — diz Pires.

O professor também destaca que, no estado, 74% dos 92 municípios têm secretarias que administram forças de segurança.

— No curso, ninguém aprende a dar tiro. Pelo contrário. O eixo fundamental propõe uma formação do aluno, com disciplinas no âmbito das ciências sociais — afirma Pires.

Os alunos têm aulas de antropologia do conflito e antropologia do direito. Na área de sociologia, há cursos de conflito e violência. Além disso, os universitários recebem ensinamentos jurídicos. Existem ainda cadeiras focadas no estado, na sociedade e na Constituição.

— É estimulado, como forma de avaliação dos alunos, o exercício de confrontar os conteúdos abordados a uma reflexão sobre as práticas e fenômenos sociais na área de segurança pública — explica Lenin.

Desde que começou, o curso recebe 60 alunos por semestre. Na semana passada, o guarda municipal Jorge Luiz da Silva Sotero matriculava sua filha Bruna, de 18.

— Estou muito feliz, já que, na minha opinião, a área de segurança pública tem tudo para ser mais valorizada. Hoje, é muito desorganizada e sujeita a interesses políticos. Fiquei seguro quando soube que o curso formará profissionais que atuarão do lado de fora, não na linha de frente dos conflitos — conta Sotero.

Fonte: OGLOBO , UFF

Uma resposta para “Vai sair a primeira turma de bacharéis em segurança pública do Brasil”

  1. fabio bezerra disse:

    Parabéns aos concludentes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
69
70
71
72
317
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

Parceiros

Gostaria de anunciar no nosso site, fazer uma parceria ou apoio? Saiba mais informações entrando em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Entre em contato

O Saga Policial

O Saga Policial nasceu em maio de 2008 e se orgulha de ajudar milhares de candidatos nos concursos públicos da área policial por todo o Brasil, além de contribuir na luta diária por uma segurança pública melhor para todos nós.